Pesquisa qualitativa ou quantitativa, qual ferramenta usar em seu projeto?

Para escolher entre as metodologias  de pesquisa qualitativa ou quantitativa, é preciso ter claro no planejamento do seu projeto que tipo de dados se deseja coletar. Você necessita dados descritivos que relatam a experiência de um indivíduo ou dados que podem ser contabilizado com números?

Em uma pesquisa de mercado, muitas vezes, você pode sentir que existe uma rivalidade entre pesquisa quantitativa e qualitativa; como se estivéssemos em uma partida de futebol e não pode apoiar duas equipes.

Se decidir usar técnicas quantitativas na pesquisa qualitativa (ou vice-versa), pode levar a conclusões incorretas que talvez afetem seu projeto.

Muitas vezes, aqueles que realizam um projeto de pesquisa qualitativa ou quantitativa, não estão cientes das diferenças entre a pesquisa qualitativa e os métodos quantitativos; e pensam que podem ser usados ​​de forma intercambiável.

  • Quantitativas: dados de pesquisas de mercado como tamanho do mercado. Por exemplo, os dados demográficos e de preferências do usuário, fornecem informações importantes para decisões de negócios.
  • Qualitativa: fornece dados valiosos para uso de um produto. Incluindo dados sobre as necessidades do usuário, padrões de comportamento e casos de uso. Cada uma dessas abordagens tem pontos fortes e fracos, e cada um pode se beneficiar da combinação entre eles.

Eu compartilho o seguinte artigo: Processo de pesquisa de mercado – como projetar

Qual é a diferença entre pesquisa qualitativa ou quantitativa?

A pesquisa quantitativa gera principalmente números, dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.

Por exemplo, estudos quantitativos geralmente resultam em gráficos que mostram pontuações de classificação média, frequência das respostas coletadas e informações que podem ser usadas na análise estatística. As informações qualitativas podem ser visualizadas de uma perspectiva quantitativa, como a frequência do uso de palavras.

A pesquisa de mercado quantitativa usa dados mensuráveis ​​para formular fatos e descobrir padrões na pesquisa. Métodos quantitativos de coleta de dados são muito mais estruturados do que os métodos qualitativos de coleta de dados.  Incluem pesquisas em papel ou pesquisas on-line, pesquisas móveis, entrevistas presenciais ou por telefone, etc.

A pesquisa qualitativa gera principalmente palavras e é principalmente uma investigação exploratória. É usada maiormente para obter uma compreensão de opiniões e motivações. Por exemplo, a pesquisa qualitativa usará grupos de foco e perguntas de texto abertas para coletar dados. Também fornece informações sobre o problema ou ajuda a desenvolver ideias ou hipóteses para pesquisas quantitativas em potencial.

Os métodos de coleta de dados qualitativos variam usando técnicas como grupos focais, entrevistas ou observações. O tamanho da amostra é geralmente pequeno e os respondentes são selecionados para atender a uma determinada cota.

Convido você a ler: Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

A análise de informações qualitativas pode ser complicada. Uma vez que os métodos para realizar pesquisas qualitativas são flexíveis, em comparação a uma série de questões muito estruturadas. Em geral, a pesquisa de mercado qualitativa tenta chegar ao “como” e o “porquê” das respostas de um respondente. No quadro abaixo ilustramos como pesquisa qualitativa ou quantitativa são aplicadas.

Metodo Quali ou Quanti

Abordagem Qualitativa

Se quisermos coletar informações usando uma abordagem qualitativa, devemos nos concentrar em descrever um fenômeno de maneira profunda e abrangente. Isso, geralmente, é feito em entrevistas, perguntas abertas ou grupos focais. Normalmente, um pequeno grupo de pessoas participa desse tipo de pesquisa de mercado. No entanto, muitos recursos e muito mais tempo são necessários para realizá-lo.

Leia também: Perguntas abertas, procurando o ponto de vista do entrevistado.

Para realizar pesquisas qualitativas, é possível recorrer a entrevistas bem estruturadas e a perguntas abertas, ou a uma entrevista de conversação. Devido ao investimento nesse tipo de pesquisa de mercado e ao número relativamente pequeno de participantes, os resultados da pesquisa qualitativa não podem ser generalizados para toda a população. No entanto, os dados obtidos podem ser usados ​​para realizar estudos mais extensos e uma compreensão mais profunda de situações específicas.

Pesquisa qualitativa ou quantitativa

 

Pesquisa com abordagem qualitativa

Embora os termos confiabilidade e validade tenham sido tradicionalmente associados à pesquisa quantitativa, eles são cada vez mais usados em conceitos importantes da pesquisa de mercado qualitativa. A validade dos dados obtidos refere-se à honestidade e autenticidade dos dados da pesquisa; enquanto a confiabilidade refere-se à estabilidade e objetividade dos dados.

Os resultados devem ser uma representação exata dos fenômenos que se pretende representar. A validade pode ser corroborada por uma série de técnicas. Incluindo o uso da triangulação de evidências contraditórias, a validação do entrevistado e a comparação constante.

Conselhos para análises de dados de uma pesquisa quantitativa.

Para validar os dados, os pesquisadores devem compartilhar os resultados com os participantes, analisar e obter feedback sobre as interpretações que estão dando em suas respostas. Isso dá a possibilidade de verificar as inconsistências e reanalisar os dados obtidos.

O uso de comparação constante significa que uma informação (por exemplo, uma entrevista) é comparada com dados anteriores e não é considerada isoladamente, o que permite aos pesquisadores tratar os dados em conjunto. A comparação constante também permite ao pesquisador identificar problemas imprevistos no projeto de pesquisa de mercado.

Aqui estão algumas recomendações: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas.

Vantagens da pesquisa qualitativa

O uso de perguntas e entrevistas abertas permite que os pesquisadores entendam detalhes das atitudes ou comportamentos das pessoas. Assim como também saber quais são suas experiências e reconhecer dados importantes que podem não aparecer quando são pesquisados ​​com perguntas predefinidas.

Perguntas abertas, procurando o ponto de vista do entrevistado

Algumas das vantagens são:

  • Permite a identificação de novos fenômenos que podem surgir na realização de pesquisas de mercado.
  • Pode fornecer uma compreensão mais profunda do objeto de estudo.
  • Fornece informações individuais.
  • Fornece informações verbais que às vezes podem se tornar estatísticas.

Desvantagens da pesquisa qualitativa

  • A população geral não pode ser generalizada.
  • Constitui um desafio na aplicação de métodos estatísticos.
  • A qualidade da pesquisa de mercado depende em grande parte das habilidades individuais do pesquisador.
  • É difícil manter o rigor no processo.
  • O volume de dados obtidos pode tornar a análise e a interpretação demorada.
  • A presença do pesquisador durante a coleta de dados pode afetar as respostas dos sujeitos do estudo.

Pesquisa Qualitativa ou Quantitativa

Abordagem quantitativa

A abordagem quantitativa coleta informações através de um maior número de participantes. Essa abordagem examina um grande número de indivíduos e aplica técnicas estatísticas para reconhecer padrões gerais. A análise quantitativa envolve o uso de dados científicos ou matemáticos para entender um problema, como a análise de pesquisas para prever a demanda do consumidor.

Vantagens da pesquisa quantitativa

Métodos quantitativos são ideais para descobrir quem, o que, quando e onde.

  • O uso deste tipo de métodos permite a generalização.
  • Informações de um número relativamente grande de participantes podem ser obtidas.
  • Fornece informações numéricas ou de qualificação para nossa pesquisa de mercado.
  • Com pesquisa quantitativa, cada um dos formuladores de políticas pode determinar as decisões sobre o que deve ser feito.
  • A abordagem quantitativa fornece números concretos, que são úteis para tomar decisões de negócios.

Análise SWOT como ferramenta para um planejamento de marketing.

Desvantagens da pesquisa quantitativa

  • Muitos tipos de informação são difíceis de obter, por exemplo, informações muito pessoais.
  • A informação obtida pode estar incompleta.
  • Muitas vezes, não há informações sobre fatores contextuais que ajudem a interpretar os resultados da pesquisa de mercado ou expliquem as variações no comportamento dos participantes.
  • Erros na análise podem levar a resultados errados que não atingirão o impacto desejado.

Você pode querer saber mais sobre: ​​Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

Planejamento de pesquisa qualitativa ou quantitativa

Compartilhamos alguns exemplos desse desafio que você pode enfrentar durante todas as fases do processo de sua pesquisa de mercado:

Se o seu cliente solicitar o uso de determinada metodologia específica para realizar uma pesquisa de mercado, qual método utilizar?Pesquisa qualitativa ou quantitativa? Você deve certificar-se de que esta solicitação é consistente com o problema que o cliente está tentando resolver, ou seja, que existe uma conexão com a metodologia a ser implementada.

Eu compartilho: Perguntas para uma pesquisa – Qual é a quantidade ideal?

Por exemplo, um banco pode dizer: “Os resultados mais recentes do nosso estudo de monitoramento de marca indicam que os clientes estão muito frustrados com nosso foco e não temos ideia do motivo. Vamos fazer uma pesquisa para descobrir. ”

Como o banco não tem uma hipótese sobre a causa do problema, avançar com essa solicitação pode levar ao desenvolvimento de uma pesquisa on-line.

Muitas perguntas abertas

Perguntas e respostas que são apenas suposições do problema, podem ou não coincidir com o modo como os clientes realmente pensam ou sentem.
Em vez disso, a pesquisa qualitativa pode ser usada para fornecer um histórico de conhecimento prévio sobre um problema específico, população e assim por diante. Finalmente, esse conhecimento pode ser usado para projetar uma ferramenta útil.

20 perguntas para uma pesquisa aos clientes.

Projeto de pesquisa qualitativa ou quantitativa

Por exemplo, em um estudo de desenvolvimento de produto, uma empresa de software pede que uma pergunta aberta seja adicionada a uma pesquisa: “O que o tornaria mais propenso a usar nosso software? O que você quer que o software faça que ele não pode fazer agora? ”

Se você não é engenheiro ou designer de software, certamente estará pensando que é uma questão um pouco difícil de responder para um entrevistado. Talvez em resposta a esse tipo de perguntas abertas você receba apenas um “não sei”, o que seria uma resposta inútil para sua pesquisa de mercado. O ideal seria ter algumas sugestões específicas que nos fazem melhorar nossa marca, produto ou serviço.

Seu projeto de pesquisa é muito importante. Faça as perguntas certas tanto na pesquisa qualitativa ou quantitativa para obter as informações necessárias e obter dados que serão úteis para sua investigação. Uma abordagem qualitativa pode permitir que os respondentes reajam a ideias em um nível mais conceitual, compartilhem conceitos ou reservem um tempo para refletir sobre suas próprias respostas. Mesmo que o cliente não seja um especialista no assunto em questão, ele pode ter boas ideias que poderiam ser muito utéis.

Aqui estão alguns elementos a considerar no Processo de pesquisa de mercado .

Análise e Relatório de pesquisa qualitativa ou quantitativa

Revendo os resultados de um fórum de discussão on-line, um cliente de uma cadeia de restaurantes examina os resultados e declara: “85% dos entrevistados responderam negativamente ao nosso novo prato, por isso precisamos removê-lo do nosso menu”.

Como os resultados dos estudos qualitativos nem sempre são estatisticamente significativos, usar as mesmas técnicas (ou seja, estatística descritiva e frequências) nem sempre é o melhor, pois implica um nível de precisão nos resultados que não é necessariamente exato.

Em vez de tentar quantificar os resultados em termos numéricos, os dados qualitativos devem ser considerados como uma opção mais apropriada em termos de temas gerais e padrões observáveis.

Pesquisa qualitativa ou quantitativa

Quando usar um método que inclua os dois tipos: pesquisa qualitativa ou quantitativa ?

  • Deseja validar ou corroborar os resultados obtidos de outros métodos.
  • Precisa usar um método para complementar outro. Por exemplo, quando pouco se sabe sobre um tópico e é necessário primeiro aprender quais variáveis ​​estudar através da pesquisa qualitativa, e depois analisar essas variáveis ​​com uma grande amostra de indivíduos que usam pesquisas quantitativas.
  • Quiser ter diferentes abordagens para sua pesquisa e esclarecer descobertas inesperadas e / ou possíveis contradições.
  • Desenvolver uma teoria sobre um fenômeno de interesse e então prová-lo. Em geral, a pesquisa qualitativa é mais apropriada para construir a teoria; enquanto a pesquisa quantitativa fornece uma maneira melhor de testar teorias.
  • Quiser generalizar os resultados da pesquisa qualitativa.

Você pode estar interessado em aprender mais sobre: Análise de tendência, definição e aplicação.

Conclusões dos usos das pesquisa qualitativa ou quantitativa

As abordagens de pesquisa qualitativa ou quantitativa de mercado permitem uma perspectiva diferente das situações ou fenômenos. Essas duas principais abordagens de pesquisa são altamente informativas, especialmente se usadas em conjunto. Cada abordagem tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, devemos estar cientes de qual método é o ideal para obter os resultados de que precisamos.

Temos a certeza de que a pesquisa qualitativa ou quantitativa e as opiniões mais significativas são obtidas escolhendo as abordagens que melhor se ajustam ao problema que o cliente está tentando resolver. No entanto, sendo uma empresa com escritórios no Brasil, não podemos dizer que somos igualmente imparciais quando a nossa seleção de futebol enfrenta um jogo.

Por fim, compartilho o seguinte artigo: Taxa de resposta – Dicas para melhorá-la em uma pesquisa.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.