Conselhos para universitários: Elabore melhores projeto de pesquisa

Um dos principais desafios de um estudante na universidade é o projeto de pesquisa. Talvez porque o sistema educacional às vezes deixa de lado a importância da pesquisa para a formação dos estudantes do ensino médio. Ou porque, sejamos honestos, durante esta etapa da vida, você tinha “outras prioridades”.  

Qualquer que seja o motivo, deixamos aqui estes conselhos que certamente irão te ajudar a melhorar a qualidade dos seus projetos.  

Como elaborar melhores projeto de pesquisa?

Comece, mas não acabe na Wikipédia:

Com certeza, alguma vez algum professor te proibiu de usar o portal Wikipédia como fonte de informação, e em parte ele tinha razão. Mas, isso não é motivo para negar que esta fonte continua sendo um dos melhores pontos de partida para começar a tua pesquisa., Uma vez que lá você pode ter uma visão rápida do tema que escolheu para pesquisar; e depois de um pouco de averiguação mais profunda é certeza que você terá uma ideia mais clara de onde quer chegar com o teu trabalho. E até ter uma ou duas fontes confiáveis que serão de grande ajuda.

Procure nos livros:

Uma das fontes mais confiáveis neste tipo de trabalho ainda são os livros. E agora que você esclareceu o panorama com as tuas fontes digitais, não hesite em mergulhar no mundo dos livros. Nós te asseguramos que quando você encontrar um bom livro que aborda o tema sobre qual você está trabalhando, será como ter encontrado ouro puro! O livro poderá te dar uma visão mais completa da sua pesquisa e, mesmo no final, você encontrará sempre mais referências que alimentarão ainda mais o seu trabalho; dando a ele credibilidade e conteúdo inigualáveis.

Tenha sempre uma pergunta em mente: 

Conforme você vai adentrando o fascinante mundo da informaçã, existe uma grande possibilidade de você se perder entre tantos dados. Tenha bem claro e presente a pergunta que quer responder com o teu trabalho e isso te ajudará a não se desviar. Acabe com uma pesquisa vaga e pouco concisa, lembre-se: quem tudo quer, tudo perde.

Uma coisa de cada vez no seu projeto de pesquisa:

Qualquer que seja o tema que você escolha, por mais delimitado que seja, terá muitos elementos que o compõem. Então não queira abordá-los todos, pois isto simplesmente te impedirá de realizar uma pesquisa completa. Divida o seu tema em partes a serem abordadas no seu projeto de pesquisa; tomando cuidado para que cada uma dessas partes se some ao conteúdo final; uma vez que você tenha elaborado um esquema. Comece a cobrir uma parte de cada vez e, assim, garantimos que você fará um trabalho completo e eficiente.  

Conheça seus recursos: 

A sua pesquisa será tão grande quanto os recursos com os quais você conta, uma vez que estes limitarão teu trabalho. Comece escolhendo as ferramentas certa. Hoje em dia a tecnologia nos brinda com diversas opções para otimizar nossos recursos, como por exemplo: as pesquisas online. Existem softwares que te ajudarão a criar pesquisas num espaço de tempo mais curto. Graças à utilização de canais de distribuição digital, também farão com que você economize uma grande quantidade de trabalho na hora de entregar relatórios completos com os resultados obtidos das suas pesquisas.

Peça ajuda para o seu projeto de pesquisa: 

Os seus recursos humanos são tão importantes quanto os seus recursos técnicos. A primeira de todas sem dúvida será seu professor, que espera que se algum aluno o procure pedindo ajuda.  Ele pode te dar um retorno e guiá-lo para que você realize a sua pesquisa da melhor forma. Da mesma maneira, os bibliotecários estão sempre dispostos a te indicar os melhores livros. Para que você possa alcançar os teus objetivos, não tenha medo de pedir ajuda externa, pois certamente você a encontrará.  

Tenha certeza de que se você levar em conta estas dicas, vai conseguir fazer uma grande pesquisa e cumprir com todas as exigências da escola para obter notas excelentes.

Talvez isto também te interesse: 

5 razões para usar um software de pesquisa na sua universidade

Etapas de um inquérito: quais devo seguir? Descubra agora!

Questionário para medir a satisfação dos estudantes universitários

Confira algumas perguntas para uma pesquisa hipotecária

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram