O que é o modelo de análise conjunta ou multi-atributo?

Se você quer saber por que as pessoas tomam certas decisões e quais aspectos do seu produto ou serviço são os mais valorizados, você pode realizar uma pesquisa conjunta. Esta técnica avançada de pesquisa de mercado consiste em apresentar às pessoas diferentes opções. Após isso, é necessário analisar o que as levou a fazerem essa escolha.

Dê valor a cada atributo

O que você acha mais importante para seus clientes: um produto de alta qualidade ou um preço baixo? Ou você acha que o que mais lhes interessa é um serviço de entrega rápida?

Para as empresas, é uma oportunidade de melhorar o que oferecem quando compreendem exatamente o que os clientes valorizam. Também de desenvolver novas opções que realmente atendam, de forma equilibrada, com o que o cliente está disposto a pagar. 

A pesquisa conjunta permite que as empresas identifiquem e quantifiquem os valores que as pessoas atribuem a uma oferta. Entendendo exatamente como as pessoas tomam decisões e o que elas valorizam em produtos e serviços. Você pode calcular o nível ideal de recursos que equilibram o valor que o cliente dá em relação ao custo da empresa. Veja também: Estudo conjunto: descubra a importância desta escolha

Como fazer uma pesquisa conjunta?

Primeiramente, você precisa estar ciente de cada um dos atributos que distinguem seu produto ou serviço. É necessário detalhar cada uma de suas partes e conhecer cada nível. Em seguida, tentar combinações para descobrir o que os clientes preferem.

Ao projetar este modelo de múltiplos atributos, é possível fazer uma análise estatística para calcular o valor ou a pontuação de utilidade de cada parte do produto ou serviço. Analisando em termos de contribuição para a decisão do cliente.

Você pode criar este tipo de pergunta avançada na plataforma do QuestionPro, se tiver dúvidas, pergunte aos nossos consultores on-line. Também recomendamos: Descubra os benefícios de conduzir um estudo conjunto

Exemplo de pesquisa conjunta

Por exemplo, poderíamos descrever, entre os atributos de um computador, o tipo de processador, o tamanho do disco rígido e a quantidade de memória. Cada um desses atributos é dividido em níveis: os níveis de atributo de tamanho de memória podem ser 2 GB, 4 GB, 8 GB.

Estes atributos e níveis podem ser utilizados para definir diferentes produtos. Assim, escolhendo diferentes níveis para distintos produtos. Portanto, o primeiro passo para realizar uma pesquisa conjunta é criar perfis.

Uma vez que a escolha é concluída, diferentes ferramentas estatísticas podem ser usadas para analisar quais elementos dos perfis de produtos oferecidos são escolhidos ou preferidos pelos clientes. Também quantificar o que está impulsionando a preferência dos clientes. Cada nível é dado um valor em termos de sua contribuição para as escolhas que foram feitas e, desta forma, o valor relativo de um nível versus outro é mostrado.

O resultado é uma visão detalhada de como os clientes tomam decisões.

Vantagens da pesquisa conjunta

Esse tipo de modelo multiatributo permite que as empresas vejam onde e como fazer melhorias que ajudem a se destacarem da concorrência.

Outra vantagem da pesquisa conjunta é que ela permite avaliar as decisões em termos de Retorno sobre o Investimento antes de entrar no mercado. Por exemplo, determine quais recursos dedicar ao desenvolvimento de novos produtos e em quais áreas. Os modelos conjuntos baseados na escolha ou discret choice também formam a base de uma grande parte da pesquisa de preço e da segmentação baseada nas necessidades. Leia também: Vantagens da análise conjunta

Alternativas à pesquisa conjunta

A pesquisa conjunta requer a criação de atributos, perfis de produtos e saber que escolha apresentar. Em seguida, analisar os dados para criar um modelo de mercado.

Portanto, dependendo do produto ou serviço, é possível que as abordagens comerciais não sejam as mais apropriadas e você precisa de outros métodos. Por exemplo, porque o impulso emocional é mais profundo por trás da tomada de decisão. Felizmente, existem várias abordagens relacionadas que são usadas como alternativas à pesquisa conjunta, por exemplo, MaxDiff.

A ferramenta MaxDiff tem mais a ver com medir o valor de uma lista de itens do que com a geração de produtos completos. Mas, se utiliza muitas funções e análises similares às da pesquisa conjunta. Os atributos e níveis dos produtos são apresentados, mas são apresentados ao entrevistado em uma grade de opções. Veja também: O que é pesquisa de negócios?

Elementos que compõem uma pergunta Conjoint

  • Tarefa ou função

Uma questão de pesquisa conjunta que o entrevistado deve responder.

  • Conceito

É o produto hipotético ou a oferta. Este é um conjunto de atributos com diferentes níveis mostrados para a seleção.

  • Atributos

As características constitutivas do conceito.

Níveis

As especificações de cada atributo.

Tipos de pesquisa conjunta

  • Existem dois tipos principais de Pesquisa Conjunta:
  • Pesquisa conjunta baseada em eleições (CBC).
  • Pesquisa conjunta adaptativa (ACA).

A pesquisa conjunta baseada em eleições é a mais popular, uma vez que pede aos consumidores que imitem o comportamento de compra no mercado real, ou seja, quais produtos eles escolheriam, dados certos critérios e características de preço.

A pesquisa conjunta adaptativa é usada com mais frequência em cenários em que o número de atributos / características excede o que pode ser feito em um cenário com base na escolha. Esse tipo de análise (ACA) é ideal para pesquisa de design de produto e para a investigação de segmentação. (mas não para preço).

A QuestionPro utiliza o modelo baseado em eleições, que é uma ótima opção se o preço for um dos fatores mais importantes para você e seus clientes. O principal benefício do método é que ele fornece uma imagem da disposição do mercado para fazer concessões entre vários características e combinações de benefícios. O resultado disto é obter o que para os clientes é o produto ou serviço “ideal”.

Diferenças entre a Pesquisa Conjunta e a Análise MaxDiff

A pesquisa conjunta e a análise MaxDiff são ferramentas analíticas avançadas. Elas podem ser utilizadas para obter um melhor entendimento das preferências dos clientes e dos produtos que eles oferecem. Levando em consideração seus concorrentes.

A principal diferença entre os dois é que a pesquisa conjunta cria conceitos a partir dos quais o respondente faz uma única escolha. Enquanto a análise do MaxDiff lista uma série de características das quais o respondente faz duas escolhas. O traço que ele considera ser o mais importante do produto e a característica que considera ser o menos importante do produto.

As pessoas que são entrevistadas recebem um conjunto de atributos. Elas devem selecionar uma opção que corresponda a uma extremidade de uma escala de medição. Em seguida, uma que corresponda à extremidade oposta da escala (como “eu amo isso” e “o que eu odeio isso”). Este tipo de questão evita o erro da escala. Uma vez que não existem pontos intermediários, mas apenas extremidades opostas.

Como a pesquisa conjunta, a análise MaxDiff quantifica o valor numérico de um recurso de um produto ou serviço. Em termos gerais, se você estiver pensando em criar um novo produto, recomendamos começar com MaxDiff para determinar os atributos mais importantes para seus consumidores em potencial. Em seguida, executar uma pesquisa conjunta aplicando esses atributos. Leia também: Exemplos de perguntas quantitativas para uma pesquisa

Características da Pesquisa Conjunta

A pesquisa conjunta requer uma maior participação no projeto e análise da pesquisa, mas fornece informações realistas e práticas em comparação com outros métodos. O preço é importante para a maioria dos clientes. Mas, qual o valor máximo que a maioria das pessoas estão dispostas a pagar, por exemplo, por uma bateria de celular mais duradoura?

Essas são perguntas complexas que apenas uma pesquisa sofisticada pode ajudá-lo a responder. Também recomendamos: A grande arte de fazer perguntas.

Tome decisões de negócios informadas com dados que detalham como os consumidores reagem às mudanças no mercado. Elimina os graus de incerteza das pesquisas de escalas obsoletas e aumente a eficiência e a lealdade do produto.

Se você pretende iniciar um projeto de pesquisa e precisa fazer uma pesquisa conjunta, não hesite em nos contatar. Temos as ferramentas online que você precisa para obter insights que ajudarão você a desenvolver suas estratégias de mercado.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.