Pesquisa eleitoral online

O Brasil possui cerca de 147 milhões de eleitores ativos, mas apenas uma pequena porcentagem deste público consegue responder a uma pesquisa eleitoral.

Aderindo ao mundo digital, as pesquisas eleitorais têm um alcance muito maior e diversificado da população e ainda deixam de ter fins exclusivamente informativos e passam a ajudar nas estratégias de marketing de uma campanha ou até na postura de um candidato.


O que é uma pesquisa eleitoral

As pesquisas eleitorais são uma ferramenta que permitem coletar opiniões de eleitores e conhecer a tendência que existe entre os candidatos a um cargo de eleição popular e até prever o resultado de uma eleição.

Elas também servem como uma guia para jornalistas, analistas e os próprios cidadãos, para aprender sobre a campanha e eleições gerais, e também sobre os candidatos, o impacto de suas propostas e plano de trabalho. Todos esses dados são importantes pois apontam para onde vai a preferência do eleitor e até mesmo pode influenciar na mudança de sua decisão.

Graças às pesquisas, é possível converter dados qualitativos em dados quantitativos e tomar decisões que impactam na percepção das pessoas em relação à qualquer candidato, partido ou elemento relacionado à política e às eleições.

Pesquisa-eleitoral-min

Pesquisa eleitoral online

Num modo geral, as pesquisas online são cada vez mais populares devido aos seus diversos benefícios, mas ultimamente, as pesquisas eleitorais também vêm migrando para essa era digital.

 

pesquisa eleitoral online

 

Benefícios da pesquisa eleitoral online

Essa popularidade vem da possibilidade de evitar problemas como a fraude e alteração dos dados, a alta margem de erro dos mesmos, e amostras pequenas.

Ainda que a pesquisa seja criada em uma plataforma online, os dados podem ser coletados de maneira offline através de um aplicativo de pesquisa offline, diretamente de um celular ou tablet. Os dados da pesquisa são salvos no dispositivo até que possam ser sincronizados via internet em um banco de dados.

Veja outros benefícios da pesquisa eleitoral online:

  • Uso de perguntas que geram dados mais aprofundados para pesquisas mais específicas.
  • A praticidade de distribuição por e-mail e mídias sociais.
  • Aumento do tamanho da amostra e maior abrangência de grupos sociais.
  • A taxa de desistência dos respondentes se torna menor, pois podem responder na comodidade de suas casas, diretamente de seus celulares.
  • Autenticidade das informações coletadas.
  • Resultados mais precisos.
  • Facilitação da análise dos dados.

 

pesquisa eleitoral online

 

Como é realizada a pesquisa eleitoral?

pesquisa eleitoral

A pesquisa eleitoral é realizada com um pequeno grupo de uma população que representa a maioria da população e esse grupo se chamada amostra. O tamanho da amostra é muito importante para aumentar a veracidade das informações coletas e a QuestionPro fornece uma calculadora para medir o tamanho ideal da amostra. 

Quanto melhor distribuída e quanto menos tendenciosa for a pesquisa eleitoral, mais os resultados serão precisos e assertivos.

Após coletados os dados, os resultados são calculados. Mesmo os resultados tendo uma margem de erro muito pequena é importante lembrar que pesquisas eleitorais provém da opinião pública que muda constantemente, então é importante que em um ano eleitoral por exemplo, sejam realizadas diversas pesquisas ao longo deste ano. 

 

Fatores a considerar

As pesquisas eleitorais não expressam a preferência de quem os faz.

Durante o processo eleitoral, algumas assembleias de voto recebem reconhecimentos dos candidatos que foram favorecidos nos resultados das pesquisas eleitorais, e o mesmo acontece de outro modo, há aqueles que até receberam ameaças daqueles candidatos que não se viram favorecido.

As pesquisas eleitorais não determinam a eleição.

Ao contrário do que muitos acreditam, as pesquisas eleitorais nos dão apenas uma idéia do que pode acontecer no dia das eleições, no entanto, com um tamanho de amostra grande o suficiente, as pesquisas podem se tornar definitivas.

 

Recomendações para uma pesquisa eleitoral

  1. Use as mídias sociais para alcançar um público maior e mais diversificado.
  2. Considere os erros de pesquisa. A margem de erro na pesquisa eleitoral é primordialmente consequência da má escolha da amostra de respondentes. Normalmente, o nível de confiança é de 95%. pesquisa eleitoral
  3. Comece a planejar sua pesquisa com antecedência. Se você deseja ter credibilidade, terá que continuar pesquisando a população à medida que o ciclo eleitoral avança. Altere as perguntas para refletir como a paisagem política se desenvolve.
  4. Faça pesquisas eleitorais inteligente. Use lógica de perguntas em pesquisas online para enviar o entrevistado a um conjunto de perguntas específico e evitar que respondam a perguntas irrelevantes. Alguns sistemas de pesquisa permitem que as opções de resposta sejam aleatórias para cada respondente.
  5. Estabeleça confiança através do anonimato. Participação e honestidade nas respostas aumentam se as respostas são completamente anônimas, assim como o voto. Se você coletar informações personalizadas, informe aos respondentes como seus dados serão armazenados e quais medidas de privacidade você oferece.

 

Exemplo de perguntas para sua pesquisa eleitoral

Pergunta de classificação gráfica (barra de rolagem de texto):Pergunta-deslizante

Pergunta de múltipla escolha (selecionar vários):
pergunta-discurso

Pergunta de múltipla escolha (selecionar um):pergunta-Partido


 

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de software de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

 

agendar demonstração