Dicas para aumentar a taxa de resposta das pesquisas

Aumentar a taxa de resposta das suas pesquisas não será uma tarefa difícil se você compreender quais fatores influenciam.

Alguns fatores que influenciam na taxa de resposta das pesquisas:

  • Fidelidade do cliente: seus entrevistados sentem uma conexão com sua marca? Os respondentes mais leais irão colaborar com o seu projeto e  as chances de responderem tudo até o final é muito maior.
  • Distribuição: você aplicará uma pesquisa online ou uma pesquisa em papel? Saiba que usar um software de pesquisa online é mais prático tanto para o respondente, quanto para o entrevistado e as pessoas buscam levar a praticidade do mundo digital para tudo o que fazem.
  • Prêmios e incentivo: já considerou dar prêmios para seus respondentes? Cartões de presente, descontos, etc., são um grande incentivo para responder uma pesquisa. Se o incentivo é monetário, o aumento da taxa de resposta alcança os 85%.
  • Marca: uma pesquisa que é distribuída por uma marca que é reconhecida pelo público obterá um número maior de respostas do que uma que vem de uma marca que não é conhecida. Portanto, é importante customizar a aparência da sua pesquisa online com a identidade visual da marca e logotipo.
  • Demográficos: devido a uma série de fatores de influência, algumas regiões têm mais probabilidade de obter respostas do que outras.
  • Público: se seu público é formado por pessoas familiarizadas com tecnologia, você terá uma taxa de resposta mais alta se decidir fazer suas pesquisas online, agora, se seu público é de aposentados, você deverá aplicar pesquisas offline de campo para obter um número elevado de respondentes.
  • Motivação: qual é o objetivo dessa pesquisa, afinal? É mais considerável responder uma pesquisa quando se sabe que medidas serão tomadas com as respostas coletadas.
  • Convite: enviar um convite de pesquisa personalizado demonstraram ter uma taxa de resposta 7,8% maior do que os pedidos de pesquisa não-personalizados (11%).
  • Lembrete: relembrar os respondentes da pesquisa alguns dias após o primeiro envio pode aumentar a resposta da pesquisa em 14% cada vez que um lembrete é enviado.
  • Tempo e tamanho: há uma queda da taxa de resposta de 17% em pesquisas com 12 perguntas. Pesquisas que exijam mais de 10 minutos para serem concluídas tem uma queda de 40%.
  • Prudência: perguntas muito pessoais e indiscretas apresentam uma queda de 80% na taxa de resposta da pesquisa.

 

O que é considerado uma boa taxa de resposta?

Cerca de 80%. Porém, esse padrão é quebrado quando olhamos para as diferenças entre a amostra de respondentes e suas motivações.

As pesquisas para medir o clima de trabalho, aplicada em funcionários de uma empresa, geralmente têm uma taxa de resposta superior a 35%. Isso porque são pesquisas mais focadas e com um objetivo muito bem definido.

Você conseguirá aumentar as taxas de resposta quando os respondentes estiverem motivados e a pesquisa for bem feita e aplicada na amostra de respondente correta.

Veja essas 5 dicas para determinar o tamanho da amostra mais apropriado.

 

Dicas para aumentar a taxa de resposta

1. Dirija-se diretamente ao seu público: considere uma variedade de fontes para potenciais respondentes. Além das listas de e-mail, por exemplo, postar pesquisas para grupos e comunidades web.

2. Personalizar os convites por e-mail: os convites personalizados por e-mail têm um recall de marca muito alto na mente de um respondente e resultam em uma taxa de resposta mais alta.

3. Informar previamente os entrevistados: uma boa taxa de resposta pode ser alcançada quando a pesquisa não surpreende os entrevistados potenciais.

4. Pesquisa incorporada no website: há uma chance maior de resposta quando um potencial respondente está em um website e uma pesquisa de avaliação aparece.

5. Dispositivos móveis: a pesquisa deve ser otimizada e executável em um celular ou tablet. Devido à facilidade de uso dos dispositivos móveis, esta plataforma aumenta a probabilidade de uma boa taxa de resposta às pesquisas.

6. Não pergunte o que você já sabe: fazer perguntas irrelevantes ou sem importância pode diluir a seriedade de uma pesquisa e fazer com que o respondente a abandone pensando que é uma perda de tempo. É importante também saber quais tipos de perguntas usar em sua pesquisa.

 

Veja esses 15 passos testados na prática para aumentar a taxa de resposta da sua pesquisa.

 

Expectativa de taxa de resposta

  • Pesquisas CATI ou pesquisas telefônicas: superior a 70% se o entrevistado conhecer o entrevistador.
  • Pesquisas NPS ou pesquisas Net Promoter Score: mais de 90% graças a facilidade que o entrevistado tem em dar uma resposta negativa ou positiva.
  • Pesquisas encorporadas em um website: mais de 80%. Estas pesquisas não são invasivas porque o respondente está interagindo com a marca, o que aumenta a probabilidade de resposta.
  • Pesquisas por e-mail: variam entre 20% e 30%, dependendo do valor da marca e do tempo necessário para responder às perguntas.
  • Pesquisas de campo: maior que 20%, embora a localização da pesquisa possa impactar o número de respostas completas, por exemplo, quando a pessoa a ser pesquisada não é encontrada. Porém, em alguns casos é a única maneira de aplicar uma pesquisa.
  • Pesquisas f2f: entre 20% e 55%, dependendo da confiança do entrevistado na pessoa ou marca que está aplicando a pesquisada.
  • Pesquisas B2B: varia de 23% a 32%. A taxa de resposta depende do tipo de pesquisa. Por exemplo, as pesquisas que medem a saúde dos relacionamentos têm uma taxa de resposta muito alta, enquanto as pesquisas que solicitam feedback sobre atualizações de produtos ou serviços geralmente não o fazem tão bem.
  • Pesquisas B2C: de 13% a 16%. A parte superior do espectro aqui é proveniente de pesquisas transacionais. A diferença entre as pesquisas B2B e B2C, entretanto, é o número de entrevistados potenciais. As pesquisas B2C têm um número exponencialmente maior de respostas.
  • Pesquisas de satisfação do cliente: normalmente atingem 33% dos índices de resposta à pesquisa, dependendo do valor que a marca tem para o entrevistado.
  • Avaliações 360º ou pesquisas de clima de trabalho: entre 30% e 40% e esse número aumenta quando essas pesquisas são aplicadas com frequência e medidas são tomadas.

 

Agora que você sabe como aumentar a taxa de resposta de suas pesquisas, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração