7 dicas de perguntas para pesquisa online

Um bom projeto de pesquisa depende de 2 fatores importantes: boas perguntas e uma amostra de respondentes adequada. Simples assim. Sem mais delongas, compartilho com você 7 dicas para considerar ao formular as perguntas e alguns exemplos. Vamos lá?

Se mesmo depois desse artigo você ainda não se sentir preparado para formular suas perguntas, saiba que a QuestionPro conta com modelos prontos de pesquisa para facilitar o seu projeto! A plataforma possui mais de 250 modelos de pesquisa que atendem do mais simples ao mais complexo projeto.


 

7 dicas para criar boas perguntas para pesquisa online

  1. Defina o objetivo de sua pesquisa – O objetivo de pesquisa é importante para direcionar todas as outras etapas e decisões ao criar uma pesquisa. Dentro do objetivo de pesquisa você pode determinar também o prazo de aplicação da pesquisa.
  2. Pense no tipo de pergunta – Após definido o objetivo de seu projeto, você já pode começar a pensar no tipo de perguntas para pesquisa. Caso você queira dados demográficos ou quantitativos você pode utilizar perguntas fechadas, já se deseja saber sobre sentimentos e opiniões de seu público você pode utilizar perguntas abertas, por exemplo, já que assim os respondentes poderão expressar sua opinião de forma mais pessoal.
  3. Utilize uma linguagem popular – Uma linguagem compreensível deixará o respondente mais confortável para se expressar, utilize palavras estratégicas que possam impulsionar a ação de responder. Por outro lado, uma linguagem muito formal ou difícil pode fazer com que o respondente não entenda ou até se sinta inferior e abandone a pesquisa.
  4. Faça uma pesquisa fácil – Responda sua pesquisa algumas vezes e distribua à sua equipe para que também respondam e avaliem o nível de esforço. Uma pesquisa com muitas perguntas abertas, por exemplo, pode ser muito cansativa, pois exige do respondente um esforço maior, sendo assim é recomendável que caso necessite utilizar perguntas abertas, mescle a pesquisa com perguntas fechadas e abertas, para que o respondente tenha um descanso e não abandone a pesquisa. Teste sua pesquisa também em diferentes dispositivos para se assegurar de que as perguntas de pesquisa funcionam bem em todos os aparelhos.
  5. Não faça perguntas tendenciosas – Crie perguntas totalmente neutras que não induza à determinadas respostas. Organize as opções de resposta de forma adequada para que o respondente  não seja induzido a escolher determinada opção. A pesquisa eleitoral, por exemplo, possui métodos de aleatorização de respostas para não induzir de forma alguma os eleitores.
  6. Dê opções de resposta representativas – As opções de respostas disponíveis deve representar as possíveis opiniões de seu público, caso não seja possível disponibilizar todas as opções prováveis de resposta, você pode disponibilizar a opção “outro” e adicionar uma lógica de comentário, para que a pessoa descreva sua opinião, assim todos estarão representados. As elaboração das respostas para pesquisa é tão importante quanto as perguntas para uma pesquisa.
  7. Seja criativo e grato com seu público – Adicione lógicas de pesquisa interativas ou crie um design interessante e convidativo, desta forma os respondentes terão mais interesse em colaborar e participar da enquete. Crie uma frase de agradecimento personalizada de acordo com o tema de sua pesquisa para que seus respondentes se sintam importantes e motivados a responder suas posteriores pesquisas.

Lembre-se que as perguntas de pesquisa devem ser destinadas a coletar informações que o ajudarão a tomar decisões e devem estar sempre de acordo com seu objetivo de pesquisa.

 

pesquisa online

 

Perguntas para pesquisa qualitativa X pesquisa quantitativa

O tipo de pergunta para pesquisa que você irá usar, depende da finalidade da sua pesquisa e dos resultados que deseja obter.

Se você deseja obter mais opiniões do que dados, você pode usar perguntas qualitativas ou perguntas abertas. A maior vantagem da pergunta aberta é a profundidade e riqueza de detalhes das informações obtidas, por outro lado, o maior desafio, é que em uma pesquisa qualitativa é necessário um esforço maior na análise dos resultados.

As perguntas quantitativas são práticas e simplificadas desde a criação, respostas e análise, por isso são as mais usadas. Na análise quantitativa os dados são automatizados em sua totalidade.

Analise muito bem e escolha estrategicamente o tipo de pergunta para pesquisa que você irá usar e certifique-se de que o tipo de pergunta para pesquisa escolhido irá proporcionar os dados desejados.

Não sabe bem qual usar? Conheça melhor a diferença entre perguntas qualitativas e quantitativas.

Em alguns casos você poderá combinar as pesquisas qualitativas e quantitativas. Saiba como!

 

Exemplos de perguntas para pesquisa online

Já sabemos que quando se trata de elaborar perguntas para pesquisa é importante considerar o tipo de perguntas que você irá utilizar.

Pergunta dicotômica (quantitativa)

Este formato permite ao entrevistado selecionar apenas uma opção de resposta, geralmente “sim” ou “não”. Este formato é altamente eficaz em termos de preenchimento da pesquisa, uma vez que não requer qualquer forma de resposta adicional. A orientação da opção de resposta pode ser organizada verticalmente ou horizontalmente, conforme sua preferência.

Perguntas de seleção múltipla (quantitativa)

Este tipo de pergunta para pesquisa de múltipla escolha também permite selecionar múltiplas respostas em cada perguntas, caso mais de uma opção te represente. Utilize as caixas de seleção caso queira que seus participantes escolham mais de uma resposta.

Pergunta de menu suspenso (quantitativa)

No tipo de pergunta de menu suspenso as respostas ficam “escondidas” e somente ao clicar na primeira opção é que se abre a lista de respostas disponíveis. Este tipo de pergunta para pesquisa ajuda a deixar o visual da pesquisa mais limpo e dá a sensação de que a pesquisa é mais curta.

Perguntas de texto aberto (qualitativa)

As perguntas de pesquisa de texto aberto, como a imagem abaixo, permite que o respondente use suas próprias palavras para expressar como se sentem.

 

perguntas para pesquisa

 

Perguntas de texto de linha única  (ambos)

O texto de uma linha é ideal para respostas curtas ou para obtenção de dados.

Endereço de email (ambos)

Este formato de pergunta para uma pesquisa é usado apenas para coletar endereços de e-mail que posteriormente pode ser usado como lead ou mesmo base de dados. Também pode ser útil para enviar um agradecimento ao email pela pessoa ter respondido a pesquisa.

Pergunta de matriz ou informações para contato (ambos)

A matriz dá aos participantes a oportunidade de inserir seus próprios dados. Estes dados podem ser usados para traçar perfis ou para manter informações pessoais na base de dados

Dessa forma, considerar todos os detalhes e analisar estratégias ao construir as perguntas para uma pesquisa irá garantir que você obtenha melhores resultados.

Veja nesse artigo mais de 20 tipos de perguntas para pesquisa que a QuestionPro oferece em sua plataforma.

 

O que NÃO fazer ao projetar perguntas para pesquisa

  • Não prolongue muito suas perguntas para pesquisa, seja direto e conciso a fim de obter um bom nível de conclusão de pesquisa.
  • Não induza determinadas respostas e não seja contraditório nas perguntas.
  • Não crie perguntas para pesquisa complexas para que seus respondentes não abandonem sua pesquisa.

 

Pesquisa aos clientes

 


 

Agora que você já sabe como criar boas perguntas para pesquisa, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar!

Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração