Tipos de perguntas para uma pesquisa online

Neste artigo vamos te ensinar sobre os tipos de perguntas para uma pesquisa online e dar exemplos de como você pode usar cada tipo de pergunta para melhorar o engajamento em suas pesquisas.

Uma pergunta é uma frase que busca uma resposta para a coleta de informações, testes e pesquisas. Perguntas corretas produzem respostas precisas e ajudam na coleta de dados quantitativos e qualitativos acionáveis.

A arte de fazer as perguntas certas ajuda a obter insights profundos, tomar decisões informadas e desenvolver soluções eficazes. Para saber como fazer boas perguntas, entenda os tipos básicos de perguntas.

Há tipos de perguntas para pesquisa online que exige menor tempo de resposta que outras, assim como há outros tipos que exige menos atenção, ou menor grau de conhecimento sobre o tema.

Um questionário apenas com perguntas abertas, por exemplo, não pode conter muitas perguntas, caso contrário os entrevistados podem se cansar de responder e abandonar a pesquisa.

Por outro lado, se uma pergunta exige respostas de experiências mais pessoais, como questionário de reclamações onde o cliente quer contar do problema e da experiência e quer muito se sentir ouvido, se você somente coloca perguntas fechadas, pode fazer com que o respondente se sinta impotente e pouco importante por não poder se expressar com suas palavras.


 

30 tipos de perguntas para uma pesquisa que você encontra na QuestionPro

 

1. Pergunta dicotômica

A pergunta dicotômica é geralmente uma pergunta fechada “Sim/Não” e usada para validação básica. No exemplo abaixo, uma pergunta de sim ou não é usada para entender se a pessoa já usou sua loja on-line para fazer uma compra. Os respondentes que respondem “Sim” e “Não” serão agrupados em dois grupos. Então, você pode fazer perguntas diferentes a ambos os grupos.

 

pergunta dicotômica

 

2. Pergunta de múltipla escolha

As perguntas de múltipla escolha são um tipo de pergunta na qual os respondentes podem selecionar uma ou mais respostas de uma determinada lista de opções.

Normalmente, perguntas de seleção única são indicadas por botões de rádio, e perguntas de seleção múltipla são indicadas por caixas de seleção. Um exemplo de uma pergunta de múltipla escolha é um banco que gostaria de lançar um novo cartão de crédito e quer entender o uso dos comerciantes de pagamento:

 

pergunta múltipla escolha

Isto ajuda o banco a entender a preferência do comerciante de pagamentos e a usar isso em seu lançamento de novos produtos.

 

3. Pergunta de classificação (ranking)

Perguntas de ranking é um tipo de pergunta de classificação usadas para classificar algo em ordem de popularidade, de acordo com a preferência dos respondentes.

O outro tipo de pergunta de ordem de classificação é um tipo de pergunta de arrastar e soltar, onde o respondente pode reorganizar as opções com base na importância. Um exemplo de uma pergunta de ordem de classificação é uma loja de artigos esportivos que procura entender dos entrevistados sua escolha de esportes e a ordem em que eles os colocariam.

 

pergunta ranking

 

4. Pergunta de barra deslizante de texto

São tipos de perguntas para uma pesquisa em que se busca medir a direção e a intensidade das atitudes dos respondentes. Você também pode usar um deslizador de texto onde qualquer uma das extremidades da opção tem uma âncora para facilitar a leitura.

 

pergunta barra deslizamento texto

 

5. Pergunta de escala Likert

A Escala Likert é uma das ferramentas mais utilizadas pelos pesquisadores de mercado para avaliar as opiniões e atitudes de seu público alvo. Este tipo de pergunta é essencial para medir a opinião ou crença de um respondente em relação a um determinado assunto. A escala de opções de resposta é tipicamente uma escala de acordo de cinco, sete ou nove pontos usada para medir a concordância dos entrevistados com várias declarações. As escalas de Likert podem ser unipolares, indicando que um respondente deve pensar na presença ou ausência de qualidade. Ou podem ser bipolares, mencionando duas qualidades diferentes, e definindo a proporção relativa dessas qualidades. Por exemplo, se uma empresa de telecomunicações gostaria de entender o nível de satisfação do respondente com seus serviços, a pergunta que pode ser feita é:

 

pergunta escala likert

 

6. Pergunta de escala Diferencial Semântica

A escala diferencial semântica é um tipo de pergunta que pede às pessoas para classificar um produto, empresa, marca ou qualquer “entidade” dentro dos quadros de uma opção de classificação multi-ponto. As opções de resposta são gramaticalmente posicionadas de modo que os adjetivos opostos estejam cada um em cada extremidade. Por exemplo, se a associação nacional de saúde quiser coletar feedback sobre as apólices de seguro do governo do público em geral, a seguinte pergunta poderia ser administrada:

 

pergunta diferencial semântico

 

7. Pergunta de matriz multi-ponto

Esse tipo de pergunta é uma escala de classificação fechada com um único adjetivo (unipolar), desenvolvida para reunir as percepções dos respondentes sobre um determinado assunto ou evento. A pergunta da pesquisa compreende um número uniforme de opções de resposta sem um ponto neutro. Por exemplo, se uma companhia aérea quiser coletar feedback sobre múltiplos atributos da experiência de vôo de um respondente.

 

pergunta matriz multiponto

 

8. Pergunta de soma constante

A pergunta de soma constante também é um tipo de pergunta de ordem de classificação onde o respondente só pode selecionar opções em forma numéricas. Uma pergunta de soma constante permite aos respondentes inserir valores numéricos para um conjunto de variáveis, mas exige que eles somem um total pré-especificado. Cada entrada numérica é somada e pode ser exibida para o respondente. É um ótimo tipo de pergunta a ser usada ao fazer perguntas financeiras, relacionadas ao orçamento, ou perguntas baseadas em porcentagem. Um exemplo deste tipo de pergunta é a coleta de dados sobre como os respondentes alocam orçamentos mensais com base em sua renda.

 

pergunta soma constante

9. Pergunta aberta de caixa de comentário

Essas perguntas para uma pesquisa usada para coletar qualquer feedback ou sugestões que possam ser muito longas. São textos em formato aberto, de modo que o respondente possa responder com base em seu completo conhecimento, sentimentos e compreensão. Portanto, este tipo de pergunta é usado quando a organização que conduz o estudo gostaria de justificar uma seleção em uma pergunta anterior ou quando um feedback extenso é exigido do respondente.

 

pergunta aberta caixa de comentário

10. Pergunta aberta de texto

Uma pergunta de texto é semelhante a uma caixa de comentários, mas os dados a serem inseridos são geralmente regulamentados e requerem validação. Este tipo de pergunta tem três subtipos:

  • Texto de uma linha: Uma linha de texto pode ser inserida, por exemplo, o endereço da casa.
  • Caixa de texto numérica: Somente números podem ser digitados. O uso de outros caracteres irá lançar um erro – por exemplo, o número de telefone.
  • Endereço de e-mail: Insira o endereço de e-mail para posterior correspondência.

 

pergunta aberta texto simples

 

11. Pergunta sobre informações de contato

Este tipo de pergunta é uma pergunta aberta com várias linhas de texto indicadas com um título, e os caracteres textuais são regulados. Este tipo de pergunta coleta informações do respondente como nome completo, endereço, endereço de e-mail, número de telefone, idade e sexo.

 

pergunta informações do contato

12. Pergunta demográfica

A questão demográfica capta os dados demográficos de um conjunto populacional. Eles são usados para identificar idade, sexo, renda, raça, local geográfico de residência, número de filhos, etc. Por exemplo:

 

pergunta demografica

 

13. Pergunta de matriz

As perguntas de matriz são organizadas em formato de tabela com perguntas listadas à esquerda da tabela e as respostas ao topo.

Existem múltiplas variantes do tipo de pergunta da tabela matricial. As de única escolha usam botões de rádio para selecionar uma resposta e as perguntas de múltipla seleção usam botões de seleção para selecionar várias as respostas. Há também a matriz exibida em planilha e esse tipo de pergunta para pesquisa é usada para que o respondente insira um texto envés de selecionar um botão rádio ou caixa de seleção. Um exemplo disto é se uma organização quiser coletar feedback sobre atributos específicos onde a pergunta que pode ser feita é:

 

pergunta matriz
Pergunta matriz

 

pergunta matriz planilha
Pergunta matriz tipo planilha

 

14. Pergunta matriz lado-a-lado

Caso você tenha que organizar uma pesquisa para saber a importância e o nível de satisfação dos vários serviços oferecidos aos usuários, você pode usar a pergunta matriz lado a lado. Isso lhe dá a opção de definir várias opções de avaliação simultaneamente. A pergunta de matriz lado a lado facilita a identificação de seus pontos fortes e áreas de melhoria.

 

pergunta matriz lado a lado

 

15. Pergunta de classificação de estrelas

Esse é um tipo de pergunta para uma pesquisa que usa um número ímpar de estrelas para classificar atributos ou exibir sentimentos e emoções. Sendo de número ímpar, é possível contabilizar um ponto médio ou neutro em uma pesquisa de classificação. Quanto maior o número de estrelas, maior é a concordância com uma declaração. Este tipo de pergunta permite a coleta de uma classificação em várias linhas para um único tópico. Por exemplo, se uma marca de varejo quiser obter feedback sobre sua marca, pode usar uma pergunta de classificação de estrelas no seguinte formato:

 

pergunta de classificação de estrela

 

16. Pergunta Max Diff

A pergunta Max Diff é um tipo de pergunta onde os respondentes recebem um conjunto de atributos e são solicitados a indicar os melhores e os piores atributos. Só poderia haver uma de cada opção na resposta final. Por exemplo, se um banco quiser entender a preferência do comerciante de pagamentos, a pergunta pode ser feita no seguinte formato:

 

pergunta max diff

 

17. Pergunta com botão de compartilhamento em mídias sociais

Permite que você compartilhe críticas ou feedback para sites de mídia social como Facebook, Twitter, e Google +. É usado para criar uma vibração positiva sobre sua marca nas mídias sociais. Alternativamente, você pode abordar questões de satisfação do cliente e feedback negativo antes que eles sejam compartilhados.

pergunta push to social

 

18. Pergunta analógica visual

A pergunta de polegar para cima/ para baixo é uma pergunta de dois pontos onde os respondentes têm que indicar seus sentimentos ou opiniões com uma resposta positiva ou negativa. Um exemplo deste tipo de pergunta é a emoção de um respondente em relação à sua experiência na Starbucks.

 

pergunta polegar

 

Outro tipo de pergunta analógica visual é a de classificação smiley face que geralmente consiste em uma escala de 5 pontos indicada com um ponto neutro. Devido à natureza representativa visual da pergunta, a taxa de resposta para este tipo de pergunta é sempre maior. Um exemplo desta pergunta é uma marca de varejo que procura coletar feedback com a experiência de compra.

 

pergunta smiley face

 

19. Pergunta de imagem

A questão da imagem é usada para aumentar a taxa de resposta dos respondentes, pois permite que eles cliquem em imagens como opção de resposta a uma pergunta e isso se torna mais atrativo, já que não precisam ler muito. Por exemplo, para entender sobremesa favorita de um respondente, a pergunta pode ser administrada como:

 

pergunta imagem

 

20. Pergunta Net Promoter Score – NPS

Um Net Promoter Score (NPS) é um tipo de pergunta enviada aos clientes para obter um entendimento conciso de seu nível de satisfação com sua marca ou organização. Esta pergunta é imperativa para entender o nível de satisfação do cliente. A resposta a esta pergunta é medida em uma escala de 0 a 10. Ela proporciona uma visão simplificada, porém altamente eficaz, da popularidade da marca de uma organização e identifica promotores ou detratores de marca em potencial entre os clientes existentes. Os respondentes a esta pergunta são categorizados como:

  • Detratores: Quem deu uma pontuação entre 0 e 6.
  • Passivos: Quem deu uma pontuação entre 7 e 8.
  • Promotores: Quem deu uma pontuação entre 9 e 10.

 

pergunta nps

 

21. Pergunta Van Westendorp – sensibilidade ao preço

A questão da Van Westendorp é uma técnica para que os pesquisadores de mercado avaliem a percepção dos consumidores sobre o valor dos produtos ou serviços. Ela ajuda na compreensão do escopo para ajustar o preço e a oferta. Por exemplo, se um fabricante de produtos de software quiser saber o preço de um produto, a seguinte pergunta poderia ser feita:

 

pergunta van westerndop

22. Pergunta data/hora

O tipo de pergunta de data/hora permite que você colete informações de data/hora preenchidas por um respondente de forma consistente. Por exemplo, perguntas relacionadas com a data de nascimento podem ser respondidas usando esta pergunta.

 

pergunta data/hora

 

23. Pergunta CAPTCHA

São tipos de perguntas para pesquisa que necessita limitar as respostas falsas em uma pesquisa ou coleta de dados por programas de computador automatizados.

 

pergunta recaptcha

24. Pergunta do calendário

A pergunta do calendário permite que o respondente insira uma data e hora no formato do calendário. Por exemplo, para inserir a data de nascimento.

 

pergunta calendário

 

25. Pergunta mapas interativos

Perguntas interativas de mapa permitem que um respondente clique em um local, pairando sobre ele ou clicando em um mapa interativo. Quando o respondente rola sobre o mapa, uma seleção pode ser feita com base no pop-up no ponto de flutuação. Por exemplo, se for solicitado a um respondente o estado ou cidade de nascimento, ele pode pairar sobre o mapa para selecionar o local correto.

 

pergunta mapa

 

26. Pergunta dados de referência

Esta pergunta pode ser usada para validar CEP contra os que estão nos bancos de dados de um determinado país. Por exemplo, se os respondentes preencherem seu CEP e precisarem verificar se ele está correto conforme o CEP padrão do Brasil, eles podem usar este tipo de pergunta.

pergunta cep

 

27. Pergunta tabela de pesquisa

O tipo de pergunta de tabela de pesquisa oferece informações pré-definidas sistematicamente. É uma mistura de caixa de texto editável de uma linha e drop-down. Este tipo de pergunta é usado quando há muitas opções, e a escolha correta é exibida quando o respondente começa a digitar.

 

pergunta lookup

 

28. Pergunta localizador de lojas

Este tipo de pergunta ajuda a localizar uma loja próxima em uma região para fins comerciais dentro da proximidade de um endereço ou área.

 

pergunta localizador loja

 

29. Pergunta TubePulse

Este tipo de pergunta permite que o respondente forneça feedback ou se entregue a uma discussão sobre um tópico específico. O tema estimulante é retratado com um vídeo. Por exemplo, se uma organização quiser coletar feedback sobre uma experiência de compra, o feedback pode ser obtido através de um vídeo:

pergunta tubepulse

 

30. Pergunta de análise hotspot

Uma pergunta de análise hotspot, também conhecida como teste de imagem de hotspot, é usada nas pesquisas para coletar o feedback da pesquisa sobre as imagens. Ela consiste em uma imagem na qual os entrevistados precisam escolher se gostam ou não de uma área específica nela. Não há respostas corretas ou incorretas para a pergunta de análise de hotspots. Os pesquisadores usam a pergunta do hotspot para saber qual parte da imagem é mais popular entre os respondentes e atraente para eles.

 

pergunta hotspot

 


 

E muito mais…

Esses são 30 exemplos de perguntas para uma pesquisa online que o software da QuestionPro oferece, existem mais tipos de perguntas. Além disso, as perguntas podem ser configuradas e você ainda pode adicionar lógicas específicas. Ou seja, as opções são infinitas com a QuestionPro!

Leia também esse artigo mais detalhado sobre o tipo de pergunta de Análise Conjunta (Conjoint Analysis).

 

E se você ainda não tem os respondentes para sua pesquisa, consiga-os aqui!

 

Veja 20 exemplos de perguntas para usar em suas pesquisas.

 


Agora que você conhece os tipos de perguntas para uma pesquisa, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração