Os profissionais de vendas sabem que aprender a vender nas redes sociais é uma oportunidade única para alavancar um negócio.
As redes sociais são uma excelente oportunidade para estabelecer contacto com clientes actuais e potenciais. Nunca antes a distância entre o vendedor e o comprador foi tão curta, permitindo às empresas fundir o mundo dos negócios diretamente com o dos clientes.
Quando a venda através das redes sociais é bem feita, é possível encurtar o ciclo de vendas, alimentando os contactos e aumentando as taxas de fecho em comparação com outras tácticas.
Técnicas para aprenderes a vender nas redes sociais
Em seguida, apresentamos algumas dicas para te ajudar a aprender a vender nas redes sociais.
Cria relações antes de vender
Ninguém gosta da ideia de que lhe vendam algo. É frequente os clientes sentirem-se aproveitados ou vítimas das capacidades e da manipulação de um vendedor. Mesmo que tenhas o melhor produto ou serviço do mundo, um vendedor deve construir uma relação com os potenciais clientes antes de efetuar uma venda.
Tem sempre em mente que as pessoas são inundadas com ofertas. Sê genuíno, sê uma pessoa real e dedica algum tempo a construir relações antes de tentares fazer uma venda.
Interage regularmente com os teus clientes
Esta é a técnica de venda mais importante nas redes sociais. Para venderes eficazmente, tens de interagir com os teus seguidores e estabelecer uma ligação regular com eles. Além disso, estas interações devem ser genuínas e não devem parecer forçadas ou como se estivesses a forçar a venda. Começa pequenas conversas e continua até que cheguem a uma conclusão natural.
Também é essencial acrescentar valor de forma consistente e tornar-se um recurso de confiança no teu sector. Oferece soluções, fornece informações relevantes, partilha histórias de sucesso, dá conselhos úteis ou fala sobre temas que têm em comum.
Serve antes de vender
A próxima dica sobre como vender nas redes sociais é mostrar ao cliente que és humano e estabelecer uma relação. As dicas de venda nas redes sociais são óptimas, mas os profissionais têm de fornecer valor antes de alguém confiar realmente no que está a ser dito. Só porque aceitaram ou mostraram algum interesse não significa que estejam a dizer “por favor, vende-me qualquer coisa”.
Servir antes de vender significa dar informações valiosas gratuitamente. Significa resolver problemas e oferecer soluções sem dinheiro. Se, quando vendes, pensas: “Como posso ajudar o cliente?” em vez de “o que é que lhe posso vender?”, significa que estás no caminho certo.
Dá ao cliente mais do que recebes
Se parece haver um padrão entre estas técnicas de venda social, é porque esta forma de pensar é a única maneira real de ter sucesso nas plataformas sociais.
Partilhar conteúdos e ideias é a essência das redes sociais e lembra-te sempre que tens de dar muito mais do que recebes para teres sucesso.
Faz com que a maioria das tuas publicações seja baseada em valores, com informações úteis destinadas a ajudar o teu público. Além disso, não te esqueças de passar um bom tempo a partilhar o conteúdo de outras pessoas e a deixar comentários úteis para os interessados.
Define horários para publicar o teu conteúdo
Todos os especialistas em vendas nas redes sociais devem ter um calendário de conteúdos a seguir para garantir que as informações corretas são publicadas de forma consistente e nos momentos certos.
Certos dias podem ser dedicados a temas específicos ou misturar as coisas durante a semana, mas certifica-te de que executas e és consistente com o tempo e a marca, para que os potenciais clientes saibam e se sintam confortáveis com o que está a ser promovido ou vendido.
Mantém-te sempre informado
Quando decidires comunicar com outra empresa através das redes sociais, reserva algum tempo para fazeres uma pesquisa prévia. Não deves tratar todas as contas com as quais te ligas de uma forma generalizada.
Mesmo que dediques cinco ou dez minutos a pesquisar a empresa e as suas necessidades, estarás à frente do jogo e serás capaz de comunicar de uma forma que é única para essa organização.
Não limites a comunicação a um único canal
Se estás ligado ao Facebook e interages com os utilizadores regularmente, não penses que não podes estar ligado a eles no LinkedIn ou no Twitter. As diferentes plataformas parecem ter sensações ou nuances diferentes, por isso, flui entre elas e liga-te ao maior número possível de utilizadores e no maior número possível de redes.
É possível que uma empresa pareça mais profissional no LinkedIn e mais divertida no Instagram. Aproveita a oportunidade para criar uma ligação que englobe uma variedade de pensamentos e emoções diferentes e é provável que tenhas mais sucesso na concretização dos teus objectivos.
Não negligencies os teus clientes actuais
Quando começas a procurar novas vendas e novas receitas, pode ser fácil negligenciar os clientes existentes nas redes sociais, mas isso seria um erro. Lembra-te de que é mais caro conquistar um novo cliente do que manter um já existente.
Se já te compraram uma vez, é provável que voltem a comprar-te, mas não tens de partir do princípio que o farão só porque as estatísticas o dizem, tens de agir também.
Para os clientes existentes, faz perguntas mais aprofundadas e dedica tempo a cultivar relações para que se sintam especiais. Consulta os seus perfis e biografias nas redes sociais para obteres o máximo de informação possível sobre eles e para os manteres envolvidos.
Actualiza os teus perfis
Uma das técnicas de venda social que até os especialistas tendem a perder é manter os perfis relevantes e actualizados. O que tens de fazer é tornar o teu perfil um local onde qualquer empresa ou potencial cliente possa visitar e descobrir toda a informação relevante para que tenha mais razões para querer criar ou continuar uma relação contigo.
As tuas redes devem ter um aspeto limpo e nítido, e deves ter meios de comunicação actualizados que reflictam as ofertas actuais e forneçam valor. Além disso, não deve ser complicado ou difícil entrar em contacto se alguém quiser contactar-te.
Lembra-te de que a tua imagem deve ter um aspeto profissional. As contas de empresas podem ter o teu logótipo como imagem de perfil, mas se utilizares uma imagem tua, certifica-te de que está de acordo com os valores da empresa e que pareces alguém com quem as pessoas querem fazer negócio.
Analisa os teus resultados e faz ajustes
Aprender com o que já experimentaste é uma excelente forma de poupar tempo e maximizar o ROI com as vendas nas redes sociais. Ao reunir informações e dados de esforços actuais e passados, torna-se óbvio o que funciona e o que não funciona e podes ajustar as mensagens e as plataformas em conformidade.
Todos os profissionais de marketing testam, acompanham e medem, por isso, se queres estar entre os melhores, isto também deve fazer parte da tua estratégia de venda social.
Estas dicas e técnicas sobre como vender nas redes sociais devem ajudar os profissionais de marketing de todos os sectores a aproveitar a influência e o poder destas ferramentas. A chave é a personalização, a persistência, a paciência e, claro, uma atitude positiva para fornecer soluções aos clientes.
Por último, gostaria de partilhar contigo informações sobre o dados das redes sociais e como podem ajudar-te na tomada de decisões.



