Sete maneiras de construir a confiança do cliente online

Como construir a confiança do cliente online? É mais fácil quando você pode se conectar com eles pessoalmente – uma vez que dá para perceber suas expressões, enquanto vocês interagem e, assim, entender mais facilmente suas necessidades e ponto de vista.

Mesmo em ligações telefônicas, o tom de voz do cliente pode ajudar a determinar o que estão sentindo. Mas, e quanto a construir a confiança do cliente em negócios online? 

Contruindo a confiança do cliente

Construir a confiança do cliente online é diferente, e não necessariamente mais difícil, mas temos que levar algumas coisas em consideração quando formos construir a confiança do cliente online.

Existem empresas que dominaram a arte de construir a confiança do cliente online. E elas têm, tanto a reputação quanto os louvores para provar isso. Algumas dessas empresas, como a Apple e a Sephora, estão classificadas no topo. Tanto pelo serviço tradicional de atendimento ao cliente quanto ao serviço online.

Leia também: Como descobrir os hábitos de consumo dos seus clientes

Enquanto outras, como a Zappos e a Amazon, tiveram suas origens online e construíram a confiança do cliente através de práticas inteligentes para chegar ao topo; aqui estão algumas maneiras básicas para construir a confiança online do cliente:

Mantenha as coisas simples.

Coloque-se no lugar do cliente e siga os passos de navegar o seu site e fazer um pedido. O site é fácil de entender e simples de navegar?

Seja acessível para fortalecer a confiança do cliente

As pessoas fazem negócios com pessoas. Ofereça vários canais através dos quais o cliente possa entrar em contato com você para ter ajuda ou obter respostas – uma central de atendimento, e-mail, mensagem de texto, Facebook, Twitter, etc.

Publique as informações de contato com destaque.

Coloque isso em cada página do seu site. Faça com que seja fácil para o cliente ligar, enviar e-mail ou se conectar com você imediatamente.

Leia também: 6 dicas para atrair novos clientes

Mantenha o tempo mínimo de espera das ligações  

Clientes que esperam muito ficam frustrados e têm a impressão de que a empresa não se importa o suficiente colocando mais gente para atendê-lo. Talvez seja o caso de você investir numa tecnologia que permite o cliente saber quanto tempo terá que ficar na espera; e dar a opção de um retorno automático.

Responda rapidamente nos canais sociais para garantir a confiança do cliente

Quando um cliente entra em contato com você através das mídias sociais, você deverá responder dentro de minutos – e não em horas ou dias. Monitore continuamente os seus canais de mídias sociais.

Compartilhe os relatos de clientes satisfeitos

Essa comprovação social de outras pessoas ajudará a construir confiança e aumentar potenciais clientes a fazer negócios com você.

Peça aos seus clientes que publiquem resenhas online

Incentive resenhas não só daqueles que tiveram uma excelente experiência de compra, mas também clientes que possam ter tido um problema e ficaram satisfeitos com a forma como você lidou com isso.

Saiba mais sobre confiança do cliente:

Você conhece as necessidades de consumo dos seus clientes? Eles também não!

Como definir a fidelidade do cliente em uma empresa?

Escala proporcional e escala de intervalo – conheça as diferenças

Como cuidar dos clientes novos? Alcance sua fidelidade!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram