Tipos de perguntas para uma pesquisa

Para fazer perguntas bem elaboradas e evitar um questionário de perguntas de difícil compreensão, é necessário antes de mais nada entender o tipo certo de perguntas para uma pesquisa online.

Escolher corretamente o tipo de pergunta que irá usar em sua pesquisa online evita que os entrevistados se sintam perdidos e desmotivados a continuar respondendo a pesquisa.

Neste artigo vamos te ensinar sobre os tipos de perguntas para uma pesquisa online e dar exemplos de como você pode usar cada tipo de pergunta para melhorar o engajamento em suas pesquisas.

Saiba mais sobre o Aplicativo de pesquisas offline da QuestionPro

Tipos de perguntas para uma pesquisa

  • Perguntas abertas – As perguntas abertas é um tipo de pergunta que proporciona autoridade ao respondente, já que ele poderá se expressar com suas próprias palavras e compartilhar sua experiência de forma pessoal.

Por outro lado as perguntas abertas podem deixar a análise da pesquisa um pouco menos concisa e prática, por isso é muito importante ter uma boa estratégia e conhecer bem os tipos de perguntas para uma pesquisa para criar perguntas certas que irão proporcionar os dados que você busca.

As perguntas podem ser respondidas através de caixa de comentários, linha única, pedido de informação de contato e outras.

  • Perguntas fechadas – As perguntas fechadas são o tipo de perguntas para pesquisa mais comum e na plataforma da QuestionPro, por exemplo, há uma infinidade de modelos de perguntas fechadas. As perguntas fechadas proporcionam mais facilmente os dados desejados, já que forçam os respondentes e escolher uma ou mais das respostas determinadas por você.

As perguntas fechadas podem permitir respostas únicas ou múltiplas. Também podem ser de classificação por estrelas, smile, barra deslizante, polegares para baixo/cima, classificação geográfica, matriz, etc.

  • Resposta múltipla – perguntas para uma pesquisa com respostas múltiplas geralmente usam a caixa de resposta quadrada, que indicar que você pode marcar mais de uma opção que a primeira não será invalidada.

Você pode usar este tipo de pergunta para pesquisa para descobrir quais marcas de celular uma pessoa já usou, por exemplo, já que provavelmente será mais de uma.

  • Resposta única – A resposta única faz com que o respondente pense um pouco mais na resposta do que nas perguntas de múltipla escolha.

Você pode usar este tipo de pergunta para pesquisas de opinião como top of mind, por exemplo, ou pesquisa eleitoral.

Pesquisa de opinião: entenda tudo e saiba como aplicar para seu negócio.

  • Escala – Perguntas para uma pesquisa por escala podem ser classificadas por números ou símbolos e serve para mensurar a experiência do cliente em algum aspecto.

As perguntas de pesquisa por escala abrangem pesquisa NPS, escala Likert, classificação por estrela, classificação por barra deslizante, etc.

Você pode usar este tipo de pergunta para uma pesquisa para medir a avaliação em restaurantes, por exemplo, para que o cliente dê uma nota para o prato que acabou de comer.

  • Dados – As perguntas para uma pesquisa que solicitam dados de contato podem ter o objetivo de concluir uma pesquisa ou apenas gerar um cadastro.

Você pode usar este tipo de pergunta para pesquisa online em seu site para que seus clientes se cadastrem e você receba dados demográficos do seu público.

Exemplo dos tipos de perguntas para uma pesquisa citados:

Antes de realizar os seus estudos, certifique-se de seus objetivos com relação à pesquisa; reconhecer o que você precisa e o que você pretende alcançar vai te manter centrado no objetivo final e nas decisões estratégicas que você terá que tomar.

Conhecer bem os tipos de perguntas para questionários irá te ajudar a evitar perguntas inadequadas ou fora do seu propósito evitando também que os respondentes se sintam perdidos e abandonem a pesquisa.

tipos de perguntas para uma pesquisa online

Saiba como desenvolver perguntas para pesquisas que lhe ajudem na tomada de boas decisões

O tempo e praticidade da pesquisa também é importante

Há tipos de perguntas para pesquisa online que exige menor tempo de resposta que outras, assim como há outros tipos que exige menos atenção, ou menor grau de conhecimento sobre o tema.

Um questionário apenas com perguntas abertas, por exemplo, não pode conter muitas perguntas, caso contrário os entrevistados podem se cansar de responder e abandonar a pesquisa.

Por outro lado, se uma pergunta exige respostas de experiências mais pessoais, como questionário de reclamações onde o cliente quer contar do problema e da experiência e quer muito se sentir ouvido, se você somente coloca perguntas fechadas, pode fazer com que o respondente se sinta impotente e pouco importante por não poder se expressar com suas palavras.

É importante durante a criação da pesquisa analisar se as respostas exigem dos respondentes um esforço maior que o necessário.

Saiba como definir um problema de pesquisa.

O software de pesquisas da QuestionPro é um dos mais completos do mercado e atende do mais simples ao mais completo projeto. Se você tem algum projeto de pesquisa entre em contato conosco.

QuestionPro: melhor plataforma de pesquisa pela Universidade do Tennessee

Questionpro: uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.