Empreendimento online: pesquisa como instrumento básico

O empreendimento online é algo que têm crescido atualmente, e o uso das redes sociais e de novas plataformas tecnológicas permitem novas atividades. Para aqueles que optam pelo empreendimento online por meio de iniciativas empresariais baseadas na internet 2.0, vêm ganhando espaço, aceitação e reconhecimento. E, assim, se posicionam alguns dos negócios de marketing, consultorias e de vendas baseadas nas redes sociais.

Transformadas em um canal de comercialização, que reduz os custos operacionais, as redes sociais também permitem maior impacto para um negócio e propiciam feedback entre vendedor e cliente. 

Os empreendimentos online trouxeram novos desafios, como por exemplo, medir o impacto dos produtos comercializados pelos canais digitais. Nesse sentido, as pesquisas têm se convertido em uma ferramenta eficaz; para resolver as preocupações dos empresários a respeito do marketing digital.     

Tipos de pesquisas para obter êxito no empreendimento online

Durante o processo de desenvolvimento do projeto deve-se realizar três tipos de pesquisas em um intervalo de tempo similar (entre 2 a 4 meses); já que é fundamental monitorar os progressos e as modificações apresentados.

Pesquisa de identificação dos interesses, aptidões e opiniões no empreendimento online

Uma primeira pesquisa de identificação de interesses, aptidões e opiniões de potenciais clientes, pode convertir-se no ponto de partida de um negócio. Uma vez que, desta forma, serão detectadas uma ou várias necessidades fundamentais do público. Essas informações podem ser temas positivos ou questões ligadas a insatisfação dos clientes.

Com os dados levantados nessa pesquisa de satisfação, é possível criar elementos e atuações para resolver as questões pontuadas no questionário.

O objetivo dessa amostra é conhecer o público que vai fazer parte do nosso empreendedor digital. Na primeira pesquisa deve-se levar em conta alguns aspectos:

  • Segmentos populacionais
  • A localização geográfica
  • Atividades ou por setor econômico
  • Caracterização do ambiente.   

Pesquisa de impacto e estabelecimento

Durante o processo de implementação do negócio no mercado, após transcorrer um cauteloso período de tempo; deve-se cogitar a realização de uma segunda pesquisa para medir o impacto. Assim como também a aceitação obtida pelos produtos ou serviços por parte do público alvo.

Nesta ocasião, as variáveis devem estar orientadas no sentido de identificar os índices de aceitação do produto. As sugestões dos consumidores e usuários para a melhoria do produto pode ser por meio de feedback, convertendo a relação com o público em uma via de mão dupla; que posicione e mantenha o empreendedor no mercado por um longo tempo.

Durante o processo, é recomendável realizar várias pesquisas de impacto para construir um segmento apropriado para a aceitação do projeto. Também para assegurar a aplicação de correções precisas e um tempo adequado para as falhas e erros que se apresentem no caminho.

Como empreendedores é necessáriuma preparação para as crises. Como por exemplo, no caso de ocorrer alguma modificação naquilo que o público deseja ou necessita durante o período de desenvolvimento do negócio; em razão de fatores externos ou eventuais alheios a nossa vontade. E, que não sejam considerados como crise econômica ou catástrofes naturais.

Pesquisa de resultados ou satisfação para empreendimento online

Quando o projeto está em sua fase final deve-se realizar uma pesquisa de satisfação, com o objetivo de conhecer os conceitos, percepções e sugestões de melhoria feitas pelo público alvo ou pelos clientes a quem o negócio estava dirigido. E, dessa maneira, obter conclusões a respeito.

Podemos concluir que as pesquisas são investigações de mercado que visam desvendar as necessidades da sociedade através de aferições e dados estatísticos. Em relação ao tema, o expert em marketing e serviços financeiros neozelandês Peter Chisnall enuncia a seguinte definição: “A investigação de mercados não é um fim, e sim um meio para alcançar um fim: melhorar a tomada de decisão”.

Sobre o autor:

Andrés Felipe Fuentes Velásquez, Diretor do Radar Informativo de Felipe Fuentes.

É comunicador social, redator e community manager com experiência na atualização de informação em páginas da web e redes sociais. Criador, Diretor e Jornalista da mídia digital chamada “El Radar Informativo de Felipe Fuentes”.

Leia também:

5 medos de empreendedorismo e como superá-los

Inquérito de viabilidade de mercado: conheça seus elementos

Conheça a importância da experiência do usuário

Como atrair novos clientes ao seu negócio

Pesquisa de viabilidade de mercado

Dados de contato:

  1. Email: radarinformativocol@gmail.com
  2. Telefone: +57 3158680900
  3. LinkedIn: Andrés Felipe Fuentes Velásquez

Twitter: @elradarinfoff

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.