Guia completo: pesquisa análise conjunta

A pesquisa de análise conjunta é um método avançado de análise de investigação de mercado que tenta entender como as pessoas fazem escolhas complexas.

Fazemos escolhas que exigem trade-offs todos os dias com tanta frequência que nem percebemos. Mesmo para decisões simples, como escolher um detergente no mercado.

Inconscientemente, uma pessoa pode ser mais sensível ao preço, enquanto outra é mais focada em recursos. Compreender quais elementos os consumidores consideram importantes e quais são triviais são o objetivo principal da análise conjunta.

 

 

As pesquisas de classificação tradicionais não podem atribuir um valor aos diferentes atributos que compõem um produto. A análise conjunta, por outro lado, é capaz de filtrar as escolhas dos entrevistados para determinar o raciocínio dessas escolhas.

A análise desses dados permite que você entenda como funciona a mente do seu público-alvo e veja o que eles mais valorizam.

Muitas empresas evitam a análise conjunta por causa de seu design e metodologia aparentemente complexos. Mas a verdade é que você pode usar esse método facilmente, graças a softwares amigáveis ​​como o da QuestionPro. Nossa plataforma apresenta uma ferramenta de análise conjunta detalhada, porém simples de usar.

Uma pesquisa de Análise Conjunta permite que as empresas analisem matematicamente o comportamento do consumidor tomem decisões com base em informações reais dos dados do cliente. Isso permite que eles atendam melhor às necessidades dos consumidores e desenvolvam estratégias de negócios que fornecem uma vantagem competitiva. Para atender aos desejos dos clientes de maneira lucrativa, as empresas precisam entender completamente quais aspectos de seus produtos e serviços são mais valorizados pelo cliente.

A análise conjunta é considerada o melhor método de pesquisa para determinar os valores do cliente. Consiste em criar, distribuir e analisar pesquisas entre clientes com o objetivo de modelar suas decisões de compra com base na análise de respostas.

 

Exemplo de uma pesquisa análise conjunta

A pergunta de análise conjunta apresenta um conjunto de cenários possíveis para os consumidores e pede que eles tomem uma decisão sobre qual escolheriam. Cada conceito é composto por um conjunto de atributos (cor, tamanho, preço) que são detalhados por um conjunto de níveis (azul, verde, 24″, $10, e $30).

Essa ação se repetirá algumas vezes para que os padrões de escolha do respondente possam ser identificados ao serem comparados com várias escolhas da mesma pessoa.

Vamos supor um cenário em que uma loja precisa determinar quais televisores são os mais populares para que tenham em estoque para uma promoção de black friday:

 

 

É mostrado várias opções de forma aleatória dos produtos e recursos. As respostas escolhidas pelos respondentes dão ao software a capacidade de calcular os valores subjacentes.

Por exemplo, o programa pode determinar qual é o tamanho preferido e quanto eles pagariam pela marca preferida.

As principais ferramentas de análise incluem modelagem de variações hipotéticas, previsão, segmentação e aplicação de análises de custo-benefício.

Os dados coletados serão exibidos na primeira página de maneira generalizada. Porém, existem outras formas de análises disponíveis na plataforma da QuestionPro para um estudo mais avançado e detalhado.

 

Principais termos de uma pesquisa análise conjunta

Atributos (recursos): os recursos do produto que estão sendo avaliados pela análise. Exemplos: marca, tamanho, cor e duração da bateria.

Níveis: as especificações de cada atributo. Exemplos: Marcas: Samsung, Dell, Apple e Asus.

Tarefa: o número de vezes que o entrevistado deve fazer uma escolha. O exemplo mostra uma pesquisa com 4 tarefas

Conceito ou perfil: o produto ou oferta hipotética. Este é um conjunto de atributos com diferentes níveis que são exibidos em cada contagem de tarefas. Geralmente, há pelo menos dois para escolher.

Importância relativa: Também conhecido como “importância dos atributos”, descreve quais dos vários atributos de um produto / serviço são mais ou menos importantes ao tomar uma decisão de compra. Exemplo: marca 35%, preço 30%, tamanho 15%, duração da bateria 15% e cor 5%.

Valores de peça / utilidade: Valor de peça, ou valores de utilidade, é o peso que um nível de atributo tem para um respondente. Os fatores individuais que levam ao valor geral de um produto para os consumidores valem parte. Exemplo: Samsung – 0.11, Dell 0.10, Apple 0.17 e Asus -0.16.

Perfis: descubra o melhor produto com o maior valor de utilidade. À primeira vista, a QuestionPro permite comparar todas as combinações possíveis de perfis de produtos classificados por valor de utilidade para criar o produto ou serviço que o mercado deseja.

Simulação de participação de mercado: Um dos aspectos mais exclusivos e fascinantes da análise conjunta é o simulador conjunto. Isso permite que você “preveja” a escolha do consumidor para novos produtos e conceitos que ainda não existem. Meça o ganho ou a perda de participação de mercado com base em alterações nos produtos existentes em determinado mercado.

Marca Premium: Quanto mais um cliente pagará por uma televisão Samsung versus uma televisão LG? Atribuir preço como um atributo e vincular isso a um atributo de marca retorna um modelo para uma distribuição de $ por utilitário. Isso é alavancado para calcular o valor real em dólar em relação a qualquer atributo. Quando a análise é feita em relação à marca, você coloca um preço em sua marca.

Elasticidade do preço e curva de demanda: A elasticidade do preço refere-se à demanda agregada de um produto e ao formato da curva de demanda. Calculamos isso plotando a demanda (contagem de frequência / resposta total) em diferentes níveis de preço.

 

Tipos de Análise Conjunta

1 – Análise conjunta baseada em escolha (CBC)

Esse tipo de análise conjunta é a mais popular, porque pede aos consumidores que imitem o comportamento de compra no mercado real: quais produtos eles escolheriam, dados determinados critérios de preço e características.

Por exemplo, cada produto ou serviço possui um conjunto específico de caracteres fictícios. Alguns desses caracteres podem ser semelhantes entre si ou então diferentes. Por exemplo, você pode apresentar a seus entrevistados a seguinte opção:

Item 1

  • tela 6.7″ Quad HD Super AMOLED
  • processador Qualcomm Snapdragon 855
  • 6GB RAM, 128GB de memória
  • câmera dual traseira (12MP+16MP)
  • bateria 4,000 mAh com carregador 30w

Item 2 

  • tela 6.7″ Quad HD AMOLED
  • processador Qualcomm Snapdragon 855
  • 6GB RAM, 128GB de memória
  • câmera tripla traseira (48MP+8MP+16MP)
  • baterias 2800mAh e 3700mAh

 

2- Análise conjunta adaptativa (ACA)

Esse tipo de análise conjunta é usado com mais frequência em cenários em que o número de atributos / recursos excede o que pode ser feito em um cenário baseado em escolha.

O ACA é excelente para pesquisa de design e segmentação de produtos, mas não para determinar o preço ideal.

Por exemplo, a análise conjunta adaptativa é uma tarefa de comparação de pares escalonados, na qual os entrevistados da pesquisa são solicitados a avaliar suas preferências relativas entre um conjunto de atributos.  Cada par é então avaliado em uma escala de pontos pré-definida.

Qual é o melhor momento para executar uma pesquisa análise conjunta?

Se você precisar entrar na mente de seus clientes para entender por que eles compram, pergunte a si mesmo o que espera obter de suas ideias.

O melhor momento pode ser:

  • Lançamento de um novo produto ou serviço no mercado
  • Embalagem de produtos ou serviços existentes no mercado
  • Para conhecer melhor seus clientes e o que eles valorizam em seus produtos
  • Obtenção de insights acionáveis ​​para aumentar a vantagem competitiva da sua marca
  • Determinação de um preço em sua marca VS marcas concorrentes
  • Renovação da estrutura de preços

 

Software para pesquisa análise conjunta QuestionPro

A oferta de Análise Conjunta da QuestionPro inclui as seguintes ferramentas:

  1. Assistente de criação de tarefas conjuntas: interface baseada em assistente para criar tarefas conjuntas com base na simples entrada de recursos (atributos), como preço e níveis para cada um dos recursos.

  2. Parâmetros de projeto conjunto: ajuste seu design, escolhendo o número de tarefas, o número de perfis por tarefa e a opção “Não aplicável”.

  3. Cálculo de utilitários: calcula automaticamente os utilitários.

  4. Importância relativa: calcula automaticamente a importância relativa dos atributos (com base nos utilitários)

  5. Cruzamento / segmentação e filtragem: filtre os dados com base em critérios e execute cálculos de importância relativa.

 

conjoint analysis “QuestionPro foi capaz de nos fornecer uma ferramenta que atendeu a todas as nossas exigências. Não só é uma ferramenta fácil de entender e usar, como também sempre houve suporte disponível quando tínhamos dúvidas sobre como usar efetivamente as diversas características.”

conjoint analysis “A ferramenta de análise conjunta da QuestionPro é um modelo simples, porém completo para a realização de estudos de análise conjunta a nível populacional.”

 

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração