20 perguntas para uma pesquisa aos clientes

Perguntas para pesquisa às vezes pode ser um trabalho árduo para encontrar as mais apropriadas.

Assim como receber comentários dos nossos clientes. E precisamente saber qual o tipo de informação a ser coletada e quais perguntas fazer. Certamente você já ficou surpreso no momento em que precisa criar perguntas para pesquisa. Ou ate já entrou em pânico quando teve que estar prestes a clicar no botão “Criar uma pesquisa” ou quando teve que escolher a opção “Nova pesquisa” para começar do zero.

De todo modo, claro que você nem sempre tem que criar uma pesquisa a partir do zero, existem muitos modelos on-line que criamos levando em consideração a opinião dos clientes e que podem ajudá-lo a criar perguntas para pesquisa, dependendo do assunto ou tipo de indústria .

Mas se isso não é o que você tinha em mente. E você quer algo diferente, mas você não sabe por onde começar, nem o que pedir. Eu recomendo que você continue lendo esse artigo.

Veja também: Aplicativo de pesquisa e seus usos

Como escrever perguntas para pesquisa?

Do mesmo modo, você deve conhecer o objetivo da pesquisa e os objetivos a serem cumpridos. Também precisa ter a ideia muito clara para que você possa traduzir suas perguntas para pesquisa corretamente.

Tenha sempre em mente os planos que você tem para que as informações sejam coletadas. Mas você não poderá ter um julgamento claro sobre se as perguntas feitas estão corretas. Lembre-se que as perguntas devem ser destinadas a coletar informações que o ajudarão a tomar decisões.

Use um idioma que seja compreensível. Uma linguagem muito especializada ou técnica pode confundir o público em geral. As palavras certas podem impulsionar a ação. O idioma utilizado deve estar de acordo com o seu público. Escrever perguntas para uma pesquisa de estudantes não é o mesmo que para médicos oncológicos.

Cada pergunta deve ter um propósito. Se assim for, o entrevistado não lhe dará uma resposta que o servirá, pois o entrevistado considerará desnecessário responder.

Lembre-se em perguntas para pesquisa:

Questões qualitativas requerem um maior esforço e um grau de reflexão por parte do entrevistado. E isso pode fazer com que uma pesquisa leve mais tempo para responder.

Como as perguntas, as respostas têm um ótimo valor, então, assegure-se de incluir todas as opções que você considere necessárias. Se você não tiver certeza, é melhor incluir a opção de “outro” na sua lista. Dando assim ao entrevistado a oportunidade de não escolher obrigatoriamente algumas das opções que você apresenta. Todas as informações importantes devem ser incluídas para que o entrevistado decida a resposta que ele ou ela considera correta. E para que forneça o feedback que necessitamos.

Não se esqueça de que certos tipos de perguntas não são adequados para responder. Por exemplo através de um telefone celular. Por isso tenha certeza de todos esses fatores ao elaborar as perguntas para uma pesquisa.

Experimente em perguntas para pesquisa:

Experimente a sua pesquisa. E não queremos dizer apenas que você a aplique com um grupo pequeno antes de distribuí-la. Para que possa ver se as perguntas são compreensíveis ou não. Também é importante testá-lo em diferentes tipos de dispositivos móveis para garantir que ele seja exibido corretamente e os usuários tenham uma boa experiência de usuário ao responderem em tais dispositivos. É melhor identificar um problema durante um teste do que depois de ter publicado a pesquisa.

O uso da lógica nas perguntas para pesquisa ajuda você a dar ordem à sua pesquisa. E evita que os entrevistados tenham que responder a perguntas que não correspondem ou interessem a ele. As lógicas tornam mais fácil a pesquisa. E faz com que elas sejam mais curtas. Dessa forma os entrevistados recebem questões da pesquisa que são realmente relevantes para eles. E para que você obtenha melhores dados.

Tenha em mente que as questões levantadas em uma questionário podem influenciar a forma como as pessoas pensam sobre a questões subsequentes. Então a ordem que você dá é outro elemento essencial. Recomenda-se ir do geral para o particular.

Saiba mais sobre: Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

Portanto, tenha em conta que escrever perguntas para pesquisa é uma fase crucial da sua pesquisa de mercado, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Você deve prestar atenção às metas e objetivos do seu projeto, questões de segurança da informação da sua pesquisa, erros que você pode derivar, por exemplo, a fadiga ou a falta de memória do entrevistado, etc.

Leia também: Como desenvolver perguntas para pesquisas que lhe ajudem na tomada de boas decisões

Questões qualitativas ou quantitativas, qual delas usar em perguntas para pesquisa?

Ou seja, isso dependerá da finalidade da sua pesquisa e dos resultados que deseja obter. Se você quiser saber mais opiniões do que ter dados, você pode usar perguntas qualitativas usando perguntas abertas, mas você precisará realizar uma análise mais profunda dos resultados.

Por exemplo, questões quantitativas são projetadas para não solicitar opiniões, ter opções de resposta limitadas e são mais fáceis de medir. Ambos podem ser úteis, mas é importante escolher cuidadosamente entre cada um para obter o resultado desejado. Perguntas para uma pesquisa – Qual é a quantidade ideal?

Exemplo de uma pergunta quantitativa e qualitativa

Perguntas qualitativa e quantitativas

Aprenda como fazer uma pesquisa aos clientes com a QuestionPro

O que você não deve fazer ao projetar suas perguntas para pesquisa:

Pesquisa aos clientes

  • Não use uma ótima introdução ao fazer uma perguntas para pesquisa, é melhor ser o mais direto possível para não impactar as respostas dos participantes. O mínimo que você quer é incitar-lhes certas respostas, mas responder livremente e fornecer dados precisos.
  • Pode parecer um pouco contraditório com o ponto anterior, mas é importante não assumir que os inquiridos compreendam a nossa pergunta. Portanto, embora devamos ser diretos, devemos também ser claros e compartilhar todas as informações e instruções necessárias para tornar as questões compreensíveis e obter dados de qualidade.
  • As pesquisas on-line não devem ser cansativas para que não abandonem sua pesquisa ou respondam rapidamente para finalizar em breve. Portanto, é importante sempre pensar sobre o que os participantes irão experimentar e fazer as perguntas específicas e necessárias que chamarão a atenção do entrevistado.

também recomendamos ler: Peça à Net Promoter Score para usar em sua pesquisa.

Tipos de perguntas para pesquisa on-line

Por isso, quando se trata de otimizar uma pesquisa on-line, é importante considerar o formato de perguntas que você vai usar. Embora pareça um pequeno detalhe, se você não usar o correto, e por formato eu quero dizer os tipos de perguntas, você arrisca que os participantes parem de responder a meio caminho e abandonem sua pesquisa devido à sua complexidade. Aqui estão alguns dos tipos básicos de perguntas para pesquisa.

Questão de seleção múltipla (selecione uma)

Dessa forma, esta pergunta apenas permite ao entrevistado selecionar uma opção de resposta. Este formato é altamente eficaz em termos de preenchimento da pesquisa, uma vez que não requer qualquer forma de resposta adicional. A orientação da opção de resposta pode ser organizada verticalmente ou horizontalmente, conforme sua preferência.

Questão de seleção múltipla (selecione múltiplo)

A escolha múltipla também pode ser direcionada para múltiplas respostas. Use as caixas de seleção caso queira que seus participantes escolham mais de uma resposta. Esta pergunta funciona quando você está procurando obter tantas respostas quanto você precisa e você pode apresentar as opções tanto vertical quanto horizontalmente.

Consulta do menu suspenso

Por isso, o menu suspenso está dentro dos tipos de perguntas para uma pesquisa que geralmente é usada quando há muitas opções disponíveis para os participantes (por exemplo, o país de residência) e pode ser usado quando você deseja que o assunto selecione apenas uma opção de um grupo de massa.

Perguntas de texto aberto

Quando se fala em perguntas abertas: saiba o que seu entrevistado pensa em detalhes. As questões de texto aberto permitem aos usuários a oportunidade de escrever seu próprio texto, dependendo da pergunta. Isso significa que suas respostas serão mais complexas para analisar, mas você terá uma melhor percepção do problema.

perguntas para pesquisa

Perguntas para pesquisa de texto de linha única

Além disso, o texto de uma linha é ideal para respostas curtas ou quando uma resposta muito curta é necessária, como quando eles respondem a um nome, cidade ou endereço.

Pergunta de entrada

Igualmente, como o nome indica, esta questão é tão simples que requer apenas o preenchimento de dígitos, tornando-o ideal para solicitar informações como idade, data de nascimento ou número de telefone.

Questão de email

Da mesma forma, este formato de pergunta para uma pesquisa é usado apenas para coletar endereços de e-mail. Ao entrar e enviar, somente serão aceitos endereços de e-mail válidos.

Pergunta de planilha

De todo, a matriz de planilhas dá aos participantes a oportunidade de inserir seus próprios dados (muitas vezes numéricos) para questões específicas. Essas perguntas funcionam bem ao avaliar valores financeiros específicos.

Dessa forma, considerar todos esses detalhes ao construir as perguntas para uma pesquisa irá garantir que você obtenha melhores resultados. Lembre-se de oferecer um design atraente, com as perguntas certas e de acordo com seus objetivos, assim você terá mais participantes comprometidos e, conseqüentemente, você terá melhores resultados.

tipos de perguntas para uma pesquisa

Leia também:

Pesquisas de opinião, o que são e quando usá-las

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.