Pesquisas Qualitativas, o que é e como fazer?

Pesquisas qualitativas servem para ajudar a revelar o comportamento e a percepção de um público-alvo em relação a um tópico específico. Pesquisas quantitativas são normalmente usadas em casos onde  você necessita validar estatisticamente uma hipótese sem necessariamente entender as motivações por trás de cada resposta de seus entrevistados.

A pesquisa qualitativa tem como principal objetivo entender o comportamento do consumidor, ao invés de mensurar / medir e existem diversas ferramentas online como a QuestionPro. que lhe ajudam com estes estudos de maneira rápida e económica.


O que são Pesquisas Qualitativas?

Pesquisas qualitativas sāo métodos de pesquisas de mercado que se concentram na obtenção de dados por meio de comunicação aberta e conversacional. Esse método não apenas investiga o “o que” as pessoas pensam, mas também investiga o “por que” elas pensam assim. O método de pesquisa qualitativa permite aprofundar as opiniões e pensamentos dos entrevistados com base em suas respostas. Na pesquisa qualitativa, o entrevistador tenta entender a motivação e os sentimentos do entrevistado. Por isso, estas pesquisas não apresentam conclusões em números exatos e a é um tipo de pesquisa para descobrir as motivações de um grupo, compreender comportamentos e tendências, identificar hipótese de um problema e investigar as expectativas e opiniões de sua amostra.


Como fazer Pesquisas Qualitativas?

Existem diferentes tipos de métodos de pesquisa qualitativa, como uma entrevista aprofundada, grupos focais, análise de conteúdo, estudos de caso, etc. Aqui estão 5 maneiras de fazer pesquisa qualitativa:

Pesquisas Qualitativas
5 tipos de pesquisas qualitativas

Entrevista cara a cara

Entrevistas cara a cara são um dos métodos de pesquisas qualitativas mais comuns. Esta é uma entrevista pessoal individual com um entrevistado. Esse é um método puramente de conversação e convida os entrevistados a oferecer mais detalhes sobre o tópico específico.

Uma das vantagens desse método é que ele oferece uma excelente oportunidade para coletar dados precisos sobre o que as pessoas acreditam e também ajuda os pesquisadores a saber quais são as motivações dos entrevistados.

Se o pesquisador tiver muita experiência em fazer as perguntas certas, ele ou ela certamente poderá obter dados altamente significativos do entrevistado. Se um pesquisador precisar de mais pesquisas, ele deve fazer apenas as perguntas necessárias para ajudá-lo a obter essas informações.

Essas entrevistas podem ser realizadas pessoalmente ou por telefone e geralmente duram de meia hora a duas horas (elas podem até durar um pouco mais). Quando a entrevista é realizada pessoalmente, obtém-se melhores resultados, uma vez que o pesquisador tem a vantagem de poder também ler a linguagem corporal dos entrevistados e relacioná-la às suas respostas.

Grupos focais (focus group)

Esse é um dos métodos de pesquisa qualitativa que também é amplamente utilizado para coleta de dados. Um grupo de foco ou grupo de foco geralmente inclui um número limitado de respondentes (6 a 10) dentro de seu mercado-alvo.

O principal objetivo do grupo de foco é encontrar respostas para as perguntas de por que e como. Uma das vantagens dos grupos focais é que você não precisa necessariamente interagir com o grupo pessoalmente.

Atualmente, os grupos focais podem ser realizados on-line e, graças a isso, os dados podem ser coletados e as respostas podem ser obtidas com o clique de um botão.

Os grupos focais são um método caro em comparação com outros métodos de pesquisa qualitativa. Esse método geralmente é usado para obter informações sobre algum processo complexo. Este método é realmente útil quando se trata de fazer um estudo de mercado com base em novos produtos ou serviços.

Pesquisa etnográfica

A pesquisa etnográfica é o método mais profundo de observação e se concentra no estudo das pessoas em seu ambiente natural.

Esse método requer que os pesquisadores se adaptem aos ambientes do público-alvo, que pode ser uma organização, uma cidade etc. Neste método de pesquisa qualitativa, eles podem ter problemas diferentes, graças a restrições geográficas.

Este projeto de pesquisa tem como objetivo entender as culturas, seus desafios e motivações nos ambientes em que ocorrem. Vale ressaltar que a pesquisa etnográfica pode durar de dias a anos, já que envolve observação aprofundada e coleta de dados nessa base.

Esse método é realmente desafiador, pois consome muito tempo e conta com a experiência do pesquisador para poder analisar, observar e inferir os dados.

Análise de conteúdo

Outra maneira de fazer uma pesquisa qualitativa é analisar a vida social decodificando palavras e imagens de um pedaço de um documento ou de alguma forma semelhante, como filme, música etc.

Nesse método, o pesquisador observa o contexto em que as imagens, o texto ou a melodia são usados ​​e, em seguida, tenta extrair informações. Na última década, a análise de conteúdo concentrou-se mais nas plataformas de mídia social e outras plataformas online. 

Os pesquisadores levam em consideração as atividades das redes sociais e seguem o padrão relacionado ao tópico de estudo. É basicamente assim que os dados são coletados nos tempos modernos.

O objetivo da análise de conteúdo é identificar características importantes do conteúdo sob investigação e apresentá-lo de maneira simplificada, para que ele possa ser entendido e obter informações que possam favorecer uma organização. Eu recomendo que você aprenda mais sobre análise de sentimentos. 

Veja também sobre Dados Qualitativos em pesquisas online.

Investigação de caso de estudo

O método de pesquisa do estudo de caso evoluiu nos últimos anos, hoje foi desenvolvido como um método qualitativo de pesquisa valiosa.

Este tipo de método de pesquisa é usado em várias áreas, por exemplo, em educação, ciências sociais e similares. Esse método pode parecer difícil de operar, no entanto, é uma das maneiras mais fáceis de realizar pesquisas.

Saber fazer pesquisa qualitativa tem grandes vantagens, mas é importante conhecer também as diferenças básicas nos métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa. Estes diferem em:

  • Seus objetivos analíticos
  • Tipos de perguntas
  • Tipos de instrumentos de coleta de dados
  • Dados que eles produzem
  • Grau de flexibilidade
ATRIBUTOS PESQUISA QUALITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA
Objetivos analíticos Este método se concentra em descrever as experiências e crenças de um indivíduo. O método de pesquisa quantitativa se concentra na descrição das características de uma população
Tipos de perguntas Perguntas abertas Perguntas fechadas
Coleta de dados – instrumentos Métodos semiestruturados, como entrevistas presenciais, grupos focais e observação dos participantes. Métodos altamente estruturados, como pesquisas e questionários
Dados coletados Dados desciptivos Dados numéricos
Grau de confiabilidade As respostas dos participantes afetam as perguntas que o pesquisador deve fazer. As respostas dos participantes não influenciam ou determinam as perguntas que o pesquisador deve fazer.

Exemplo de Pesquisas Qualitativas

Tomemos o exemplo do proprietário de uma livraria que está procurando maneiras de melhorar suas vendas e alcance do cliente. Ele entrevistou pessoas que eram clientes fiéis da livraria e fez perguntas relacionadas por meio de uma entrevista, e estas foram respondidas por eles.

Ao final da entrevista, o pesquisador percebeu que os livros em sua loja eram adequados para adultos e que não havia opções suficientes para crianças e adolescentes.

Ao conduzir essa pesquisa qualitativa de mercado, o proprietário da livraria ficou ciente das deficiências e sentimentos dos leitores e, com essa pesquisa, o proprietário da livraria agora pode ter livros baseados em diferentes faixas etárias e pode melhore suas vendas e alcance do cliente.

Este exemplo pode servir de base para ver os benefícios de saber fazer pesquisas qualitativas. 

Dicas de perguntas abertas para este exemplo citado
O que lhe faz comprar nossos livros?
Alguma vez deixou de comprar nossos produtos? Explique o que não encontrou
Quais são os produtos que você gostaria de encontrar em nossa loja?
Se houvesse mais opções de livros, quais você gostaria de ver em nossas prateleiras?

Como escrever perguntas para pesquisas qualitativas?


Características de Pesquisas Qualitativas

  1. Métodos de pesquisa qualitativa geralmente coletam dados sob demanda. Os dados são obtidos basicamente em tempo real e raramente é necessário remover os participantes das localizações geográficas onde devem coletar informações.
  2. Pesquisadores qualitativos geralmente coletam várias formas de dados, e esses dados são obtidos de métodos diferentes, em vez de depender apenas de uma fonte de dados. Esse tipo de método de pesquisa trabalha para resolver problemas complexos, concentrando-se na obtenção de dados significativos e transformá-los em algo que é fácil para todos lerem e entenderem.
  3. Por ser um método mais comunicativo, as pessoas confiam mais no pesquisador e é por isso que as informações obtidas são geralmente mais sinceras e menos adulteradas.

Conte com a QuestionPro para criar suas pesquisas qualitativas!

Crie seu acesso grátis ou, obtenha uma demonstração virtual gratuíta


Veja também:

  • Plataforma de Comunidades Online: Crie uma comunidade online para suas pesquisas de mercado, colete informações em tempo real como moderador de tarefas e tome as melhores decisões para seu negócio.
  • Focus groups, como inovar nesta técnica de pesquisa qualitativa? Seu uso frequente é geralmente dado pela simplicidade desta técnica que nos permite conhecer rapidamente o que nossos clientes pensam sobre o assunto de estudo em questão.
  • O que é observação qualitativa? A observação qualitativa concentra-se nos cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. É basicamente, isso não inclui medidas de números, mas de características.