This free survey is powered by
0%
Exit Survey
 
 
As doenças transmissíveis prevalentes na população brasileira também são objeto de intervenção dos programas de saúde. Julgue os itens seguintes acerca das ações de saúde em casos de dengue, cólera, meningite e hepatite. A transmissão da hepatite B ocorre por meio de água e alimentos contaminados.
 
Certo
 
Errado
 
 
 
Tendo em vista que as normas de vigilância epidemiológica preconizam ações para controle e acompanhamento das hepatites virais, julgue os itens que se seguem. Entre as hepatites virais, apenas a hepatite A na forma aguda e a hepatite B são de notificação compulsória, devendo-se inclusive notificar os casos suspeitos por meio da ficha de notificação e investigação padronizada do Sistema Nacional de Agravos Notificáveis.
 
Certo
 
Errado
 
 
 
Tendo em vista que as normas de vigilância epidemiológica preconizam ações para controle e acompanhamento das hepatites virais, julgue os itens que se seguem. Um doador de sangue que apresente pelo menos um marcador reagente para hepatites A, B, C, D ou E será considerado um caso suspeito, mesmo que não apresente sintomas.
 
Certo
 
Errado
 
 
 
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes e importantes particularidades. Sobre as Hepatites, assinale a alternativa INCORRETA.
 
A principal via de contágio do vírus da hepatite A (HBA) é a fecal-oral; por contato inter-humano ou através de água e alimentos contaminados.
 
Na hepatite A, a doença é autolimitada e de caráter benigno.
 
A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por via parenteral, e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada doença sexualmente transmissível. A transmissão vertical (materno-infantil) também é causa freqüente de disseminação do vírus.
 
O vírus da hepatite C é o principal agente etiológico da hepatite crônica. Sua transmissão ocorre principalmente por via oral-fecal. Em percentual significativo de casos, não é possível identificar a via de infecção. A transmissão sexual é pouco frequente.
 
O vírus da hepatite E (HEV) é de transmissão fecaloral. Essa via de transmissão favorece a disseminação da infecção nos países em desenvolvimento onde a contaminação dos reservatórios de água perpetua a doença.
 
 
 
Would you like to setup polls on your website?
 
Yes
 
No
 
 
 
Would you like to setup polls on your website?
 
Yes
 
No