Como fazer uma pesquisa?

Antes de descobrir como fazer uma pesquisa, é importante saber que através de uma pesquisa, você obtém dados para quantificar, medir e analisar os respondentes para criar um plano de ação ou relatório original, além de ser uma ferramenta muito boa para receber o feedback dos participantes

As melhores pesquisas são fáceis de criar, fáceis de realizar e fáceis de aprender. Vê uma tendência?


 

7 passos para o sucesso: como fazer uma pesquisa

1. Escolha sua plataforma de pesquisa

Nem todos os provedores de pesquisa on-line oferecem a mesma variedade de tipos de perguntas, ferramentas ou serviços de pesquisa. A QuestionPro fornece produtos e serviços para ajudá-lo em todo o processo de pesquisa com estratégias, criação de pesquisas, relatórios e análises. Independentemente do seu setor ou disciplina, você deseja uma plataforma que o ajude a atingir as metas gerais de pesquisa.

2. Considere um modelo de pesquisa

Não reinvente a roda se não for necessário. Da mesma forma, se você quiser saber como fazer uma boa pesquisa, dê uma olhada em alguns modelos de sucesso. Um modelo fornecerá uma base sólida para formatar sua pesquisa e apresentar as perguntas apropriadas específicas para suas metas de pesquisa. Alguns modelos de pesquisa incluem o envolvimento dos funcionários, a voz do cliente e a eficácia da publicidade. Estes são alguns dos modelos personalizáveis ​​que o QuestionPro oferece.

leia mais sobre Tipos de modelos de pesquisa

 

3. Não pule a introdução

Escreva uma breve introdução à sua pesquisa. Use isso para comunicar o processo, as metas e as diretrizes aos participantes da pesquisa. É uma excelente oportunidade para mencionar se sua pesquisa é anônima e se você oferece incentivos aos respondentes. Embora uma introdução forneça aos participantes as informações necessárias para contribuir com sua pesquisa, esse é um passo que as pessoas costumam ignorar.

 

4. Escreva perguntas intencionais

Antes de clicar em “Adicionar pergunta”, tenha um mapa do feedback que você deseja coletar e o que você solicitará para obtê-lo. Não se apresse antes que o prazo de lançamento chegue para explorar os tipos de perguntas disponíveis, para que você possa tirar o máximo proveito de cada consulta. Escolha suas palavras com cuidado e escreva perguntas claras e concisas, além de questões realistas e relacionáveis ​​que contribuirão para sua pesquisa. 

 

5. Organize a lista de respondentes

A escolha da plataforma, modelo e perguntas certos é essencial para os pesquisadores que desejam aprender a fazer um questionário de pesquisa que reúna os resultados de que precisam. Mas você sabia que escolher seus respondentes é tão importante? Envie sua pesquisa para os respondentes com base em sua consulta de pesquisa e nas variáveis ​​que você deseja observar. A seleção dessa lista é fácil para alguns cenários, como como realizar uma pesquisa de opinião com seus clientes, e complicada para outros, como tendências de marketing quando você está tentando discernir seu mercado-alvo.

Descubra como conseguir respondentes qualificados.

 

6. Revise cuidadosamente

Antes de agendar a implantação de sua pesquisa, revise cada elemento e pergunta. Existem erros de digitação que tornarão a experiência confusa? Suas perguntas com lógica aplicadas levam a consultas de acompanhamento relevantes? Pequenos erros e orientações incorretas podem distrair os participantes e, às vezes, prejudicar a qualidade dos seus dados. Separe algum tempo para garantir a qualidade.

7. Tenha um plano para seus dados

As pesquisas fornecem feedback em primeira mão oportuno de pessoas reais. Não deixe que a análise de dados fique parado enquanto você descobre como medir ou analisar os feedbacks. Planeje sua metodologia de pesquisa com antecedência, para que, assim que as pesquisas forem enviadas, você possa tomar medidas imediatamente. É especialmente crucial se os participantes aguardarem atualizações ou melhorias com base em seus comentários. Depois de colocar muito bom trabalho em sua pesquisa – você deseja aproveitar ao máximo os resultados.


 

Agora que você já sabe como fazer uma pesquisa, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração