Calculadora do tamanho da amostra de respondentes

Você vai realizar uma pesquisa, porém tem dúvidas de quantas pessoas deveriam responder? Uma calculadora do tamanho da amostra ajuda a definir o número ideal de respondentes.  


 

Como funciona uma calculadora do tamanho da amostra?

Por trás da mágica, existe uma fórmula.

A gente entende que nem todo mundo gosta de fazer contas, por isso uma calculadora é melhor saída, pois além de prática, a margem de erro é muito menor. Mas, primeiramente, vamos entender como a calculadora do tamanho da amostra funciona.

 

fórmula usada na calculadora do tamanho da amostra

 

Calculadora para calcular o tamanho da amostra

 

Usar a calculadora do tamanho da amostra grátis da QuestionPro

 

O tamanho da amostra importa?

Sim! Muito. E o tamanho depende de alguns fatores:

1. Objetivo da pesquisa

Se você está realizando uma pesquisa, é para tomar uma grande decisão. Mas o que você precisa saber para essa tomada de decisão? Vamos ver alguns exemplos:

  • Tenho um e-commerce de produtos para pets e tenho vários projetos de investigação de mercado. Primeiramente, gostaria de saber quantos dos meus clientes têm gatos e quantos têm cachorros, quantos pets cada cliente tem e para qual das espécies eles compram mais brinquedos e acessórios.

Esse é o caso de uma pesquisa para coleta de dados quantitativos. Ou seja, o pesquisador precisa quantificar valores, baseando-se na informação obtida do maior número de pessoas possível.

  • Me dei conta que a maioria dos meus clientes são donos de cachorro, graças às pesquisas anteriores. Devido a essa informação, mudei o visual do meu e-commerce e adicionei novos produtos e artigos no blog mais relacionados a cachorros que gatos. Gostaria de saber se meus clientes gostaram da mudança e saber o que posso fazer para melhorar a experiência de compra deles.

Esse é um caso de pesquisa qualitativa, onde o pesquisador necessita coletar feedback mais complexos dos clientes. Provavelmente essa pesquisa irá conter perguntas net promoter score e perguntas abertas, onde os clientes poderão se expressar com liberdade.

 

Percebeu que no primeiro caso o número de respondente necessita ser maior que no segundo? A primeira pesquisa, seria uma contagem de dados simples e a segunda, uma análise mais detalhada de cada resposta.

Saber isso já o primeiro passo. Mas quantas pessoas exatamente um pesquisador precisa em sua amostra de respondentes? É aí que a calculadora de amostra entra em jogo.

Pesquisa quantitativa ou qualitativa? Qual aplicar?

 

2. Diversidade

Que tão diversa é a população de indivíduos ou grupos que você deseja investigar?

Se você criou uma pesquisa para um grupo de pessoas de características semelhantes, você pode contemplar o uso de uma amostra menor.

As pesquisas que exigem uma população mais diversa terão melhores resultados com um maior tamanho de amostra.

 

3. Precisão

A precisão dos resultados de sua pesquisa é uma prioridade? O tamanho e o tipo de público alvo que estamos abordando podem ser fatores significativos na precisão de uma pesquisa.

Por exemplo, se você estiver planejando usar os resultados obtidos para fazer um grande investimento ou tomar uma decisão que irá afetar a população em geral, a precisão da pesquisa é extremamente importante.

 

4. Taxa de resposta

Nem todo pesquisador se importa em criar uma pesquisa envolvente. E em outros casos, o tema da pesquisa realmente não ajuda os respondentes a finalizar a pesquisa.

Se você estima que poucas pessoas responderão até o final, é melhor você aplicar a pesquisa em uma amostragem maior como garantia.

Como aumentar a taxa de resposta de uma pesquisa?

 

5. Público alvo

Outro fator a ser considerado é o próprio público alvo.

Se a sua pesquisa foi projetada para um público específico e qualificado para fornecer respostas precisas, você não precisa de uma amostra grande. Porém, se sua pesquisa abrange toda uma população, a amostra deverá ser maior.

 

Calculadora do tamanho da amostra

Obter amostra de respondentes qualificada

 


 

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração