Pesquisa de mercado eficiente: 5 Fatores que você deveria considerar

Nós temos certeza que você sabe que não importa o quão grande ou pequena for a sua empresa. A pesquisa de mercado eficiente atrelada ao marketing é importante pra todo tipo de negocio ter sucesso.

Usar o marketing de forma errada pode ser pior para a sua empresa do que não fazer o marketing. Porque uma campanha de marketing mal feita irá atrair o público erado ou nenhum público de fato. Ou pior, fazer as pessoas desgostarem da sua empresa.

A fim de compreender como desenvolver seus materiais de marketing. Quando você deve usá-los e onde devem ir. Você terá que obter uma melhor compreensão do seu público-alvo.

Isto é feito através da pesquisa de mercado eficiente.

Se você quer sua pesquisa de mercado eficiente. Sirva para realmente beneficiar a sua campanha de marketing. Você precisa abordá-la com um plano específico e um conjunto de objetivos em mente.

Com isso, aqui estão cinco fatores que você absolutamente deve considerar ao fazer uma pesquisa de mercado eficiente:

  1. O mercado alvo vale alguma coisa para o seu negócio?

    O objetivo de pesquisar um mercado é descobrir como você pode melhor. E atrair aqueles que estão propensos a comprar produtos ou serviços da sua empresa.

    Mas e se o mercado-alvo ainda não está interessado nisso, e não tem nenhuma necessidade para os tipos de ofertas que sua empresa fornece? Isso significa que mesmo o fato de pensar sobre essas pessoas seria um desperdício de tempo para seus esforços de marketing.

    É fundamental que você considere cuidadosamente se o segmento de mercado que você pretende pesquisar. Tem um nível razoável de interesse em usar para o que você está pensando em vender.

  2. O Mercado alvo é suficientemente gerenciável?

    Nós sabemos que você quer vender seus produtos para qualquer um com um mínimo de interesse nas ofertas da sua empresa.

    No entanto, tentar pesquisar e entender esse público todo de uma vez não é prático. Não importa o ramo e a indústria. O número de pessoas que querem ou poderiam encontrar um uso para produtos da sua empresa é muito grande para que você possa efetivamente pesquisá-las todos de uma vez.

    Para que você dominar e conhecer um segmento de mercado, você precisa obter uma compreensão completa de o que é importante para eles. Como eles preferem ser abordado etc. Se você se aproxima de uma multidão que é muito diversa. E em seguida, os resultados da investigação de mercado serão dispersos e imprecisos. Isso poderia resultar á você tomar decisões de marketing que não são melhores do que aquelas feitas sem qualquer pesquisa prévia.

    Em vez de utilizar a abordagem aleatória, pesquisando qualquer um e todos que possam estar interessados nas ofertas da sua empresa. Descobra se seu mercado prioritário se encaixa em um nicho. Se este for o caso, você deve prosseguir com a sua investigação, porque os mercados de nicho tendem a se encaixar e se apresentar em uma pesquisa de uma maneira gerenciável. Se não o fizerem, porém, divida-os em segmentos de mercado menores até que você tenha um grupo que possa caber em “pessoas potencialmente compradoras”.

  3. Com quem eu vou ter de lutar para atrair o mercado alvo?

    Você não está sozinho em sua indústria. Mesmo que o seu produto seja único, sempre existe alguém por aí que pode realizar ou entregar um produto com objetivo semelhante para os seus clientes.

    Sendo assim, você tem uma concorrência. Você deve contabilizar isso na sua pesquisa de mercado eficiente, porque o modo com que os consumidores respondem aos esforços de marketing deve influenciar a forma como você luta por eles no mercado.

  4. O que eu quero da minha pesquisa de mercado eficiente, pra começo de conversa?

    Agora que você sabe que você quer pesquisar, é hora de considerar o porquê. O objetivo final de sua pesquisa de mercado eficiente é o de melhorar a sua campanha de marketing. Mas como?

    Se você não pensar cuidadosamente sobre o que você quer que não tenha na sua pesquisa de mercado eficiente. Você vai rapidamente se deparar com uma grande perda de tempo, tendo consigo uma análise arbitrária de dados que você não precisa de verdade. Certifique-se de que seus objetivos são claros antes de debater as questões em uma única pesquisa.

  5. Eu preciso de ajuda para fazer a minha pesquisa de marketing?

    Se você não for cuidadoso, uma pesquisa de mercado eficiente pode rapidamente tornar-se um processo demorado e caro. Se você sente que a sua investigação poderia causar esse tipo de problema, isso não significa que você deve descarta-la. Em vez disso, você precisa determinar se você precisa ou não de alguma ajuda.

    Quando você já tiver pensado nas fases de planejamento, dê um passo atrás e honestamente considere quais recursos você pode dedicar a sua investigação; se excederem seu budget, você pode se dar ao luxo de desistir, e pode considerar fazer uma terceirização desse trabalho.

Não inicie sua pesquisa de mercado eficiente com uma “venda nos olhos”. O objetivo da pesquisa de mercado eficiente é justamente abrir os olhos para o que você precisa fazer. A fim de obter o máximo de benefícios possíveis do negócio pela campanha de marketing. Certificar-se de que você considera os cinco fatores acima irá te garantir que você não está iniciando sua investigação com uma venda nos olhos!

Esse texto também pode te interessar: Como organizar sua pesquisa online para obter melhores resultados

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Conheça também nossa ferramenta, Comunidades, que vai te ajudar a gerar dados e criar relacionamento com seus clientes:

Leia também:

Dicas para escolher ferramenta de pesquisa qualitativa ou quantitativa certa para suas pesquisas de mercado

Processo de pesquisas de mercado – como projetar

Por que fazer pesquisas de mercado

Saiba as vantagens de criar uma pesquisa por QR Código

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.