Pergunta Matriz – Escalas para avaliações

O uso da pergunta matriz é comumente visto em muitas pesquisas online. Junto com as perguntas de seleção única e de texto/comentários, é uma pergunta fácil de programar e de fácil compreensão para responder.


Pergunta Matriz – o que é?

A pergunta Matriz é um tipo de pergunta muito versátil para lhe ajudar a fazer uma pesquisas. Ela permite que você mescle ou junte alguns tipos de perguntas em uma só. Se você estiver familiarizado com a pergunta matriz, já sabe que pode ter várias linhas de itens com opções de respostas. É possível também selecionar somente um, muitos ou a opção tipo planilha para que os usuários respondam.

Com a pergunta matriz você mantém as linhas, mas também pode ter várias opções de tipos de respostas em colunas. Estas incluem um menu drop-down, selecione uma, caixas de texto (texto ou números).

Exemplos de perguntas matrizes:

Leia também: O que é Escala Likert? Como Utiliza-la?


Pergunta matriz e seu uso

Digamos que você está querendo saber os momentos em que alguém estará disponível para uma reunião. Simplesmente poderia configurar uma pergunta utilizando a matriz para dar mais opções para essa pessoa responder; pedindo aos entrevistados para que selecionem os dias de trabalho que são mais convenientes para eles. Após isso, que insiram os horários que estarão disponíveis no dia que selecionar. 

Digamos que você deseja saber o nível de satisfação de alguém com um conjunto de produtos e com que frequência usa tais produtos. Este é um caso perfeito para usar a pergunta Matriz Flexível.

Matriz – Escala para avaliação

Através da escala de avaliação você pode atribuir pesos a cada opção de resposta da matriz flexível e ter a soma ponderada automaticamente na análise da pesquisa.

matriz flexível

Dois pontos de dados por linha em uma simples pergunta!


5 vantagens de usar a pergunta matriz

  1. Facilidade na criação – facilita a criação da pesquisa, já que várias perguntas possuem a mesma referência de avaliação.
  2. Maior taxa de conclusão – Os respondentes conseguem responder à pesquisa com mais facilidade porque já conhecem a referência de avaliação, o único que muda é o tema, sendo assim dificilmente não irão concluir a pesquisa.
  3. Dados mais flexíveis – As respostas geralmente possuem flexões entre “extremamente positiva” e  “extremamente negativa”, assim você pode avaliar melhor o grau de contentamento e descontentamento de seu público com seu produto ou serviço.
  4. Análise automática – As perguntas com matriz flexível possui análise fácil, já que seus resultados são totalmente automatizados, assim você pode concentrar seus esforços para analisar as decisões estratégicas a serem tomadas.
  5. Popular nas plataformas de pesquisa – Dificilmente um software de pesquisa não terá esta ferramenta disponível, porém existem outros benefícios e funcionalidades que você deve levar em conta na hora de contratar um serviço de pesquisa.

Experiência de uso do entrevistado

Matriz Flexível, melhora a experiência do usuário com sua pesquisa, ela lhe permite vários pontos de dados em uma simples pergunta!

Com isso, tanto você, como o seu entrevistado tem ganho de tempo e agilidade para responder às questões.

Faça uma pesquisa com Pergunta Matriz gratuitamente com a QuestionPro

A plataforma de pesquisa da QuestionPro é multilíngue e fornece suporte e cursos profissionais em português sem nenhum custo adicional. Temos planos com ótimo custo benefício e também planos gratuitos que atendem do mais simples ao mais complexo projeto de pesquisa.

 


Leia também:

20 perguntas para uma pesquisa aos clientes

Satisfação do Cliente, Saiba Como Controlar os Resultados

Conselhos para análises de dados de uma pesquisa quantitativa

Pesquisa quantitativa e suas análises na prática

Growth Hacking: Técnicas e chaves para crescer rapidamente

 


Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram