Análise SWOT: saiba como trazer benefícios a sua empresa

A análise SWOT é definida como um acrônimo para as palavras “força, oportunidades, fraqueza e ameaças”, em Inglês é chamado análise Swot (Strengths, Weakneses, Oportunities, Threatens). Se trata de uma técnica de análise de pesquisa de mercado eficaz. Em geral, a análise SWOT é usada para avaliar o desempenho de uma organização no mercado e é usada para desenvolver estratégias comerciais eficazes.

Atualmente, esse quadro de análise é uma fonte confiável na qual as organizações confiam para avaliar e compreender o escopo de oportunidades e ameaças, analisando seus pontos fortes e fracos.

Pontos fortes e fracos são principalmente úteis para a análise interna de uma organização. Para melhorar esses fatores, é necessário fazer um trabalho constante na organização. No entanto, as oportunidades e ameaças são externas (em termos de concorrência, preços, parceiros, etc.) a uma organização e não têm controle sobre as mudanças que podem ocorrer devido a fatores externos.

Quando é usada uma análise SWOT?

Este tipo de análise também é usada:

  • Quando você precisa identificar os pontos fracos e seus obstáculos e criar estratégias para superá-los. Por exemplo, se os resultados de vendas da sua empresa forem baixos, você pode tentar eliminá-los por meio de treinamento periódico para seus funcionários dedicados a vendas ou fornecendo as ferramentas certas para seus funcionários desenvolverem suas habilidades ou implementando um serviço eficiente ao cliente, etc. 
  • Quando a força de uma organização é a qualidade do produto e há possibilidades de que o produto esteja em perigo.
  • Um concorrente que perde seus clientes e declara falência pode ser uma grande oportunidade de negócios para uma organização que pretende expandir suas operações. Realizar uma investigação proativa sobre como operar, sobre segmentação demográfica, e como aproveitar os pontos fortes identificados; para garantir que as expectativas do mercado sejam atendidas pode ser muito útil para as empresas que desejam expandir suas operações.
  • Levando em conta os pontos fortes e fracos da organização, você pode identificar os fatores que podem causar danos à reputação de uma organização. Por exemplo, se a previsão do mercado sugere uma desaceleração na economia, uma organização pode estar preparada para isso reduzindo despesas indesejadas, designando estrelas existentes para conversões de vendas, etc.

As organizações realizam uma extensa análise SWOT para fazer melhorias internas (avaliações de pontos fortes e fracos) e externas (avaliação de oportunidades e avaliação de ameaças). Já que levar isso em conta pode melhorar o desempenho como empresa.

As empresas existentes devem executar esse método de análise estratégica pelo menos uma ou duas vezes por ano. Com a finalidade de garantir que analisem proativamente seu mercado e façam melhorias em vários aspectos da organização.

Leia também: Tipos de dados que podem ser obtidos a partir de sua pesquisa de mercado

Exemplo de análise SWOT em estudos de mercado

O exemplo de análise SWOT a seguir, que mostrarei a você, é basicamente um passeio sobre como realizar essa análise usando os quatro modelos: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Pontos fortes

  • O que a organização faz bem?
  • Quais são os principais diferenciais que oferecem?
  • Quais são os principais recursos que possuem?

Pontos fortes representam os fatores positivos de uma organização que podem ser controlados. Estes podem ser analisados ​​dividindo a organização por elementos, como vendas, finanças, marketing, pesquisa, desenvolvimento e outros elementos estruturais.

Os pontos fortes envolvem a contribuição positiva das partes interessadas em termos de experiência, conhecimento, formação acadêmica, habilidades que contribuem para o desempenho de uma organização, etc.

Esse fator de análise também inclui aspectos tangíveis, como o canal de distribuição, clientes existentes, finanças geradas, acessórios, etc.

Esses são fatores agregam valor à operação de uma organização por meio de análise interna e, por sua vez, criam uma vantagem competitiva chamada forças.

Leia também: Vantagens da pesquisa de dados móveis

Fraquezas

  • Onde você acha que há espaço para melhorias?

As fraquezas são os elementos do negócio que ainda necessitam de muitas melhorias e que estão afetando a organização de mais de uma maneira.

Nas organizações existem certas áreas de negócio que podem não funcionar de acordo com as expectativas dos clientes, e isso pode ser o que causa fricções e faz com que a organização não atinja os objetivos desejados.

Segmentos como experiência no campo, falta de apoio financeiro, falta de ferramentas tecnológicas apropriadas para treinamento, localização inadequada da organização, etc; podem se enquadrar na categoria de “fraqueza”. Estes geralmente estão sob o controle da organização e podem estar criando perdas significativas.

As fraquezas são atributos negativos que contribuem para a desvantagem competitiva de uma organização. Um entendimento preciso das características negativas é algo que ajuda uma organização a melhorar, competir e criar melhorias nos negócios.

Análise de comportamento do usuário na web: saiba como realizar

Oportunidades

  • Quais são as oportunidades no mercado?
  • Quais são as oportunidades para uma organização prosperar?

Oportunidades avaliam os elementos atraentes de um mercado que podem contribuir para as organizações obterem mais lucros. Estes são externos ao ambiente de uma organização.

Por exemplo, novos lucros sempre surgem depois de executar boas estratégias de marketing. Assim, geralmente as oportunidades resultam em crescimento de receita / mercado, mudanças na percepção do mercado, soluções para dificuldades, etc. Como mencionamos, associar uma oportunidade as suas estratégias de marketing é algo que você pode fazer para obter mais lucros e melhores resultados.

Ameaças

  • Quais aspectos do mercado são uma ameaça para a empresa?

As ameaças indicam os fatores que podem causar danos às estratégias de marketing existentes e também podem levar a perdas comerciais.

Uma organização pode se beneficiar ao induzir a ideia de riscos em seus planos de marketing. As ameaças são aqueles fatores que criam perdas comerciais. Como por exemplo, os concorrentes, mudanças nas políticas do governo, má cobertura da imprensa sobre produtos / serviços / eventos, uma mudança no comportamento do cliente, mudanças na dinâmica do mercado; que podem fazer com que certos produtos passem despercebidos, etc.

Como fazer uma análise SWOT para um plano de negócios?

Existem dois tipos de fatores em um negócio: fatores internos e fatores externos. Os externos são aqueles que estão fora da organização e os que existem dentro são, naturalmente, os internos.

Veja também: Tipos de dados que podem ser obtidos a partir de sua pesquisa de mercado

Implemente as etapas a seguir para desenvolver uma análise SWOT no seu plano de negócios.

Tenha um objetivo claro do que é a análise SWOT

A equipe de marketing pode analisar quais problemas precisam de atenção imediata e podem tê-los como objetivo principal. Levando em consideração quais são os objetivos da análise SWOT, você, sem dúvida, a alcançará de maneira organizada e eficaz. Por exemplo, se uma organização tenta saber se deve ou não lançar um novo produto, isso se tornaria o objetivo principal da análise SWOT.

Realize pesquisas para entender o mercado-alvo e o setor

Para uma implementação bem-sucedida da análise SWOT, você deve ter um conhecimento profundo do que o mercado tem a oferecer. O conhecimento obtido da pesquisa em tecnologia, atendimento ao cliente, concorrentes, etc; pode ser usado para executar uma análise SWOT abrangente.

Identifique os pontos fortes da empresa

Uma organização deve entender quais são seus pontos fortes e quais características da sua operação são melhores que as outras do mercado. As respostas a essas perguntas devem estar presentes para a organização. A força de trabalho, a localização da organização, a qualidade do produto, o preço do produto, etc., são alguns exemplos dos pontos fortes.

Identifique os pontos fracos da sua empresa

Existem certos elementos de qualquer organização que precisam ser melhorados. Os profissionais de marketing devem criar uma lista dos elementos que acreditam estar prejudicando a reputação da organização no mercado. Reconhecer essas fraquezas e trabalhar para eliminá-las deve ser a intenção da análise. Esta lista pode incluir aspectos como perda de clientes, falta de participação no mercado, falta de pessoal adequado, etc.

Oportunidades em potencial

Avalie os fatores externos que podem ser positivos para o crescimento do seu negócio. Essas oportunidades podem ser internas e existem possibilidades de que esses mesmos fatores também possam ser uma ameaça para os negócios. Reconheça bem esses fatores internos e externos e liste as oportunidades (essas não devem ser uma ameaça ao seu negócio). Por exemplo, oportunidades podem ser, por exemplo, o lançamento de uma nova função, falta de um produto no mercado, etc.

Identifique as ameaças que sua organização enfrenta

Registre os fatores que não fazem parte do ecossistema da organização, mas são ameaças ao crescimento dos negócios. Mercados instáveis, aumento da concorrência no mercado, etc; são algumas das ameaças que uma organização pode enfrentar.

Atribua importância aos fatores de análise SWOT

Após completar as etapas de 3 a 6, quatro listas diferentes serão formadas. A maneira ideal é criar uma tabela de 2 colunas e 2 linhas. Esta tabela ajudará você a criar uma imagem completa da análise SWOT.

Uma vez que as listas são colocadas nessa tabela, ou a quantidade de correspondência de cada uma, duas tabelas devem ser implementadas imediatamente.

Saiba também: O que é pesquisa exploratória?

Faça essas perguntas para uma terceira prioridade:

  • A organização pode implementar seus pontos fortes para se beneficiar das oportunidades existentes?
  • A organização pode implementar seus pontos fortes para controlar as ameaças identificadas?
  • Quais são os passos a seguir para garantir que os pontos fracos da organização não impeçam o aproveitamento das oportunidades?
  • O que pode ser feito para reduzir as fraquezas e controlar as ameaças?

Crie uma estratégia para resolver os problemas que foram identificados: Depois de criar a tabela de sua análise SWOT e responder as perguntas mencionadas acima, a equipe de marketing pode trabalhar na criação de estratégias para atingir os objetivos que a organização possui.

Perguntas para uma análise SWOT

Objetivo: lançar uma nova versão de um celular.

Pontos fortes:

Quais são seus ativos mais fortes?
Por que seus produtos ou serviços são melhores que os da concorrência?
Qual é o seu único ponto de venda?
Quão eficiente é sua força de trabalho?
O que seus clientes atuais têm a dizer sobre sua experiência com sua organização?

Pontos Fracos:

Quais partes da sua organização precisam de melhorias?
De que aspectos da sua empresa seus concorrentes podem se beneficiar?
Você não tem experiência no assunto?
Você acha que sua empresa ganhou dinheiro suficiente?
Quão avançados são os seus concorrentes em termos de abordar as tendências do mercado?

Oportunidades:

Quais tendências você acha que podem lhe trazer novas oportunidades?
Essas tendências beneficiarão o mercado?
Qual mercado você ainda precisa atacar?
Seus concorrentes não conseguem atender às demandas dos clientes?
Se sim, você pode atender esses clientes?

Ameaças:

Existem concorrentes no mercado que podem afetar seus negócios?
Quais são os obstáculos que você está enfrentando atualmente?
Seus produtos / serviços cumprem todas as leis existentes?
Você prevê uma mudança nas leis do governo em futuro próximo?
Você acha que seu público-alvo poderia evoluir em termos de preferências de produto?

Também recomendamos: Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.