Como fazer pesquisa de mercado de baixo orçamento para iniciar o seu negócio

Pesquisa de Mercado com Baixo Orçamento

Pesquisa de mercado: recebi uma excelente pergunta de um leitor do DIYMarketers esta manhã. Abaixo está o e-mail original enviado por Billy:

“Não estou muito seguro de como começar, mas eu gostaria que me desse alguns conselhos sobre como realizar uma pesquisa de mercado para iniciar meu pequeno negócio. Eu não tenho recursos para fazer marketing, mas gostaria de falar com alguém que conheça de marketing. Vivo na região metropolitana de Dallas/Ft. Worth e não conheço ninguém que faça pesquisas de mercado, ou planos de marketing. Estou realmente nas etapas iniciais e não quero ir adiante sem concluir um plano de marketing e fazer alguma pesquisa de mercado. Creio que o meu mercado alvo será um grupo de pessoas com mais de 55 anos de idade, então, não acredito que as redes sociais sejam a melhor das opção para comercializar os meus serviços. De qualquer forma se você tem algum contato neste mercado talvez possa me recomendar. – Billy”

 

Billy não me disse do que se tratava o seu produto ou serviço, mas havia algo que chamou minha atenção na sua pergunta e achei que valia a pena compartir, pois essa pode ser a perguntar de muitas pessoas. Por onde começar a minha pesquisa de marketing?.

Acredito que Billy tenha lido alguns livros que o alertassem para a importância da pesquisa de mercado (e CLARO que é de extrema importância). Billy também sabia que precisava contratar uma empresa de pesquisa de mercado para realizar uma elaborada pesquisa.

O que me chamou a atenção é que ele parecia estar uma fase muito precoce do processo de descoberta em relação ao seu novo produto ou serviço.

Leia também: Como criar um questionário online.

Então, aqui está minha resposta para Billy:

 

Caro Billy,

Obrigado por me escrever. Você não precisa ter um grande orçamento para fazer pesquisa de mercado. Se você está iniciando um negócio a minha primeira recomendação é que visite a prefeitura local, muitas vezes eles têm uma equipe de profissionais disponíveis para ajudá-lo a iniciar seu novo negócio com consultoria e apoio.

Outra grande ajuda será consultar  www.smallbiztrends.com, aqui você encontrará todo o tipo de dicas para iniciar uma empresa. Na verdade, eu escrevi um artigo para esse site sobre como elaborar o plano de marketing, isso pode te guiar: http://smallbiztrends.com/2008/06/one-page-marketing-plan.html

Agora um conselho real e possível

Existem muitas ferramentas de pesquisa gratuitas na Internet, como a  QuestionPro. Esta é uma das minhas ferramentas favoritas, porque com ela é possível fazer pesquisas na Internet, e, se o seu público não está na Internet, você pode usar o SurveyPocket em seu iPad e obter feedback externo, entrevistando pessoas quando não tiver uma conexão com a Internet.

Outro ponto importante é que você não precisa fazer todo tipo de pesquisas elaboradas; muitas vezes, simplesmente desenvolver um guia de discussão com algumas perguntas básicas, e oferecer uma demonstração a um grupo de pessoas e fazer-lhes perguntas poderá dar-lhe o que está procurando.

As perguntas básicas que precisam respondidas em sua pesquisa antes de iniciar seu projeto, são muito simples.

Faça sua pesquisa e gaste pouco

Em primeiro lugar, há algumas perguntas que precisam ser feitas a si mesmo:

  1. Qual será o investimento financeiro necessário para começar?
  2. Quanto vai me custar operar esse negócio?
  3. Quanto terei de vender para que seja algo rentável?

Com base em suas respostas a estas perguntas, você terá alguns objetivos que a pesquisa ajudará a responder. Por exemplo, se você precisa vender 100 por mês e sua pesquisa mostra que a maioria das pessoas provavelmente compram apenas 5 – terá muito trabalho a fazer – talvez a pergunta seguinte a si mesmo deva ser: o que eu precisaria fazer para que 100 pessoas comprem?

Abaixo estão mais algumas perguntas que podem ser feitas para ajudar a aumentar suas vendas e esforços de marketing

  1. O que as pessoas pensam ser a maior vantagem oferecida pelo meu produto ou serviço?
  2. Quais circunstâncias as levarão a comprar?
  3. Quais as alternativas poderiam considerar ao procurar produtos e serviços como o meu?
  4. Por que escolheriam o meu em detrimento dos outros?
  5. Quanto eles pagarão? Quais são os pontos de preço?
  6. Onde procurariam comprar algo assim? (falando de distribuição).

Estas são apenas algumas perguntas que poderiam ser feitas.

Não é necessária uma pesquisa exaustivamente elaborada, apenas uma boa e honesta retroalimentação.

Dependendo do que seja seu produto ou serviço, coloque-se no lugar dos seus clientes e participe com eles. Você ficará surpreso com o que vai aprender.

Veja também: Vantagens da pesquisa de dados móveis.

Ah! E uma dica a mais, MUITO importante para você: Visite algumas das escolas ou universidades da sua região. Vá ao prédio de administração de empresas e entre em contato com alguns dos professores de marketing. Essas pessoas SEMPRE estão a procura de negócios da vida real com os quais seus alunos possam trabalhar para obterem alguma experiência prática. O melhor de tudo isso será o fato de que terá um grande grupo de pessoas ansiosas para trabalhar apoiados por um professor inteligente. Você e os alunos obterão o que precisam: uma situação perfeita, na qual todos ganham.

Boa sorte! – Silvia”

Então vamos nos divertir com isso, que conselho VOCÊ daria Billy? Escreva-os nos comentários, junto com o seu site e nome, e os enviarei por você!

Siga-nos no Facebook.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.