Escalas de medição que todo pesquisador deveria conhecer

Uma das características padrão oferecidas pelo software de pesquisa online da QuestionPro é uma grande variedade de escalas de medição que podem ser usadas ​​para mensurar a resposta do cliente.

À primeira vista, todas os tipo de escalas podem parecer semelhantes e facilmente substituíveis umas pelas outras. No entanto, quando você começa a estudá-las em profundidade, percebe a diversidade de suas naturezas e diferenças em seus usos e suas descobertas.

Há mais de 20 diferentes tipos de escalas que são utilizadas por pesquisadores em pesquisas online . Elas podem ser classificados em duas classes: escalas comparativas e escalas não comparativas.

Há uma série de fatores que você deve considerar quando estiver decidindo sobre qual escalas utilizar em um questionário e aquelas que pretende usar durante a análise de dados. Alguns dos fatores são:

  • O tipo de dado que é exigido do entrevistado – ratio, intervalo, ordinal ou nominal.
  • Como as informações serão usadas, uma vez que é adquirida.
  • Número de divisões na escala – pares ou ímpares.
  • Tipos de métodos de análise estatística para ser usada após os dados serem  adquiridos .
  • A forma física da escala – vertical, linear, horizontal, etc.
  • Detalhes a serem fornecidos na escala como rótulos.
  • Se é obrigatória ou não a resposta a uma pergunta.

Sabendo que técnicas de dimensionamento não comparativos são mais fáceis e mais simples de entender, vamos apresentar-lhe as quatro escalas mais importantes.

Você ficará encantado ao ver como é fácil de entendê-las e utilizá-las. Aqueles que já o sabem, encorajamos a comentar esse post. Deixe-nos saber algumas dicas que podem ajudar ainda mais os nossos leitores no uso dessas escalas.

Gráfico de Escala de Avaliação Contínua

‘’Quão satisfeito você está com os seguintes:

Muito insatisfeito ———————- muito satisfeito

Website

Serviço ao consumidor

No geral

Escala de Avaliação Contínua

A escala de classificação de gráficos, também conhecida como uma escala de avaliação contínua, normalmente parece com a figura desenhada acima. As extremidades da escala são, geralmente, marcadas com valores opostos. Os respondentes dos questionários são obrigados a fazer uma marca em qualquer ponto da escala que eles acham adequado. Às vezes, colocam-se números (para servir de guia de mais ou menos) ao longo das marcações da linha também. Em outros momentos, não há marcas nas linhas de escala.

Gráfico de Escala de satisfação

‘’Quão satisfeito você está com o nosso serviço?

– Muito Insatisfeito

– Insatisfeito

– Nem bom, nem ruim

– Satisfeito

-Muito Satisfeito

Gráfico de Escala de Satisfação

Uma escala de satisfação tipicamente contém um número ímpar de opções, geralmente de 5 a 7. Uma extremidade é marcada como a extremidade mais negativa enquanto a outra é marcada como uma mais positiva com a etiqueta de ”neutro” no meio da escala.

As frases “extremamente negativos’’ ou  ‘’na maior parte negativos’’, também poderia ser substituída por  ”discordo fortemente’’ ou ‘’discordo em partes”.

Escala de diferencial semântico (Diferença máxima)

O quão satisfeito você está com os seguintes:

Facilidade em usar – menos / mais

Velocidade – menos / mais

Design – menos / mais

Tamanho – menos / mais

Durabilidade – menos / mais

Uma escala semântica é uma combinação de mais de uma escala contínua. Ela geralmente contém um número ímpar de perguntas e com rótulos em extremidades opostas. Escalas de ‘’diferença máxima’’ são frequentemente utilizados em análise de trade-off analisadas em conjunto.

Análises de Máxima Diferença podem ser usadas em pesquisas de novos produtos ou até mesmo em pesquisas de segmentação de mercado para obter informações precisas sobre as características mais importantes de um produto.

Esse tipo de pesquisa traz mais dados precisos entre os pontos fortes e pontos fracos do que em metodologias diferentes e com informações derivadas. Como outras análises de trade- off, esta análise traz informações para cada uma das características de produtos mais importantes, que podem ser utilizados para obter melhores versões usando a segmentação do mercado de colocar entrevistados em grupos com estruturas de preferências semelhantes ou dar prioridade aos objetivos estratégicos de produtos.

Você pode fazer seus entrevistados responderem questionários com respostas fechadas/dirigidas e separar a importância relativa aos casos em que as avaliações médias do tipo ‘’escala de satisfação’’ tenham resultados e classificações muito semelhantes.

Gráfico de Matriz Lado-a-Lado

Importância- Não importante / Muito importante

Satisfação – Não satisfeito / muito satisfeito

Gráfico de Matriz de Matriz Lado-a-Lado

Outra escala muito usada em questionários é a Matriz Lado-a-lado. Uma poderosa e comum aplicação dessa matriz é o tipo de questão importância versus satisfação. Primeiro, pergunte ao entrevistado o quão importante é o atributo em questão, e, depois, pergunte o quão satisfeito ele está com a performance neste quesito.

As funções lógicas e alçada da QuestionPro também permitem que você possa percorrer estas perguntas várias vezes cruzando com outras alternativas que o entrevistado possa ter respondido. Isso produz dados de referência que permitirá que você compare o seu desempenho em relação a outras alternativas concorrentes.

Gráfico: Um crescimento na capacidade de resposta pode gerar uma vantagem competitiva

– Protótipo evoluindo/ Respeitoso/ Inputs técnicos/ Justo/ Resoluções satisfatórias/ Responsivo/ Entrega o que promete / Especulando

Aqui está um exemplo de dados de uma pergunta tipo  ‘’importância versus satisfação’’.  A classificação de importância é exemplificada pela linha, enquanto que as avaliações de desempenho são as barras. Com este tipo de dado você pode realmente ver onde sua empresa precisa aumentar seus esforços para atingir mais de perto as necessidades do cliente.

Embora existam muitas ferramentas de pesquisa online e software de pesquisa online para escolher, você vai descobrir que nem todos eles têm estes diferentes tipos de escalas disponíveis para uso.

Enquanto você estiver projetando sua pesquisa, certifique-se de oferecer uma variedade de escalas. Usando diferentes escalas em seu estudo, você irá engajar o entrevistado na pesquisa e, assim, diminuir sua chance de escolher respostas extremas como “discordo totalmente” ou “concordo totalmente” no questionário.  

Outra vantagem de usar diferentes tipos de escalas em sua pesquisa é que cada escala fornece-lhe uma perspectiva única sobre os dados que você está analisando.

Antes de projetar sua pesquisa, consulte-nos a fim de avaliar nossos diferentes tipos de escalas e de perguntas dentro da ferramenta de pesquisa online da QuestionPro e escolha aquela que melhor irá ajudar o desenvolvimento do seu negócio.

Sobre a autora:

Ivana Taylor

Editora do DIYMarketers.com, classificado e citado entre a maioria das pessoas influentes na Internet, como especialista em Pesquisa de Mercado.

Esse texto também pode te interessar: Como você está medindo a eficácia de suas ações de marketing?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.