Princípios do Manifesto Ágil aplicados a Recursos Humanos

No mundo dos negócios, dizer e fazer são duas coisas completamente diferentes. Se você não sabe nada sobre os princípios do Manifesto Ágil, recomendo que você faça uma pequena pesquisa. Acontece que esses princípios se aplicam quase sem exceção ao mundo da gestão da cultura do trabalho. Saiba também: O que são testes não paramétricos?

A área de Recursos Humanos, o comprometimento dos funcionários, o gerenciamento de talentos, o desenvolvimento organizacional, a experiência dos funcionários e os entusiastas da cultura podem aprender muito sobre aqueles que desenvolvem software hoje.

Garanto-lhe que, se você gerenciar a experiência e a cultura de trabalho de seus funcionários, como desenvolvedores criam a tecnologia hoje, você começará a fazer uma diferença sem precedentes.

Como adaptar os princípios do Manifesto Ágil à cultura e ao comprometimento dos funcionários

Os 4 valores do Manifesto Ágil podem ajudá-lo a impulsionar o sucesso do seu negócio. Estes são os princípios que você deve seguir.

manifesto ágil

Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas.

Podemos todos nos encontrar em uma conversa? Pare de enviar e-mails. Cole ou telefone, ligue para um grupo. Se o conhecimento é poder, vá para o conhecimento. Seu pessoal tem isso. Ou que eles sabem, seus sistemas e ferramentas, não.

A maioria das ferramentas, girando, adaptando e derretendo com a velocidade de mudança exigida por nossos consumidores, nosso mercado e nosso pessoal. Leia também: Características de um líder de atendimento ao cliente

A cultura do trabalho em vez da documentação completa

Por que ainda nos sentimos obrigados a documentar tudo? Bem, porque tem que ser revisado, editado, revisado novamente, editado novamente e finalmente aprovado.

Sua cultura é um ecossistema, vive e respira. Se você demorar muito para traçar seu curso, terá progredido sem você. Isso não significa que você não precise ter algumas coisas no papel.

Significa apenas que você não precisa criar um “manual do usuário” com 200 páginas, com um índice de conteúdo. Ninguém vai ler mesmo assim. Concentre-se na experiência, não na documentação que a envolve.

Colaboração dos funcionários nas entregas dos funcionários

Em geral, a Equipe de Desenvolvimento e a Equipe do Cliente são entidades separadas até o término do projeto.

Seus clientes (isto é, funcionários) devem participar de todas as etapas do caminho. Eles devem ser solicitados por sua opinião desde o início e com freqüência. E tudo isso deve acontecer enquanto o produto está sendo desenvolvido (neste caso a cultura) … e não após a sua entrega. Convido você a ler: Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

Responda à mudança depois de seguir o plano

Você sabe o que eles dizem sobre os melhores planos. Em nenhum lugar faz mais sentido do que no local de trabalho. As pessoas e culturas em que operam são inconstantes. Eles são inquietos, ambiciosos, raramente satisfeitos. As coisas mudam, elas evoluem.

Antecipar, prever e responder melhor às mudanças. Se você planeja algo, faça isso concentrando-se em uma vitória rápida. Consiga essa vitória. E depois passar para o próximo.

O erro que cometemos não é ajustar nossas prioridades aos tempos de mudança. Temos que estar dispostos a dizer a nós mesmos: “isso não é mais importante, vamos trabalhar melhor nisso”.

As relações das questões do manifesto ágil

Como você pode ver, todas essas coisas estão relacionadas e se alimentam umas das outras. O Manifesto Ágil é uma mentalidade, não apenas uma metodologia. Tire algum tempo para se acostumar a realizá-lo; apenas não desista antes que você tenha lhe dado uma chance. Veja também: O que são pesquisas de imagem de marca?

Isso exigirá mais do que simplesmente publicar esses valores e princípios. Mas é um bom começo.

Imagine por um momento o que sua equipe pensaria quando você dissesse a eles que está usando uma metodologia comprovada para alcançar e promover a gestão da cultura e o comprometimento dos funcionários. O fato de você ter pensado em fazer isso é mais do que a maioria das organizações pode dizer.

Por último convido você a ler: O que é marketing digital e importância para os negócios?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.