Enquete ou Pesquisa? Quais as diferenças?

Enquete é uma ferramenta para o levantamento de informação de forma rápida, com ela é possível gerar dados que podem auxiliar na tomada de uma decisão, assim como nas pesquisa; só que com a pesquisa pode-se ter um questionário mais longo e utilizar recursos para extrair ainda mais dados.

Enquete, a diferença rápida e fácil de identificar:

Com uma enquete você aplica e já consegue o resultado de imediato, ela é direta no seu objetivo, ou seja, cria-se um questionário onde as opções de respostas já trazem um proposta de solução do caso a ser analizado. Aprenda também: Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado

Qual é a sua urgência que você precisa dos resultados da sua enquete?

Se você tem um tempo maior para ter os resultado, a melhor opção é optar pela aplicação de uma pesquisa; com ela você poderá elaborar melhor seu questionário, utilizar recurso como:

E levantar dados:

Use uma pesquisa on-line para aplicar uma enquete, são ideais quando você tem uma única pergunta e tem uma opções simples para respostas. Por exemplo:

  • Nos feriados você ultrapassa a velocidade de 12o km/h?
    • Sim,
    • não,
    • não sei,

Mas se você tem mais tempo e pode aplicar uma pesquisa, o exemplo seria bem diferente. Leia também: Como conduzir uma pesquisa quantitativa de mercado

Quantas perguntas você tem à fazer na sua enquete?

Se a resposta for uma? Use uma enquete.

Através de uma enquete você aborda seu público alvo um única fez, e já extrai o conteúdo que você precisa, sem ser necessário aplicar metodologias muito elaborada ou recursos complexos de coleta de dados, siga esse passos:

  1. Faça uma pergunta
  2. Obtenha resposta
  3. Colete os dados

Se tiver que temos muitas respostas? Use uma pesquisa.

As pesquisas são formas mais estruturadas e avançados de perguntas, você utiliza a pesquisa quando tem que tomar alguma decisão ou gerar insights para apoiar em melhorias para o seu negócio.

Você tem uma grande decisão a tomar?Não?

Use uma pesquisa para reunir dados quantitativos ou estatísticos que prediz como as pessoas vão agir; use uma pesquisa para obter insights sobre como as pessoas vêem um tópico.

A questão é finita e de escolha específica?Sim?

Use uma enquete para ter resposta diretas, sobre temos específicos. Com uma enquete a pessoa pesquisada vai direcionar sua resposta entre poucas opções de escolhas, não demanda muito tempo. Saiba mais: Vantagens da pesquisa de mercado quantitativa

O questionário é sério ou divertido?

Se for séria:

Use uma pesquisa, que tem um formato de aplicação mais estruturado e requer mais concentração e dedicação do entrevistado.

Se for divertida:

Use uma sondagem, que traz a possibilidade ser mais divertida e onde os sondados estão mais à vontade em seu ambiente e expõem de maneira mais livre suas opniões e percepções.

Você precisa controlar os entrevistados?Sim?

Se sim, utilizar uma pesquisa. Com questões de múltiplas escolhas e utilizando dados demográficos, às pesquisas permitem que você controle os respondentes.

Se você precisa de um número específico de respondentes de um grupo demográfico específico; então a pesquisa é  a melhor ferramenta à ser utilizada; com ela você pode fazer perguntas de qualificação e só permitir que os entrevistados que se enquadram nos critérios sejam selecionado para responder o questionário.

No entanto, pesquisas geram um volume considerado de informações que precisam ser agrupados e analisado, somente após esse trabalho é possível extrair conclusões e propor alternativas com base nesse conteúdo. Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos

Suas respostas serão geralmente uma medida geral; porem à exceções, por exemplo com o recurso de pesquisa da QuestionPro lhe permite fazer algumas configurações em sua pesquisas, se comparada com as tradicionais; que não tem tais recursos; como:

  • A capacidade de vincular as pesquisas à um conjunto de pessoas
  • Solicitar e fornecer respostas abertas.

Uma das recomendações é a de usar uma enquete quando você tem uma única pergunta e você quer construir o engajamento em torno de um tópico ou gerar uma conversa em torno de um tema.

Use uma pesquisa para coletar dados para que você possa tomar decisões.

Esse texto também pode te interessar:

Como fazer uma pesquisa de mercado de baixo orçamento para iniciar o seu negócio?

Enquetes Semanais vs Pesquisas de Satisfação

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.