Perguntas abertas: conheça o que opina seu entrevistado

Para saber o que se entrevistado opina sobre determiando assunto, é necessário realizar perguntas abertas na sua pesquisa. Geralmente nas pesquisas, encontramos mais perguntas fechadas e existem apenas algumas opções de resposta. E, talvez, não haja a opção que o entrevistado concorde tendo que decidir por uma das opções existentes.

Há alguns respondentes que, ao perguntar se gostam da cor preta ou branca, preferem dizer que gosta de cinza. Se perguntarmos por quê? Talvez nos respondam que é uma combinação das duas cores. 

Por isso, antes de criar uma pesquisa é importante planejar a maneira que faremos nossas perguntas. 

Respostas curtas e longas em perguntas abertas

O tamanho da resposta de uma pergunta aberta, muitas vezes está relacioando o que se questiona.  Como por exemplo, o nome de uma marca, uma cidade de destino, a escolha de ingrediente para uma comida, etc. Obviamente, as respostas serão mais abrangentes quando buscamos uma opinião sobre determinado assunto em algum painel online. Também quando pedimos alguma opinião sobre a nossa pergunta da pesquisa. É importante saber que as respostas podem variar de acordo com a personalidade do entrevistado.

Perguntas-Abertas-1

As perguntas abertas nos dá detalhes de como pensam nossos entrevistados. Pois, com esse tipo de pergunta há uma maior oportunidade de expressão em uma resposta. Existe também uma maior abertura para que eles tomem suas próprias decisões, porque nós não  damos opções para que respondam. Portanto, os dados que obtemos são mais detalhosos. Não esquece que é necessário utilizar a metodologia de pesquisa correta para a análise da informação. Conheça também: Como escolher a metodologia ideal entre pesquisa qualitativa ou quantitativa

Perguntas abertas para uma maior análise dos resultados

A desvantagem desse tipo de perguntas é a análise de dados, na qual pode haver grande quantidade de categorias, padrões de dados,  frequência de respostas que levam tempo para ser analisadas. O mais conveniente é que não haja grande quantidade de categorias ou tê-las agrupadas de acordo com a variedade das possíveis respostas.

Também é importante levar em consideração que cada pergunta vai render uma informação além de uma simples resposta. Desse modo, é necessário analisar pergunta por pergunta de maneira individual e classificar as respostas na categoria correspondente.. Veja também: Como utilizar um criador de questionário para coletar dados

As perguntas abertas e fechadas se complementam

As perguntas abertas são um apoio para uma pesquisa de mercado, já que fornecem dados para entender o que opinam nossos entrevistados. Podemos usá-las para esclarecer as atitudes ou o que motiva uma pessoa a agir de uma determinada maneira. Mas, o que está por trás de todos esses padrões de comportamento? As perguntas abertas e fechadas complementam uma a outra. Por isso, podemos fazer perguntas fechadas em nossa pesquisa e usar o outro tipo de pergunta aberta para conhecer alguns detalhes que precisamos para completar a nossa investigação.

No caso de uma pesquisa realizada pessoalmente, temos a vantagem de ver o entrevistado. Neste caso, podemos perceber e ouvir seu ponto de vista, reações, etc. Saiba mais em: Pesquisa realizada pessoalmente, para que serve?

Devemos considerar o espaço na caixa de texto que deixaremos para que respondam. Lembre-se que estamos buscando obter um ponto de vista e, muitas vezes, a resposta que nos darão dependerá do tamanho da caixa de texto.

Você sabe o que é pergunta por classificação “Smiley”?

Se trata da pergunta que tem como alternativa de respostas as expressões faciais, que vão de muito insatisfeito com uma carinha triste até o muito satisfeito com uma carinha super sorridente; como vemos no exemplo abaixo:

 

Perguntas abertas
Exemplo de pergunta com modelo de resposta feita com expressões faciais.

Há algumas pesquisas que têm contagem de palavras que serve como um guia para saber quantos mais caracteres os entrevistados têm para responder. Para eles, ajuda a definir um limite de palavras que usar. Por isso, é importanre considerar o objetivo de resposta antes que os entrevistados nos respondam a fim de definir o tamanho da caixa de texto ou o número de caracteres da resposta.

Outras opções são colocadas nas questões abertas. Elas podem ser escritas na terceira pessoa, para dar mais confiança ou liberdade aos entrevistados. Veja também: Perguntas para uma pesquisa – Qual é a quantidade ideal?

O que você prefere: perguntas abertas ou fechadas? O importante é que os pesquisadores possam obter os dados de acordo com perspectiva do objeto de estudo desejada.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

20 perguntas para uma pesquisa aos clientes

Como medir a qualidade das respostas de uma pesquisa?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.