Vantagens de conduzir uma pesquisa F2F

Uma pesquisa F2F ou pesquisa presencial é um método de coleta de dados no qual a amostra do estudo está envolvida com o objetivo de conduzir a entrevista pessoalmente e observar o comportamento e as respostas dos participantes para obter mais informações. .

Esse método de coleta de dados é preferido por muitos pesquisadores, pois permite observar o contexto em que a população ou amostra do estudo é desenvolvida. E, assim, podem aprofundar a análise de suas respostas, por exemplo, ao realizar uma pesquisa de campo. .

Tipos de pesquisa F2F

Existem dois tipos de pesquisa F2F que podem ser realizados:

Pesquisas em espaços públicos: Uma das principais maneiras de obter respostas é através de pesquisas F2F em espaços abertos e com um grande fluxo.

A QuestionPro oferece a possibilidade de ativar uma pesquisa no modo quiosque; isto é, colocar um dispositivo móvel em locais estratégicos onde a investigação será realizada e interceptar pessoas para responder pessoalmente ao questionário.

Pesquisas porta a porta: Com esses tipos de pesquisas, as respostas são obtidas visitando a população mostrada casa por casa.

Graças a QuestionPro, por ter um aplicativo offline, você pode realizar esse tipo de pesquisa em locais remotos que não têm Internet. Os pesquisadores podem coletar dados da amostra do estudo e estes serão registrados na plataforma. Eles serão baixados quando o dispositivo móvel tiver uma conexão Wi-Fi.

Pesquisa realizada pessoalmente, para que serve?

Vantagens de conduzir uma pesquisa F2F

Entre as principais vantagens da realização de uma pesquisa F2F estão as seguintes:

1. Permite obter respostas precisas

Quando você faz uma pesquisa F2F, as pessoas não podem mentir sobre informações relacionadas à idade, sexo ou localização geográfica para receber um incentivo.

Além disso, os participantes adquirem um maior compromisso de participar. Isso permite ao pesquisador obter respostas mais detalhadas a partir da perspectiva de seu objeto de estudo.

Organize melhor sua pesquisa com os blocos de perguntas

2. É possível observar o comportamento dos participantes

A pesquisa F2F permite ao entrevistador observar em detalhes as respostas verbais e não verbais dos participantes. Isto é, ver seu comportamento, além de analisar suas respostas.

Ao realizar a entrevista presencial, é possível analisar a linguagem corporal, aspectos como o nível de desconforto ou entusiasmo ao responder às perguntas do questionário; o que permite ao entrevistador obter uma reflexão mais profunda da resposta analisando essas atitudes.

3. Aumenta a taxa de resposta 

Outra vantagem da aplicação de uma pesquisa F2F é que os pesquisadores podem obter um nível mais alto em sua taxa de resposta.

Os participantes do questionário sentem-se mais confiantes em responder às perguntas desta pesquisa, pois podem ver o entrevistador, verificar o processo e, algumas vezes, testar os produtos sobre os quais são questionados.

Questionários auto-administrados: aumente a taxa de resposta

4. Respostas a pesquisas mais longas são obtidas

Em uma pesquisa F2F, os pesquisadores podem acompanhar a entrevista e fazer com que os participantes se sintam focados no preenchimento do questionário. Sem nenhuma distração que possa surgir, porque eles não têm alguém para liderar o processo.

Além disso, é possível fazer perguntas com respostas longas para perguntas abertas, pois elas podem expressar suas respostas oralmente.

Veja também: Pesquisas online vs pesquisas em papel

Dicas para conduzir uma pesquisa F2F

Se você está prestes a realizar uma pesquisa F2F, temos algumas dicas que ajudarão você a alcançá-la de forma eficaz:

  • Considere o orçamento e o tempo que você investirá no processo. Apesar de ser um método eficaz em termos de qualidade dos dados, pode ser caro e levar muito tempo.
  • Seja gentil e interaja com os participantes antes de pesquisa-los. Você fará com que as pessoas se sintam confiantes e conversem com você.
  • Respeite o tempo dos participantes. Antes de iniciar a pesquisa, verifique se as pessoas têm tempo para responder e tornar o processo o mais ágil possível.
  • Crie uma conexão com os participantes. Se você quer respostas sinceras, precisa fazer com que os participantes se apaixonem pelo projeto e criem uma conexão sincera com você, dessa forma eles darão respostas honestas.
  • Use a ferramenta de coleta de dados apropriada. Se você fizer uma pesquisa F2F, use a melhor ferramenta de pesquisa on-line, que permita coletar todas as informações necessárias, mesmo sem ter acesso à Internet.

Software de pesquisa: 20 principais recursos que você deve considerar.

Importância de realizar uma pesquisa F2F

A realização de uma pesquisa presencial permite que os pesquisadores conheçam o contexto dos participantes; e possam aprofundar as respostas obtidas, analisando atitudes.

Esse método de coleta de dados geralmente é muito popular e, apesar dos custos e tempos envolvidos no processo, as respostas coletadas pelos pesquisadores geralmente são verdadeiras e específicas.

Se você estiver interessado em realizar uma pesquisa F2F e contar com pesquisas digitais para agilizar esse processo; agende uma demonstração on-line com nossos consultores.

Também recomendamos: Comunidades digitais, conheça o perfil de seus participantes

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram