Tipos de modelos de pesquisa

Ao falar sobre as múltiplas ferramentas que existem ao pesquisar, é necessário mencionar os diferentes modelos de pesquisa, que nos ajudam a tornar nosso projeto mais fácil de realizar de acordo com as nossas necessidades.

Conhecer um padrão e aplicá-lo a determinados processos nos leva a atingir nossos objetivos. Neste artigo, falamos sobre os modelos de pesquisa mais relevantes para que você possa aplicá-lo ao seu próprio projeto.

Quais são os tipos?

Você já usou algum desses modelos de pesquisa? Mesmo como modelos na maioria dos programas que usamos hoje. Conheça-os e decida qual é o melhor para você!

Modelo de investigación básica

Este modelo também é conhecido como modelo de pesquisa teórica, pura ou dogmática. Baseia-se na formulação de hipóteses com o objetivo de aumentar o conhecimento científico e / ou filosófico. O contraste deste modelo é que casos práticos não podem ser executados de forma alguma.

Seu trabalho é ter novos conhecimentos que estejam completamente longe da prática e aprofundar nosso conhecimento sobre a realidade. Convido você ler: Como definir um problema de pesquisa?

Características:

Algumas das características desse tipo de modelos de pesquisa básica são:

  • Usa amostragem com o objetivo de expandir as descobertas.
  • O conhecimento adquirido não é para uso instantâneo.
  • Descubra leis que funcionam como sustento para alternativas sociais.
  • Os resultados não são vendidos.

Modelo de Pesquisa Aplicada

É definitivamente um dos tipos mais populares de modelos de pesquisa. É responsável pela aplicação do conhecimento adquirido, por isso está intimamente relacionado ao modelo de pesquisa básica, pois depende de seus resultados. Seu objetivo é fortalecer o conhecimento cultural e científico.

A pesquisa aplicada é responsável pela transformação do conhecimento, o que é conveniente para o desenvolvimento da sociedade.

Características:

O modelo de pesquisa aplicada é caracterizado por:

  • Você precisa de um quadro teórico.
  • Ele está interessado em aplicar o conhecimento.
  • Busque conhecimento para agir.
  • Sua finalidade é resolver problemas sociais.

Modelo de pesquisa descritiva

Entre os tipos de modelos de pesquisa está o que serve de base para estudos que exigem um maior nível de profundidade. Centra-se na análise de dados, ordenação e classificação de um objeto de estudo ou situação, para indicar suas características e propriedades de maneira geral a particular.

As ciências sociais utilizam este método de investigação para ter uma visão geral do estudo e observar o comportamento dos sujeitos sem interferir. No entanto, as conclusões do estudo não são definitivas, elas são apenas uma ferramenta que pode ser usada para futuras pesquisas. Leia também: 10 mitos da investigação de mercado.

Características:

Entre as características do modelo de pesquisa descritiva estão:

  • As informações que ele oferece devem ser verdadeiras e específicas.
  • Ele se concentra em responder o que? E o que?.
  • As investigações são originais e criativas.
  • O pesquisador não controla o objeto de estudo.

Modelo de pesquisa exploratória

O modelo exploratório distingue-se dos demais tipos de modelos de pesquisa por sua tolerância na metodologia aplicada. Seu trabalho é encontrar todas as evidências do fenômeno que será investigado. No entanto, não procura encontrar uma conclusão, mas sim servir de fonte para futuros estudos.

Este método tem a possibilidade de estabelecer o problema de pesquisa e encontrar os dados que ajudam a criar as perguntas necessárias. Além disso, ele é responsável por criar a hipótese do sujeito como suporte à pesquisa descritiva.

Características:

O modelo de pesquisa exploratória é caracterizado por:

  • A fonte da pesquisa são os livros e opiniões de especialistas.
  • Do seu estudo, você pode realizar outras investigações.
  • Não é um modelo de pesquisa ordenada.
  • Pesquisadores devem agir de maneira subjetiva e superficial.

Modelo de Pesquisa Explicativa

Isso, ao contrário dos outros tipos de modelos de pesquisa, não é o único responsável por descrever o ambiente do fenômeno do estudo, mas também se concentra em definir as causas por trás do fenômeno de estudo. Seu principal objetivo é usar métodos analíticos para responder a perguntas ou argumentar o porquê de uma situação.

O objetivo da pesquisa explicativa é analisar as interações do estudo, respondendo o porquê? e para quê ?, com o objetivo de ampliar a pesquisa descritiva e exploratória, para isso, é necessário um alto nível de compreensão prévia do fenômeno. Saiba mais: Pesquisas de opinião, o que são e quando usá-las

Caracterísiticas:

Algumas características que o modelo de pesquisa explicativa são:

  • Expande a compreensão do estudo.
  • Oferece múltiplas fontes de informação.
  • Prever os efeitos que o estudo sofre ao mudar durante o processo.
  • Selecione os sujeitos do estudo de maneira ordenada

Agora que você chegou aqui, você sabe qual dos diferentes tipos de modelos de pesquisa você deve escolher? A realidade é que você deve sempre analisar as necessidades do seu projeto, seus objetivos e o objeto de estudo em particular. Depois de definir o quanto você quer ir, você terá uma base segura para decidir a estrutura da sua pesquisa e depois executá-la.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.