Pesquisas qualitativas e quantitativas: saiba qual aplicar

Para escolher entre pesquisas qualitativas e quantitativas, é preciso ter claro no planejamento do seu projeto que tipo de dados se deseja coletar e analisar. Você necessita relatar a experiência de um indivíduo ou coletar dados que podem ser contabilizado com números?

Em uma pesquisa de mercado, muitas vezes, você pode sentir que existe uma rivalidade entre pesquisa quantitativa e qualitativa.

Se decidir usar técnicas quantitativas na pesquisa qualitativa (ou vice-versa), pode levar a conclusões incorretas que talvez afetem seu projeto.

Muitas vezes, aqueles que realizam um projeto de pesquisas qualitativas ou quantitativas, não estão cientes das diferenças entre a pesquisa qualitativa e os métodos quantitativos e pensam que podem ser usados ​​de forma intercambiável.

 

  • Quantitativas: dados de pesquisas de mercado que medem o tamanho do número de opinião. Um bom exemplo disso é uma pesquisa eleitoral onde se busca o número de indivíduos que apoiam determinado partido político.
  • Qualitativa: fornece dados pessoais, como as necessidades do usuário, padrões de comportamento, casos de uso e satisfação com o produto ou serviço. Um exemplo é a pesquisa de satisfação.

Cada uma dessas abordagens tem pontos fortes e fracos, e cada um pode se beneficiar da combinação entre eles.

Eu compartilho o seguinte artigo: Processo de pesquisa de mercado – como projetar

 


Pesquisas qualitativas VS quantitativas

A pesquisa quantitativa gera principalmente números, dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.

Por exemplo, estudos quantitativos geralmente resultam em gráficos que mostram pontuações de classificação média, frequência das respostas coletadas e informações que podem ser usadas na análise estatística.

As pesquisas quantitativas usam dados mensuráveis ​​para formular fatos e descobrir padrões na pesquisa. Métodos quantitativos de coleta de dados são muito mais estruturados do que os métodos qualitativos de coleta de dados.  Incluem pesquisas em papel ou pesquisas online, pesquisas offline, entrevistas presenciais ou por telefone, etc.

As pesquisas qualitativas geram principalmente palavras e é principalmente uma investigação exploratória. É usada maiormente para obter uma compreensão de opiniões e motivações. Por exemplo, a pesquisa qualitativa usará grupos de foco ou focus group e perguntas de texto abertas para coletar dados. Também fornece informações sobre o problema ou ajuda a desenvolver ideias ou hipóteses para pesquisas quantitativas em potencial.

As informações qualitativas podem ser visualizadas de uma perspectiva quantitativa, como a frequência do uso de palavras.

Os métodos de coleta de dados qualitativos variam usando técnicas como grupos focais, entrevistas ou observações. O tamanho da amostra é geralmente pequeno e os respondentes são selecionados para atender a uma determinada cota.

 

cta-amostra

 

A análise de dados qualitativos é mais complexa por serem mais flexíveis. Em geral, a pesquisa de mercado qualitativa tenta chegar ao “como” e o “porquê” das respostas de um respondente. No quadro abaixo ilustramos como pesquisa qualitativa ou quantitativa são aplicadas.

 

Metodo Quali e Quanti

 

Abordagem Qualitativa

Pesquisas Qualitativas e Quantitativas

Para coletar informações usando uma abordagem qualitativa, serão aplicadas perguntas abertas em um grupo menor de pessoas, pois o número de informação por entrevistado será maior. Por isso os focus group são populares nesse tipo de pesquisa. Esses grupos são a aplicação de uma entrevista mais profunda que valoriza as opiniões individuais.

Leia também: Perguntas abertas, procurando o ponto de vista do entrevistado.

 

Os dados obtidos podem ser usados ​​para realizar estudos mais extensos e uma compreensão mais profunda de situações específicas.

A validade das informações obtidas refere-se à honestidade e autenticidade dos dados da pesquisa que são corroborados com técnicas de triangulação de evidências contraditórias, validação do entrevistado e a comparação constante.

Vantagens das pesquisas qualitativas

O uso de perguntas e entrevistas abertas permite que os pesquisadores entendam o comportamentos das pessoas, saber quais são suas experiências e reconhecer dados importantes que podem não aparecer quando são pesquisados ​​com perguntas predefinidas.

  • Permite a identificação de novos fenômenos que podem surgir na realização de pesquisas de mercado.
  • Pode fornecer uma compreensão mais profunda do objeto de estudo.
  • Fornece informações individuais.
  • Fornece informações verbais que às vezes podem se tornar estatísticas.

 

Abordagem quantitativa

Pesquisas quantitativas coletam informações através de um maior número de participantes e aplica técnicas estatísticas para reconhecer padrões gerais.

A análise quantitativa envolve o uso de dados científicos ou matemáticos para entender um problema, como a análise de pesquisas para prever a demanda do consumidor.

Vantagens das pesquisas quantitativas

Métodos quantitativos são ideais para descobrir quem, o que, quando e onde.

  • O uso deste tipo de métodos permite a generalização.
  • Informações de um número relativamente grande de participantes podem ser obtidas.
  • Fornece informações numéricas ou de quantificação para nossa pesquisa de mercado.
  • Com pesquisa quantitativa, cada um dos formuladores de políticas pode determinar as decisões sobre o que deve ser feito.
  • A abordagem quantitativa fornece números concretos, que são úteis para tomar decisões de negócios.

 

E agora? Qual aplicar?

Coloque em prática o que você aprendeu fazendo esse exercício:

Caso1: Em um estudo de desenvolvimento de um produto, uma empresa de software pergunta aos entrevistados: “O que te tornaria mais propenso a usar nosso software?”. Nesse caso, a opinião individual é o foco porque uma pequena característica apontada pode ser a solução para a tomada de decisão. Sendo assim, mais vale 3 respondentes participarem gerando poucas, porém informações de qualidade.

Caso 2: Uma pesquisa eleitoral é lançada para que seja avaliada a popularidade de um candidato à prefeitura. Não importa realmente o que os respondentes pensam sobre o candidato, mas quantos votarão nele. Aqui, a quantidade de respostas é mais importante que a qualidade das mesmas.

E então? Qual tipo de pesquisa aplicar em cada um dos casos?


Análise dos dados quantitativos e qualitativos coletados

Geralmente, uma pesquisa mais completa utiliza as duas abordagens. Isso faz com que o pesquisador se depare tanto com dados quantitativos, quanto dados qualitativos. É importante saber identificar cada um para que sejam analisados de maneira correta. Uma pesquisa realizada com um software de pesquisa online tem a vantagem de utilizar técnicas avançadas de análise e também categoriza os dados com praticidade.

 

Pesquisas qualitativas e quantitativas

 

 

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de software de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

 

agendar demonstração