10 principais estratégias de marketing das celebridades que podemos aprender

Se você acha que as pessoas ficam famosas por si só não imagina que por atrás de cada artista há uma equipe para que as “coisas aconteçam”, que tal aprender algo das estratégias de marketing das celebridades ?

Há pessoas que realmente merecem ser famosas devido ao seu talento e contribuições para este mundo. Oprah, Kanye West, Steve Jobs são algumas pessoas que merecem a sua notoriedade. Logo atrás, vêm outras celebridades que, por alguma razão, os meios de comunicação adoram seguir como: Kim Kardashian, Speidi, Ashton Kutcher e todos os atores de séries do momento.

A palavra celebridade é usada de maneira muito informal nos dias de hoje porque há muitos “famosos” casuais por aí.

Deixando de lado as revistas de famosos e outros prazeres culposos de lado, vamos dar uma olhada nestas celebridades objetivamente. Que tipo de estratégias de marketing podemos aprender com pessoas como LeBron James e Jennifer López? E como é que pessoas comuns, como nós, podemos implementar essas estratégias de marketing das celebridades em nosso ambiente de trabalho diário?

A seguir você verá as 10 principais estratégias de marketing das celebridades:

Controlar o que é vazado para na imprensa

estratégias de marketing das celebridades
Imagem Mel Gibson

 

Sejamos realistas. Mel Gibson não passou por bons momentos quando a mãe de seu filho obteve o controle dos vídeos que vazaram com suas entrevistas exclusivas com Radaronline.

estratégias de marketing das celebridades
Lebron

LeBron James e sua equipe sabem muito bem como entusiasmar os seus fãs fazendo um grande alvoroço sobre o seu anúncio de passe livre. Estava quase chorando de tédio com a NBA até que surgiu esse boato louco de Lebron. Para onde vai? Chicago, Nova York ou vai permanecer no Cleveland? E continuou vazando mais e mais informações, mas ninguém pôde confirmar nenhuma história. A ESPN pagou a king James por televisionar o seu anúncio! Realmente ele sabe como fazer suas jogadas, não é? David Stern, comissário da NBA, denunciou as ações de LeBron, embora talvez em segredo o comissário também estava feliz com a notícia.

Lição: Se você controla a informação, controla a história. Simples.

Estar em todos os lugares uma estratégias de marketing das celebridades

estratégias de marketing das celebridades
Kim Kardashian

Como você pode perder o fantástico sorriso de Kim Kardashian em cada tapete vermelho?


Nem mesmo sei o por que de tanta fama, mas por alguma razão, ela sempre está fazendo poses em tapetes vermelhos ao redor do mundo. E por sinal, sai muito bem em suas aparições, ela  definitivamente sabe utilizar as estratégias de marketing das celebridades e como se posicionar no meio delas.

Agora, isso não significa que vou sair por ai com calças apertadas e salto alto para que as pessoas saibam sobre os meus esforços de marketing. Vou deixar isso para Kim. Em vez disso, procurarei melhores oportunidades de trabalho para promover e fazer apresentações on-line, blogs, comentar em outros blogs e associar-me com qualquer coisa positiva relacionada com o setor de atuação da minha empresa.

Lição: Ir para onde está acontecendo os fatos seja online ou pessoalmente, o importante é ser notado.

Dedicar tempo e esforço para desenvolver-se nas redes sociais

estratégias de marketing das celebridades
Justin Bieber

Você conhece alguma adolescente que não goste de Justin Bieber? O tal Justin Bieber é o novo Jonathan Taylor Thomas dos nossos tempos. A febre Bieber começou quando esse garoto postou seus vídeos cantando no Youtube e logo Usher e Timberlake queriam gravar um álbum com ele. Seus vídeos do Youtube foram número um e ele ainda consegue tempo para tweetar e atualizar seu blog regularmente, ou pelo menos tem uma equipe para fazer esse trabalho de mantê-lo conectado com o seu público. Esse garoto tem uma estratégias de marketing das celebridades genial.

Lição: Invista mais tempo interagindo com outras pessoas através das redes sociais e veja como crescerá o seu número de seguidores.

Reinvente-se é uma estratégias de marketing das celebridades

estratégias de marketing das celebridades
Jennifer Hudson

Heidi Montag, Madonna, Jennifer Hudson, Lady GaGa – O que todas elas tem comum? Elas reinventam-se! Hudson perdeu uma muito peso e está com a aparência espetacular, Lady Gaga não só nos diverte com sua música, mas também com sua exibição de trajes extravagantes, e Madonna nunca deixou de reinventar sua música, estilo pessoal e na sua trajetória tentou algumas religiões e adotou um bebê de Malawi. Quem sequer falava em Malawi até que ela tenha ido ali?

Infelizmente para Heidi Montag, a que muitos dos tabloides agora chamam Franken-Heidi, nem todas as reinvenções (ou seja, 10 cirurgias plásticas no mesmo dia) tem os resultados esperados.

Lição: Não tenha medo de reinventar-se ou a sua empresa para se manter relevante dentro de seu nicho. Também esteja ciente que a reinvenção pode trazer armadilhas que poderão desestabilizar seu público fiel, por isso escolha a sua estratégia de reinvenção sabiamente.

Converta os comentários feito pela mídia a seu favor é uma estratégias de marketing das celebridades

Nada me incomoda mais do que histórias de celebridades sobre notícias de outras celebridades. Será que me interessaria saber o que Michael Lohan pensa sobre o escândalo de infidelidade de Tiger Woods? Não, mas vi que ele fez comentários de todo tipo. Sim, é triste conhecer o nome do pai de Lindsey Lohan através das más notícias da mídia. Na verdade ninguém quer ver o rosto deste homem na TMZ, Perez, Radar, etc., mas continua aparecendo em todos os lugares numa terrível tentativa de reconciliar-se com a sua filha. Até agora a estratégia não funcionou

Lição: Faça comentários e compartilhe opiniões sobre os comunicados da imprensa que estão relacionados com seus objetivos de marketing. Seja claro sobre as suas intenções e você será reconhecido e respeitado pela imprensa, leitores, blogueiros e afins.

Confessar-se rapidamente quando surge o escândalo é uma estratégias de marketing das celebridades

estratégias de marketing das celebridades
Clintons

Quem não gosta de ler sobre um bom escândalo? Mas se as ondas mudassem o seu curso e você se tornasse o centro do escândalo, o que faria? Apesar de todo o escândalo com Mónica Lewinsky, Bill Clinton ainda é considerado um dos presidentes favoritos dos Estados Unidos. Como conseguiu isso? Simples: Ele televisionou uma declaração cuidadosamente elaborada, sobre o seu erro e pediu perdão aos americanos pelas suas ações e mostrou a todos que Hillary o apoiava 100%.

Lição: Escolha bem as palavras para tratar sobre o escândalo e certifique-se de que seus relacionamentos estratégicos permanecem ao seu lado durante todo o tempo.

 

Desenvolver parcerias com outras marcas que lhe complementem

estratégias de marketing das celebridades
Tiger Woods

Antes do enorme escândalo sobre a sua infidelidade, todos queriam que Tiger Woods promovesse os seus produtos. O dinheiro obtido com os torneios de golfe não era nada comparado aos contratos de patrocínio que tinha. Em seus melhores momentos Woods ganhou mais de US $ 100 milhões por ano em seus contratos com marcas comerciais e estima-se que quase 90% dos seus rendimentos advinham de patrocinadores. A equipe de Tiger escolheu de forma estratégica as marcas que se adaptavam a sua antiga e limpíssima imagem. Gatorade? Nike? Gillette? Sim. Site de apostas pela Internet? Não.

Dizem que Tiger perdeu instantaneamente 30% de suas receitas de contratos com as marcas depois que surgiu o escândalo. 

Lição: Desenvolva relacionamentos e redes com empresas similares e se promova ao máximo. Além disso, reavalie suas parcerias. Pergunte a si mesmo, “Esta parceria continua sendo estrategicamente importante para minha marca e objetivos principais?” essas são uma das estratégias de marketing das celebridades.

 

Aceitar que qualquer meio de comunicação é um bom meio

estratégia marketing celebridade

Se você gosta de programas de televisão tipo reality shows, então viu que Ali escolheu Roberto na série The Bachelorette. Seu show teve a maior audiência de toda a série, isso não foi devido à aparência ou personalidade de Ali, na verdade o que fez tantas pessoas assistirem, foi o fato de ser o mais comentado nas revistas de fofoca e blogs como o RealitySteve.com. A ABC fez tudo o que podia para silenciar o Reality Steve e forçou o canal E! cortar a participação dele no especial “Bachelor/Bachelorette: onde estão agora?”. No final, A ABC deve ter enviado a este blogueiro uma cesta de frutas por todo o seu sucesso.

Lição: Reconhecer publicamente a cobertura midiática dos outros com apreço e esclarecer a verdade, se for necessário.

Ser generoso com a sua comunidade dizendo isso ao mundo!

estratégia marketing celebridade
Angelina Jolie

 

Angelina Jolie é uma Madre Teresa dos tempos modernos. A ONU na verdade fez uma grande escolha ao pedir para Jolie que fosse uma de suas prestigiosas embaixadoras. Ninguém mais fala sobre a etapa de sua vida anterior a Maddox, quando foi casada com Billy Bob Thornton e usava colares de sangue ou costumava se automutilação e era maníaco-depressiva. Não! Em vez disso, ela deu a volta por cima na sua vida e está brilhando novamente dando um pouco de esperança aos menos afortunados. Como resultado de tantas mudanças, ela se tornou uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood.

Lição: Encontre uma instituição que necessite de sua ajuda, e compartilhe com todos os seus fãs e leitores através de comunicados da imprensa e sites informando o por que está envolvido nestes programas. As pessoas preferem gastar seu dinheiro com empresas que estão envolvidas em causas sociais.

Utilize outros talentos

marketing celebridade
Jennifer Lopez

Oi, J.Lo! Jenny vende a sua imagem como a artista mais completa dos espetáculos: cantora, atriz, dançarina, designer de moda, dona de restaurante, coprodutora, e a lista segue adiante… Claro, que sua notoriedade diminuiu um pouco, mas ainda está por aí fazendo dinheiro. “Quantas garotas da série “In Living Color” alguma vez alcançaram o sucesso da J.Lo? Sinto muito, mas a jurada, Cari Ann, de Dançando com as Estrelas nem chega perto. Em uma economia incerta, temos que mostrar a todos que não colocamos todos os ovos em só cesta.

Lição: Seja flexível e ofereça uma ampla gama de talentos ou habilidades inexploradas que o seu empregador poderia utilizar para impulsionar o seu negócio. O mais provável é que seja você a pessoa que obtenha ou mantenha o emprego.

Essas foram algumas dicas que podem servir para a sua empresa melhorar sua imagem e seguir sempre a frente de seus concorrentes, no entanto é importante lembrar que cada ramo de negócio requer uma linguagem para falar com o seu público e sua maneira de posicionar-se deve estar de acordo com o perfil desse público alvo.

Leia também:

Estratégias de marketing e suas ferramentas

A colaboração, uma estratégia de atendimento ao cliente

Qual é a análise SWOT e como isso beneficia sua empresa?

O que é marketing digital e importância para os negócios?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.