MaxDiff: uma das escalas de medição mais importantes

Durante muito tempo utilizamos escalas de medição para obter informações sobre o que os clientes consideram importante. Por isso, decidimos analisar as diferentes escalas e descobrimos que o MaxDiff é a mais importante para a análise de dados.

Escalas de medição como MaxDiff ou Scaling by Maximum Difference se pode avaliar a importância (ou preferência) de uma série de alternativas. É uma técnica em que os entrevistados são solicitados a fazer as melhores ou piores escolhas. Tem a vantagem de ser muito simples para o entrevistado, mas fornece informações extremamente ricas ao pesquisador. Recomendamos também a leitura de: O que é pesquisa documental?

Por que a escala de medição Max-Diff é importante?

MaxDiff ajuda a diminuir muitas das preocupações das escalas de pontuação. Principalmente quando os entrevistados sempre selecionam tudo como “importante”. As escalas comuns de medição, geralmente, têm falhas comparativas. Isto é, os usuários acham difícil descrever qual atributo é mais importante que outro.

A MaxDiff também é conhecida como a escala de Melhor – Pior. Ela evita que isso ocorra ao apresentar aos usuários um conjunto de atributos. Neste caso, eles precisam selecionar o mais importante e o menos importante de uma lista de 3 a 5 características. Neste tipo de escalas de medição, todos os atributos são exibidos ao usuário o mesmo número de vezes.

A teoria pressupõe que os consumidores comparam cada item  entre si para chegar a uma hierarquia do melhor para o pior. Se houver, por exemplo, três marcas de refrigerantes a se considerar, os consumidores podem dizer qual é o melhor e qual é o pior baseado em suas experiências e opiniões. Claro, isso significa que o consumidor não está apenas comparando o melhor com o pior. Mas, sim, cada item entre si. Se a marca A for melhor e a marca C for a pior, o consumidor também deve ter decidido que a marca A era melhor que a marca B, mas a marca C era pior que a marca B.

Veja também: O que são pesquisas de imagem de marca?

Vantagens da escala de medição MaxDiff

A MaxDiff é um tipo de análise que pode ser utilizada para testes de personalidade. Uma série de perguntas da MaxDiff é definida para apresentar um conjunto de opções a um entrevistado para selecionar a opção com a qual ele está mais e menos de acordo. Isto é feito em testes de personalidade, geralmente, é apresentado como “Isso parece mais comigo” e “Isso parece menos comigo”.

Com a finalidade de uma pesquisa de mercado, MaxDiff pode ser usada para reduzir as características que um cliente considera mais importantes em um produto. Por exemplo, um entrevistado pode apresentar uma lista de cinco recursos sobre um produto. Em seguida, precisa selecionar qual elemento é mais importante para ele e qual é o menos importante.

Isso pode ser feito com uma avaliação da marca para determinar quais aspectos da sua marca são aqueles que o cliente considera mais importantes ou menos importantes. 

As escalas de medição MaxDiff podem ser utilizadas para empregar a pesquisa de segmentação de mercado. Neste caso, ela vai obter as características exatas mais importantes do produto.

Você pode fazer com que seus entrevistados realizem naturalmente uma escolha e esclarecer algumas características importantes, em que a Importância Relativa da característica em casos onde as classificações médias da escala Likert poderiam ter qualificações muito semelhantes. Veja também: O que é marketing digital e importância para os negócios?

Tipo de pergunta MaxDiff

A estrutura de uma pesquisa MaxDiff é simples. Os entrevistados são apresentados um conjunto de itens e se solicitam escolher o que é mais importante e o que é menos importante.

Com o MaxDiff, os entrevistados recebem um conjunto (subconjunto) dos possíveis elementos do exercício. É solicitado que indiquem (entre esse subconjunto) os melhores e os piores itens (ou, o mais importante, etc.)

Embora a escala MaxDiff compartilhe muito coisa em comum com a análise conjunta, é mais fácil de usar (para o pesquisador, o entrevistador e o cliente final) e aplicável a uma variedade maior de situações para pesquisa. Embora não substitua a análise conjunta, ela oferece benefícios exclusivos para o estudo de produtos ou serviços com características complexas. Leia também: Ações de marketing – como medir sua eficácia

Formula MaxDiff

A regra ou equação a seguir é: 3K / k, onde: K é o número total de atributos e k é o número de atributos mostrados em cada tarefa. Se você estiver comparando 20 atributos e permite apenas 4 atributos por tarefa, você precisaria (3 * 20) / 4 = 15 tarefas.

Alguns sistemas que escolhem o MaxDiff, dentro de todas as escalas de medição. Eles utilizam esses dados para obter outros tipos de relatórios conhecidos em todo o mundo. Esses relatórios podem ser integrados, pois nos fornecem informações mais detalhadas sobre os diferentes segmentos.

Esse tipo de escala de medição oferece uma validação mais previsível e, acima de tudo, pode ser usada em qualquer lugar onde pesquisas de mercado possam ser conduzidas.

Você quer alcançar seu público alvo com uma mensagem importante sobre o que seu produto ou serviço oferece? Usar a escala MaxDiff pode ajudá-lo. MaxDiff fornece uma compreensão clara das preferências e prioridades do mercado.

Recomendamos também: Estratégias de marketing e suas ferramentas

Por que usar escalas de medição como o MaxDiff?

A pergunta da MaxDiff é fácil de entender. Por isso, crianças e adultos, com uma variedade de contextos educacionais e culturais, podem fornecer dados confiáveis. Já que os entrevistados tomam decisões em vez de expressar sua preferência usando alguma escala numérica. Não há oportunidade para erros nesse tipo de escala de medição.

Em resumo, o uso de escalas de medição em suas pesquisas on-line é bom. No entanto, você precisa saber exatamente o que precisa. Nesse caso, a escala MaxDiff é a melhor opção para saber o que seus clientes consideram mais importante. Veja também: Plataformas de pesquisa on-line e suas principais diferenças

Compreender MaxDiff pode tornar os resultados da pesquisa de mercado mais eficazes e melhorar a capacidade de investir nos recursos que terão maior impacto para os consumidores. Consulte nossos consultores sobre o uso do MaxDiff, essa escala faz parte das perguntas avançadas da plataforma do QuestionPro.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.