10 exemplos de perguntas para enquetes online

As enquetes são pesquisas de mercado rápidas e fáceis que medem o feedback e as opiniões dos respondentes para seus projetos de investigação de mercado. E para facilitar ainda mais o seu projeto, compartilharemos 10 exemplos de perguntas para enquetes online.


 

Como projetar uma enquete eficaz?

O passo mais fundamental para criar uma enquete efetiva é a seleção dos tipos de perguntas corretas.

As perguntas para enquetes, quando bem escolhidas, provém insights valiosos.

Uma boa pergunta incentiva os seguidores a responderem honestamente e também fornecem ao pesquisador, informações úteis sobre os entrevistados.

 

10 perguntas para enquetes online

1. Pergunta de seleção múltipla

As perguntas de múltipla escolha têm duas ou mais opções de resposta. A maioria das perguntas de múltipla escolha são limitadas a até 6 alternativas.

Com base em suas preferências, os respondentes podem selecionar a melhor entre as opções disponíveis. O público alvo pode ter um efeito significativo nos resultados da enquete. Certifique-se de considerar seu público ao criar suas perguntas de enquete.

 

perguntas para enquetes online

 

2. Pergunta dicotômica

Esse é o tipo mais comum de todas as perguntas para enquetes a serem feitas.

Ela oferece opções de resposta simples e direta: “sim” ou “não”.

Essas perguntas para enquetes ajudam a entender as opiniões mais essenciais de seus clientes sobre seus produtos ou serviços de forma direta e objetiva.

Você também pode usar este tipo de pergunta para filtrar os respondentes que qualificam para seguir respondendo a enquete.

 

perguntas para enquetes online

 

3. Pergunta NPS, ou net promoter score

Saber a possibilidade de um consumidor compartilhar sua marca é fundamental para determinar a satisfação do cliente.

A pergunta NPS mede a fidelidade à marca em uma escala de 0 a 10. Esta pergunta identifica os clientes promotores, detratores e passivos, perguntando se eles compartilharão sua experiência com sua empresa com seus familiares e amigos

 

perguntas para enquetes online

 

4. Pergunta da Escala de Likert

As perguntas da escala Likert medem o grau de concordância que os entrevistados têm com o assunto. Porém, por ser customizável, as utilidades desse tipo de pergunta são ilimitadas.

A escala pode conter um número ímpar de opções com um valor neutro intermediário ou então, um número par com opções extremas de acordo e desacordo em diferentes intensidades.

 

perguntas para enquetes online

 

5. Pergunta de classificação com caretas sorridentes (smiley face)

É uma pergunta usada para que os clientes classifiquem a empresa ou um produto de maneira mais informal e convidativa.

Por conter um caráter intuitivo, é um tipo de pergunta extremamente confiável porque os respondentes sabem automaticamente do que se trata e não se equivocam ao escolher a opção de resposta, ainda que não as tenha lido com atenção.

 

perguntas para enquetes online

 

6. Pergunta de soma constante

A pergunta de soma constante é um tipo de pergunta mais específico que ajuda a entender a importância de cada uma das opções de resposta.

O respondente pode atribuir peso a cada opção de resposta, dependendo de suas preferências.

 

perguntas para enquetes online

 

7. Pergunta demográfica

As perguntas para enquetes online desse tipo coletam informações particulares sobre um respondente, tais como idade, ocupação, renda ou etnia.

O tipo de pergunta demográfica fornece informações para ajudá-lo a dividir seu banco de dados de respondentes com base em seus antecedentes.

Os criadores da enquete podem usar esta lista de clientes segregada para conduzir melhores atividades de marketing de forma focada.

perguntas para enquetes online

 

8. Pergunta de seleção de imagem

Boas perguntas funcionam para melhorar a experiência do usuário.

As imagens são uma maneira fácil de apimentar as enquetes e captar a atenção de seus clientes.

A maioria das pessoas está mais disposta a responder às perguntas com respostas de imagem em vez de respostas de texto. O uso de imagens ajuda a aumentar suas taxas de resposta de suas enquetes.

perguntas para enquetes online

 

9. Pergunta de classificação arrasta e solta

Conhecer as prioridades dos clientes sobre vários produtos ou marcas pode proporcionar uma vantagem sobre a concorrência.

Ao utilizar perguntas de classificação arrasta e solta em sua enquete, você pode pedir aos entrevistados que classifiquem as opções com base em uma característica ou preferência.

perguntas para enquetes online

 

10. Pergunta de classificação com polegares para cima / para baixo

Esse tipo de pergunta é muito bem aceito pelos respondentes já que os mesmos se encontram extremamente familiarizados com o “joinha”, termo que ficou tão popular mundialmente como ferramenta do Facebook.

Além disso, é também uma das perguntas para enquetes mais simples e populares que há.

 

perguntas para enquetes online

 

 

3 dicas para escrever boas perguntas para enquetes

  1. Seja direto e faça perguntas de múltipla escolha: Perguntas de múltipla escolha dão ao respondente a chance de ver todas as opções, facilitando sua tarefa. Seja ousado e certifique-se de que está comunicando seu propósito.
  2. Fale a língua de seu respondente: Use a linguagem que mais se adequa ao seu tipo de público alvo. Além disso, comece com perguntas básicas e depois torne-as precisas aos poucos.
  3. Encontre o tamanho certo da amostra: A margem de erro diminui a medida que o tamanho da amostra é mais adequado. O tamanho varia com o assunto abordado, nem sempre um número muito grande é realmente o mais indicado. Na dúvida, utilize nossa calculadora de amostra para saber exatamente quantos respondentes sua enquete precisa.

 


 

Agora que você conhece alguns tipos de perguntas para enquetes, é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração