A importância das pesquisas no plano de marketing

As Pesquisas auxiliam empresas a entender qual é a sua posição no mercado. Use pequisas para ser líder no seu ramo de atuação e referência para as demais companhias, vejamos o exemplo abaixo:

Use pesquisas para indicar a “saúde do marketing” do seu negócio

A marca do seu negócio é tudo o que você faz, tudo o que diz e tudo que representa. É nada mais, nada menos que a estratégia da sua organização.Por isso, é crucial saber como anda a sua marca.

Leia também: Qualidade  de dados e como melhorá-los.

O cenário na mina de carvão

Quando as velhas minas de carvão não possuíam sistemas de ventilação, os mineiros, muitas vezes, costumavam levar um canário em uma gaiola para as minas. Os canários são muito sensíveis ao metano e ao monóxido de carbono; o que os tornava ideais para detectar qualquer acumulação de gases perigosos.

Enquanto o canário cantava, os mineiros sabiam que o ar do ambiente estava normal. Um canário morto em um mina de carvão significava uma evacuação imediata.

Use pesquisa para négocio e marca

O mesmo acontece com o seu negócio e sua marca. É necessário fazer uma revisão de rotina para detectar vazamentos e erros em sua plataforma de marca, através da comprovação dos seus clientes., pois tudo conspira para fazer de seus clientes atuais e potenciais alvos em movimento constante.

“Pesquisas, público alvo, e outras formas de opinião dos seus clientes serão muito valiosas no momento que você formular novas maneiras de posicionar suas ofertas, diferenciar o seu negócio e se destacar em um mercado saturado.”

Veja também: Ações de marketing – como medir sua eficácia.

Utilize pesquisas para entender o seu cliente

Embora haja inúmeras e distintas maneiras de abordar o seu mercado alvo, e assim descobrir o que os outros estão pensando sobre o seu negócio; no final das contas o que você precisa entender são apenas três fundamentos:

  1. Reconhecimento (será que sabem que o seu negócio existe?)
  2. Compromisso (estão usando atualmente os seus produtos ou serviços?)
  3. Satisfação (estão felizes com as suas ofertas atuais e com as entregas?)

Ao começar com um exercício de estratégia de marca, geralmente, costumo começar com uma linha de perguntas baseadas no seguinte:

  • O que representa a [nome da empresa] para você?
  • Fale sobre a missão da [nome da empresa]?
  • Porque você é especial para [nome da empresa]?
  • Qual a maior vantagem que [nome da empresa] lhe oferece?
  • Quais são os principais pontos fortes da empresa?
  • Fale dos principais pontos fracos da [nome da empresa]?
  • Quais as necessidades atendidas pela [nome da empresa]?
  • Por que a sociedade precisa da [nome da empresa]?
  • Você confia na [nome da empresa]?

Através da implementação de uma pesquisa simples, você poderá chegar ao reconhecimento, compromisso e satisfação. Será capaz de fazer as correções necessárias para manter o seu negócio se comunicando; agindo para que seus clientes atuais e potenciais respondam.

Use pesquisa para colher opinião

Inclusive no momento de pedir suas opiniões, você trará valor ao participar e estabelecer uma relação com os clientes atuais e potenciai; desenvolvendo um diálogo com e conhecendo melhor seu mercado alvo.

Sobre o autor: Michael DiFrisco é a mente por trás da BrandXcellence e os músculos por trás do popular site How-To-Branding; que treina pequenas empresas através do processo de desenvolvimento de marca.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Leia também:

Como definir metas e objetivos em uma Pesquisa de Marketing

Questionários Online para Marketing: Muito Além da Pesquisa de Mercado!

Como utilizar um criador de questionário para coletar dados

A análise de tendências: saiba a importância de utilizá-la