Pesquisa NPS, a ferramenta de medição de compromisso do empregado

Imagine uma empresa na qual o departamento de Recursos Humanos detecta os funcionários desmotivados dentro da empresa. E, deste modo, agem para resolver a situação imediatamente. A pesquisa NPS nos ajudam a conseguir isto.

Existem várias situações que podem ser causadas pela falta de motivação ou comprometimento dos funcionários. Isto acontece, por exemplo, quando os vendedores não cumprem suas metas. Talvez porque gastam muito tempo cumprindo tarefas administrativas ou não possuem as ferramentas adequadas.

Seus projetistas, provavelmente, não estejam realizando um bom trabalho por não têm o espaço ideal para se concentrar. Como você pode saber se isso acontece na sua empresa? Você dá aos seus funcionários a oportunidade de expressar livremente seu nível de comprometimento e satisfação?

Muitas empresas usam a pesquisa NPS para conhecer a relação entre motivação dos funcionários e desempenho da organização.

Recomensamos também a leitura de: O que é um bom Net Promoter Score (NPS)?

Para que serve a pesquisa NPS?

Os pontos do Net Promoter Score dos funcionários é bastantante utilizado pelas empresas que se preocupam com a satisfação dos funcionários.

éA ideia e tratar os funcionários como se trata os clientes. Assumindo que os relacionamentos com os clientes estão intimamente ligados à experiência dos funcionários com a empresa.

Quanto mais motivados e felizes os funcionários estiverem em seu trabalho, mais eles contribuirão para o desempenho da organização.

Como parte dessa tendência, as empresas estão implementando a pesquisa NPS para calcular o comprometimento de seus funcionários. A implementação de uma pesquisa NPS, realizada regularmente dentro das equipes, é adicionada a outras ferramentas de medição de Recursos Humanos.

Metodologias de coleta de dados, como entrevistas, continuam sendo um instrumento para a ação gerencial. Mas, não são efetivas para avaliar o comprometimento por si só. A pesquisa NPS torna-se, assim, uma ferramenta através da qual o departamento de Recursos Humanos pode receber feedback dos funcionários e, em seguida, implementar ações concretas para aumentar seu comprometimento e satisfação no trabalho. Veja também: Como elaborar um plano para participação dos funcionários

 

Como o NPS é calculado?

Tal como o tradicional Net Promoter Score, o NPS é composto por uma única pergunta. Os funcionários são solicitados a responder, por exemplo: “Você recomendaria a alguém que conhece para trabalhar em nossa empresa”? Veja também: Faça uma pesquisa do NPS diretamente no Intercom com o QuestionPro CX

Se os funcionários são solicitados a dar suas respostas em uma escala de 0 (não) a 10 (sim). Uma segunda pergunta aberta pode ser adicionada, pedindo ao empregado para justificar em poucas palavras sua resposta anterior.

Assim, os funcionários são classificados de acordo com as mesmas categorias que os clientes NPS: embaixadores, neutros e detratores. A partir desse momento, a pontuação total da pesquisa NPS é calculada usando o mesmo método que o NPS: o número de não-embaixadores é subtraído do número de embaixadores para alcançar o resultado final.

Uma pontuação acima de +10 é considerada um bom NPS. Os números geralmente encontrados estão entre -10 e +10.

Além deste resultado, é necessário realizar um trabalho analítico sobre as respostas da segunda questão aberta para avaliar quais medidas podem ser adotadas para melhorias futuras.

O feedback dos colaboradores é um indicador das possibilidades de melhoria dos recursos humanos, em termos de comprometimento, motivação e felicidade no trabalho. Também recomendamos: Melhore a experiência do cliente com uma pesquisa NPS

 

Quando realizar uma pesquisa NPS em sua empresa?

Para começar, você deve conscientizar seus funcionários de que a opinião deles é importante.

Portanto, a pesquisa ENPS funciona como uma verdadeira pesquisa de pulso, deve ser oferecida regularmente aos funcionários. Não se trata de um processo único, mas um de algo constante, em que o objetivo é melhorar a qualidade de vida profissional na organização. .

Da mesma forma, as ações de Recursos Humanos realizadas após a análise dos resultados devem ser visíveis para todos, deve haver uma reação às informações coletadas. Leia também: Net Promoter Score ou Pesquisa NPS Conheça o seu ABC

O NPS é um instrumento de medição global e, como tal, não leva à adoção de uma medida específica com relação a um funcionário específico, nem ao desempenho dele em seu trabalho. Veja também: Pesquisa de ambiente de trabalho para funcionários: Razões pelas quais funciona

Crie o questionário ideal que ajudará você a avaliar o comprometimento de seus funcionários. Lembre-se de que, com a QuestionPro, você pode criar pesquisas para os funcionários que facilitam todo esse processo de coleta de informações. Pergunte no nosso chat online como criar a melhor pesquisa NPS para a sua empresa.

 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.