Pesquisa eleitoral online: como criar, vantagens e definição

O Brasil possui cerca de 147 milhões de eleitores ativos, mas apenas uma pequena porcentagem deste público consegue responder a uma pesquisa eleitoral. 

Esse problema é resultado de vários fatores, tais como falhas na amostragem, erros de cobertura, falta de resposta dos entrevistados, entre outros.

Em função desses problemas comuns à pesquisa de campo ou de papel, surgiu a necessidade de atualizar esse processo.

Foi nesse cenário que surgiu a pesquisa eleitoral online.

Basicamente, ela se diferencia por utilizar recursos modernos, como internet e inteligência artificial, para otimizar o levantamento de dados eleitorais.

Aderindo ao mundo digital, as pesquisas eleitorais têm um alcance muito maior e diversificado da população.

Além disso, essas pesquisas deixam de ter fins exclusivamente informativos e ajudam nas estratégias de marketing de uma campanha ou até na postura de um candidato.

Quer saber como? Veja os próximos tópicos!

 

 

O que é uma pesquisa eleitoral?

Para entender o que é uma pesquisa eleitoral online, precisamos lembrar o que é uma pesquisa eleitoral.  

Esse tipo de pesquisa é uma ferramenta que permite coletar as opiniões dos eleitores, conhecer a tendência que existe entre os candidatos a um cargo de eleição popular e até prever o resultado de uma eleição.

Para isso, é necessário utilizar um método de pesquisa, definir amostras, elaborar questionários, entrevistar o público-alvo, entre outras etapas. Após a coleta das informações, é possível converter dados qualitativos em dados quantitativos

Dessa forma, você consegue obter dados concretos que ajudam na tomada de decisões da campanha. 

Isso inclui a criação de estratégias que impactam na percepção das pessoas em relação a qualquer candidato, partido ou elemento relacionado à política e às eleições.

Os resultados desse tipo de pesquisa também servem como um guia para jornalistas, analistas e os próprios cidadãos, fornecendo informações que ajudam a entender o cenário político e a corrida eleitoral. 

Dessa forma, os interessados podem entender os rumos das campanhas, das eleições gerais e também sobre os candidatos. 

Afinal, esse método ainda permite que você acompanhe o impacto das propostas de governo e o plano de trabalho de cada um deles no eleitorado. 

Todos esses dados são importantes por revelarem as preferências do eleitorado, podendo influenciar na mudança de sua decisão.

 

benefícios de uma pesquisa eleitoral online

 

 

Vale lembrar que existem diferentes métodos de pesquisa eleitoral. Em decorrência das falhas, possibilidades de fraudes, entre outros problemas que ocorrem na pesquisa de campo tradicional, a pesquisa eleitoral online é cada vez mais utilizada. 

Entenda o motivo abaixo!

 

 

O que é pesquisa eleitoral online?

A pesquisa online é um método de levantamento de dados baseado num software. Esse programa, que pode ser instalado no computador, smartphone ou tablet, pode ser utilizado para criar e personalizar questionários. 

Além disso, ele também é usado para coletar os dados e respostas dos entrevistados, organizando e processando essas informações de forma bem mais rápida e fácil em comparação à pesquisa de campo.

Por conta dessas funcionalidades, a pesquisa online pode ser utilizada em diversas situações, até mesmo para avaliar as intenções de voto e as expectativas de governo da população. 

Aliás, esse tipo de pesquisa é uma das grandes tendências para as Eleições 2022.

Em função de suas características, a realização de  pesquisas online está se tornando  cada vez mais popular. 

É o que aponta uma pesquisa realizada pela ESOMAR. De acordo o levantamento, 46% das pesquisas quantitativas realizadas no mundo são realizadas de forma online. 

 

pesquisa online por país

 

No Brasil, 20% dos levantamentos de dados já são realizados com o auxílio de um software  de pesquisa. 

Após conhecer os benefícios abaixo, você entenderá porquê a tendência é que o interesse por pesquisas online só aumente nos próximos anos.

 

tendência das pesquisas online

 

 

Vantagens da pesquisa eleitoral online

A  popularidade desse método de pesquisa é resultado da sua eficiência na coleta e processamento de informações. 

Por esse motivo, ela  consegue evitar problemas comuns na pesquisa de campo, tais como fraudes, alta margem de erro e amostras pequenas.

Além disso, ainda que a pesquisa seja criada em uma plataforma online, existem softwares que permite a coleta de dados até mesmo de maneira offline

O aplicativo de pesquisa offline da QuestionPro, por exemplo, pode ser instalado diretamente no celular ou tablet. 

Mesmo que a aplicação do questionário da pesquisa seja realizada em áreas com problemas na conexão à internet, os dados da pesquisa são salvos no dispositivo até que possam ser sincronizados via internet em um banco de dados. 

E essas são apenas algumas das vantagens desse método. 

Veja outros benefícios da pesquisa eleitoral online:

  • Permite o uso de perguntas mais complexas, que geram dados mais aprofundados e resultados detalhados; 
  • Pode ser enviada para os respondentes de diferentes formas, tais como links de site, e-mail e mídias sociais. Isso torna a coleta de dados muito mais fácil e rápida;
  • Possibilita aumento o tamanho da amostra e da  abrangência de grupos sociais e etários entrevistados;
  • Favorece a redução da taxa de desistência dos respondentes, já que os entrevistados podem responder o questionário na comodidade de suas casas, diretamente de seus celulares;
  • Permite a auditoria das informações coletadas, garantindo sua autenticidade e evitando fraudes;
  • Produz resultados mais precisos e com maior número de detalhes em função do volume e qualidade de dados coletados;
  • Facilita a análise dos dados, uma vez que os dados quantitativos são convertidos em dados qualitativos, apresentados por relatórios com gráficos, tabelas, entre outros instrumentos de análise

 

Como é realizada a pesquisa eleitoral?

Toda pesquisa eleitoral, seja online ou não, é realizada com base nos mesmos princípios básicos. 

Para começar, ela exige  a coleta de dados de uma amostra, que é um pequeno grupo de uma população que representa a maioria da população. 

O tamanho da amostra é muito importante para aumentar a veracidade das informações coletadas. Por isso, vale a pena utilizar uma calculadora de amostras para identificar o número certo de pessoas que devem ser entrevistadas na sua pesquisa. 

Tenha em mente que quanto melhor distribuída e quanto menos tendenciosa for a pesquisa eleitoral, mais precisos e assertivos serão os resultados Após a elaboração das perguntas e aplicação dos questionários, os dados são coletados e os resultados são calculados. 

Então, esses resultados podem ser compilados e organizados num relatório, por meio de gráficos e tabelas que facilitam sua análise. 

Agora, é importante lembrar que os resultados de uma pesquisa eleitoral não são definitivos, mesmo que os resultados apresentem margem de erro muito pequena.

Afinal, a opinião pública muda constantemente, alterando os resultados ao longo do tempo. Por isso, em ano eleitoral, é importante que esse tipo de pesquisa seja realizada várias vezes. 

Dessa forma, você conseguirá acompanhar as mudanças e tendências de votação durante todo o período. 

Para tornar sua pesquisa ainda mais eficiente e obter resultados precisos nas Eleições 2022, também recomendamos que você siga as seguintes orientações.

 

 

Recomendações para uma pesquisa eleitoral online

  1. Use as mídias sociais para alcançar um público maior e mais diversificado;
  2. Considere os erros de pesquisa. A margem de erro na pesquisa eleitoral é primordialmente consequência da má escolha da amostra de respondentes. Normalmente, o nível de confiança é de 95%;
  3. Comece a planejar sua pesquisa com antecedência. Se você deseja ter credibilidade, terá que continuar pesquisando a população à medida que o ciclo eleitoral avança. Por isso, é importante alterar as perguntas à medida que  o cenário político se desenvolve;
  4. Realize pesquisas eleitorais inteligentes. Crie um questionário lógico, coerente e fácil de entender, permitindo que o entrevistado forneça respostas realmente relevantes para a sua pesquisa;
  5. Estabeleça confiança através do anonimato. A participação e a honestidade nas respostas aumentam quando as  pesquisas são completamente anônimas. Se você coletar informações personalizadas, informe aos respondentes como seus dados serão armazenados e quais medidas de privacidade você oferece.

 

 

Exemplo de perguntas para sua pesquisa eleitoral

Você pode tornar sua pesquisa mais atraente ao entrevistado utilizando métodos diferentes de expor sua pergunta e de coletar a resposta.

Veja alguns exemplos abaixo:

 

Pergunta de classificação gráfica (barra de rolagem de texto)

Pergunta-deslizante

 

Pergunta de múltipla escolha (selecionar vários)

pergunta-discurso

 

Pergunta de múltipla escolha (selecionar um)

pergunta-Partido


 

Agora que você já sabe o que é pesquisa eleitoral, é hora de começar a pesquisar!

Na QuestionPro você encontra  ferramentas de pesquisa online e offline ideais para empresas, candidatos e partidos políticos. 

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças! 

Ver recursos QuestionPro