Pesquisa eleitoral. Colete dados relevantes com facilidade e rapidez

Você sabe como é feita a pesquisa eleitoral? Como é feita a distribuição e como se calcula os resultados? Talvez você tenha uma idéia ou já tenha ouvido falar um pouco. Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e você saberá exatamente como funciona uma das mais importantes pesquisas do país e do mundo.

O Brasil possui cerca de 147 milhões de eleitores ativos, mas obviamente apenas uma porcentagem deste público consegue responder as pesquisas eleitorais. Este é um método lógico para economizar recursos e tempo nas pesquisas e quando feito por uma plataforma especializada e profissionais do ramo os resultados são incrivelmente precisos.


O que é uma Pesquisa Eleitoral

As pesquisas eleitorais são uma ferramenta de pesquisa que permite coletar dados Tais como opiniões e atitudes de um grupo de pessoas através de um questionário que é aplicado a um pequeno grupo de uma população chamada amostra.

O segredo das pesquisas é que, graças a elas, podemos converter dados qualitativos em dados quantitativos, para finalmente transformá-los em decisões que impactam na percepção das pessoas em relação a qualquer candidato, partido ou elemento relacionado à política e às eleições.

Devido a sua grande popularidade, as pesquisas são freqüentemente usadas durante os processos eleitorais para conhecer a tendência que existe entre os candidatos a um cargo de eleição popular.

Pesquisa Eleitoral QuestionPro

Há quem diga que pesquisas eleitorais não fornecem dados válidos argumentando que o que poucos dizem não é o que a maioria prefere e tamanho de uma amostra sempre se torna um ponto de conflito.

O certo nas pesquisas eleitorais é que podemos obter uma amostra perfeita se conseguirmos que todos os que participam do processo eleitoral (eleitores) tenham a mesma possibilidade de serem pesquisados.

Para resolver este problema, atualmente, alguns dos levantamentos eleitorais são realizados plataformas digitais. Os usuários podem receber a pesquisa por diferentes meios, como e-mail ou redes sociais. Graças a pesquisas on-line, foi possível aumentar o tamanho da amostra para fornecer resultados mais precisos.

 


Como é realizada a pesquisa eleitoral?

A pesquisa eleitoral é realizada com uma porcentagem de eleitores com características que representam toda a população como idade, gênero, escolaridade, classe social, região e etc. A principal palavra de todo este processo é diversidade. 

Por exemplo, uma pesquisa eleitoral para presidência da república não pode ser feita apenas no sudeste do Brasil porque não representaria as outras regiões, muito menos pode ser feita com mais homens que mulheres ou com mais jovens do que idosos e vice-versa. 

Tudo isto porque quanto melhor distribuída e quanto menos tendenciosa for a pesquisa eleitoral, mais os resultados serão precisos e assertivos. Tendo este fato em mente a pesquisa eleitoral é direcionada em igual proporção entre homens e mulheres, jovens e idosos e em todas as regiões do país.

A atração desse tipo de pesquisa é que elas têm a capacidade de prever o resultado de uma eleição. Elas também servem como uma guia para jornalistas, analistas e os próprios cidadãos, para aprender sobre a campanha e eleições gerais, e também sobre os candidatos, o impacto de suas propostas e plano de trabalho. Todos esses dados são importantes pois apontam para onde vai aPreferência do eleitor e até mesmo pode influenciar na mudança de sua decisão.


Como determinar o número de pessoas que serão entrevistadas? 

Para definir o número de pessoas que serão entrevistadas primeiro se determina a margem de erro e o intervalo de confiança que terá sua pesquisa, deste número se obtém a quantidade de pessoas que serão entrevistadas para atingir estes objetivos dentro de sua amostragem.

A margem de erro é o máximo de erro que uma pesquisa eleitoral pode ter mesmo que seja repetida várias vezes com pessoas diferentes, sempre que sejam seguidas as mesmas regras de proporção e distribuição. As pesquisas eleitorais mais populares possuem de 2% a 4% de margem de erro.

Já o intervalo de confiança tem como padrão 95% e representa o número de vezes que poderá realizar a mesma pesquisa eleitoral e os resultados serão próximos ao primeiro, ou seja, estarão dentro da margem de erro. 

Pesquisa Eleitoral QP

› Conheça mais sobre Painel de Respondentes para utilizar em sua pesquisa eleitoral online.


Como é aplicada a pesquisa eleitoral em campo?

Após a pesquisa eleitoral estar pronta e bem direcionada os agentes vão às ruas aplicar as pesquisas à população. Os pesquisadores perguntam em qual candidato o eleitor pretende votar e o mesmo responde. 

Nem sempre as respostas são tão coerentes como o esperado, alguns eleitores indicam nomes que nem sequer são candidatos ou nomes errados. Estes nomes também entram para os resultados como “resposta espontânea” e são usadas para medir o interesse da população na eleição. 

Há também as perguntas por resposta estimulada onde é entregue um cartão com os nomes dos candidatos para que o eleitor escolha. A ordem dos nomes pode influenciar na resposta caso o eleitor não tenha um candidato bem determinado, por isso o cartão entregue deve ser circular. 

Após coletados os dados os resultados são calculados. Mesmo os resultados tendo uma margem de erro muito pequena é importante lembrar que pesquisas eleitorais provém da opinião pública que muda constantemente, então é importante que em um ano eleitoral por exemplo, sejam realizadas diversas pesquisas ao longo deste ano. 

Há também os votos nulos e brancos que existem há muitos anos e ainda conseguem confundir a mente dos eleitores. Sabemos que o voto é obrigatório no Brasil, mas ainda assim os eleitores podem escolher um candidato ou não.

  • Voto em branco: é aquele em que o eleitor não manifesta sua preferência, na linguagem popular seria o famoso “tanto faz”, é como se o eleitor fosse ficar satisfeito com qualquer candidato que vencesse. Para votar em branco basta o eleitor pressionar a tecla branco na urna.
  • Voto nulo: é aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto, ele pode colocar um número inexistente ou simplesmente uma sequência de zeros.

Ambos os votos, branco ou nulos, atualmente não são contabilizados nas eleições, ou seja, não são votos válidos, apenas constituem o direito do eleitor manifestar seu descontentamento pelo cenário político de seu país.


Coisas a considerar ao aplicar a pesquisa

As pesquisas eleitorais não expressam a preferência de quem os faz:

Durante o processo eleitoral, algumas assembleias de voto recebem reconhecimentos dos candidatos que foram favorecidos nos resultados das pesquisas eleitorais, e o mesmo acontece de outro modo, há aqueles que até receberam ameaças daqueles candidatos que não se viram favorecido.

As pesquisas eleitorais não determinam a eleição:

Ao contrário do que muitos acreditam, as pesquisas eleitorais nos dão apenas uma ideia do que pode acontecer no dia das eleições, no entanto, com um tamanho de amostra grande o suficiente, as pesquisas podem se tornar definitivas.

Outras recomendações para um inquérito eleitoral:

Você pode se sustentar em uma campanha de disseminação através de várias mídias para alcançar um público maior e mais diversificado. Se você tiver conexões com um jornal, uma estação de televisão ou um programa de rádio, poderá divulgar sua pesquisa. Se você tiver um website ou blog com tráfego significativo, considere colocar sua pesquisa em seu site.

Mantenha sua pesquisa aberta por um curto período de tempo e informe ao público por quanto tempo ela estará aberta. É melhor fazê-lo por uma semana para garantir um número considerável de respondentes.

Analise seus respondentes para determinar se sua pesquisa é projetável. Se você fizesse esforços para representar todos os dados demográficos na área da pesquisa, poderia dizer que os resultados seriam os mesmos se a pesquisa incluísse todas as pessoas nessa área. Você pode estar interessado em saber quais são os objetivos da segmentação de mercado.

Comece a planejar sua próxima pesquisa. Se você deseja ter credibilidade, terá que continuar pesquisando a população à medida que o ciclo eleitoral avança. Altere as perguntas para refletir como a paisagem política se desenvolve.


Erros nas pesquisas eleitorais

A margem de erro na pesquisa eleitoral é também, principalmente, devido ao erro de amostragem, que é a imprecisão estatística calculada devido a uma amostra aleatória em vez de toda a população. Normalmente, o nível de confiança é de 95%. A verdade é que devemos estar atentos à qualidade da pesquisa para evitar cair em erros. Erros nas em pesquisas eleitorais são bem sensíveis:

  • Erro de cobertura: Quando pessoas de certas áreas de uma população não podem ser contatadas. Também pode ser dado, por exemplo, quando você não encontra uma pessoa em sua casa.
  • Erro de medição: Acontece quando o que se pretende medir não é coberto, seja devido a falhas no instrumento, nas perguntas ou opções de resposta oferecidas, ao desenho da pesquisa, ou no caso de uma entrevista pessoalmente, a problemas do entrevistador por não formular bem a questão.
  • Erro por falta de resposta: Quando você não pode entrevistar os entrevistados ou não quer fazer isso causando um viés. O ideal é calcular a taxa de resposta para evitar cair nesse problema.

Pesquisa-eleitoral-min

Pesquisas são uma maneira importante de avaliar como uma eleição será realizada antes de contar os votos. É claro que, a fim de projetar esta pesquisa, fatores como o de que os entrevistados estão cada vez mais inclinados a utilizar telefones celulares ou tablets devem ser levados em conta, então devemos ter uma metodologia alinhada com essas novas dinâmicas online.Vantagens da pesquisa de dados móveis

Também para uma pesquisa desse tipo ter maior aceitação, deve incluir todas as partes que estão em disputa. Também deve ser lembrado que as informações coletadas podem perder seu impacto se os resultados forem apresentados por muito tempo após a pesquisa. Esses tipos de projetos são geralmente realizados em um curto período de tempo.

É importante que as pesquisas eleitorais tenham continuidade. Devemos lembrar que os períodos de campanha são longos, portanto, várias pesquisas ao longo deste período marcarão as tendências e padrões dos respondentes e saberemos mais sobre todo o cenário político.

Através da plataforma de questionários on-line da QuestionPro, você pode executar este e outros tipos de pesquisas com rapidez e eficiência, e você tem a segurança para configurar sua pesquisa para ser respondida apenas uma vez para evitar a repetição de suas respostas.


Como fazer um levantamento eleitoral?

Pesquisas on-line são uma ferramenta eficaz para coletar informações, por exemplo, em face de eleições. Eles são ideais para ter insights reais que ajudem a criar métodos para uma campanha eleitoral e avaliar como uma eleição ocorrerá antes que os votos sejam contados.

Se uma pesquisa é feita corretamente, ela pode fornecer uma representação precisa de como as pessoas estão votando. Existem algumas diretrizes gerais que você deve seguir para garantir o sucesso ao conduzir uma pesquisa eleitoral. Por exemplo:

As pesquisas on-line são um recurso que pode ser enviado facilmente às pessoas e de diferentes maneiras:

  • Através de um site ou link da web
  • Por e-mail
  • Código QR
  • Através de uma aplicação móvel
  • Redes Sociais
  • Divulgação através da rota impressa, através de folhetos ou panfletos de campanha.

Uma pesquisa bem estruturada pode fornecer informações sobre questões que são importantes para os eleitores e que orientarão programas institucionais ou promessas de campanha.Aqui estão algumas dicas básicas para ajudar você a fazer uma pesquisa eleitoral efetiva e atraente para os participantes.

Aqui estão algumas dicas básicas para ajudar você a fazer uma pesquisa eleitoral efetiva e atraente para os participantes.

Determine seus objetivos

Ao criar uma pesquisa on-line, você precisa definir suas metas. O que você está tentando saber? Quais dados específicos a pesquisa fornecerá que podem beneficiar sua campanha política? Não crie uma pesquisa que aborde todos os problemas que lhe interessam. Se você quiser saber quais são as questões importantes para seus eleitores, pergunte a eles.

Estabeleça um projeto em que você dê seguimento a essas pesquisas e saiba outros detalhes de um problema específico fazendo perguntas diferentes posteriormente em outra pesquisa.

Crie uma pequena pesquisa

Uma maneira de realizar uma pesquisa eleitoral é criar perguntas curtas e claras, para que não haja confusão por parte do leitor.

Faça pesquisas eleitorais inteligente

Use a lógica da pesquisa para enviar ao entrevistado o conjunto de perguntas personalizadas e evitar que os leitores respondam a perguntas irrelevantes. Alguns sistemas de pesquisa permitem que as opções de resposta sejam aleatórias para cada respondente. Esse método ajuda a reduzir o viés. As respostas também tendem a se tornar mais relevantes estatisticamente.

Estabeleça à confiança através do anonimato

Participação e honestidade nas respostas geralmente aumentam se as respostas são completamente anônimas, especialmente em questões relacionadas à política, o anonimato é um fator primordial, pois cada voto é secreto, então é algo que além de aumentar a honestidade no respostas, você protegerá cada um de seus participantes. Se você coletar informações personalizadas, informe aos respondentes como seus dados serão armazenados e quais medidas de privacidade você oferece.

Faça um teste antecipadamente

Antes de publicar sua pesquisa, não deixe de testá-la. Você pode fazê-lo com algumas pessoas externas que lhe dão sua opinião sobre a clareza das perguntas e respostas. Um erro comum ao pensar em como fazer um levantamento eleitoral é não apresentar nas caixas de seleção de respostas que o ajudem a se certificar de que você respondeu a todas as perguntas ou que você não respondeu a pesquisa mais de uma vez. Esse método é uma proteção contra pesquisas repetidas que podem influenciar seus resultados.

No final de sua pesquisa, você pode convidar os participantes para participar da sua lista de discussão ou seguir você pelas suas redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, para que eles possam continuar a seguir sua campanha política.


Perguntas para sua pesquisa eleitoral

As pesquisas geram dados precisos, capazes de prever os resultados eleitorais em todos os níveis de governo, desde as eleições locais até as eleições federais. Além disso, esses tipos de pesquisas projetam com precisão tendências de opinião em vários grupos demográficos.

Há vários fatores que devemos considerar ao criar perguntas para uma pesquisa, sempre tendo em mente que é de extrema importância que a pesquisa seja administrada de maneira rigorosa para garantir que as informações coletadas sejam precisas.

Reunir comentários honestos pode ser difícil, especialmente se você administrar as perguntas pessoalmente. As pesquisas on-line oferecem a oportunidade de fazer isso anonimamente, com isso você pode não apenas aumentar a taxa de resposta, mas também melhorar a qualidade dos comentários. Fazê-lo periodicamente e anonimamente pode ser extremamente valioso na medição de prioridades, portanto, você não apenas mostra que está interessado na opinião do público, mas também fornece uma justificativa estatística para um orçamento.

Pergunta-deslizante

A melhor maneira de entender como uma ideia pode ser bem-sucedida é testá-la. Assim, você pode incluir perguntas em sua pesquisa que ajudam você a coletar comentários para avaliar quais de suas ideias podem obter mais votos e mais apoio.

pergunta-discurso

Outra questão para uma pesquisa eleitoral pode ser focada em conhecer o sucesso da campanha de marketing político que você está realizando. Ao usar pesquisas, você pode receber comentários daqueles que são importantes para mostrar que suas alterações estão tendo um impacto positivo na próxima eleição.

pergunta-Partido

As pesquisas políticas são uma excelente maneira de identificar os defensores e aqueles que estão dispostos a dar sua opinião. A utilização de pesquisas on-line para fins políticos permitirá que você identifique as pessoas que são a favor. A interação com esse público garante que você possa continuar a se comunicar com um grupo com maior probabilidade de responder e fornecer comentários relevantes. Confira como projetar suas pesquisas com os questionados em mente.

-Pergunta

Outra questão para uma pesquisa eleitoral é aquela que pode ajudá-lo a ter os dados para planejar uma variedade de atividades relacionadas a eventos públicos onde militantes de partidos políticos estão reunidos. Você pode lançar uma pesquisa entre os membros do seu partido político ou aqueles que participam de um evento público e descobrir algumas opções que você deve melhorar para os próximos eventos públicos. Você pode coletar comentários úteis para avaliar as reações aos discursos e entender o que os participantes pensaram sobre o evento.

Pesquisas políticas permitem que você colete comentários e opiniões instantaneamente de forma anônima. Isso garante uma compreensão rápida e, portanto, você pode agir rapidamente. Pesquisas on-line permitem que você elimine o risco de erro humano, porque as informações são inseridas diretamente pelo respondente, o que garante que os resultados sejam mais precisos.

Coletar os dados é apenas o primeiro passo do processo. Com o software de pesquisa on-line do QuestionPro, você pode ter os dados em tempo real para ajudá-lo a identificar os problemas mais importantes para os eleitores, permitindo que você tome medidas imediatas e aproveite as vantagens que procura.

Perguntas para pesquisas: 20 exemplos para usar em uma pesquisa com clientes


Qual a importância dos resultados da pesquisa eleitoral?

As pesquisas eleitorais na realidade não são apenas para fins informativos, elas ajudam nas estratégias em diversas áreas e pode mudar totalmente a programação de um candidato. 

Se um candidato tinha sua agenda focada mais em uma determinada região e através das pesquisas eleitorais descobre que é pouco conhecido ou tem pouco engajamento em uma outra região, seguramente vai alterar sua programação e focar onde mais precisa. 

A pesquisa eleitoral é tão importante que influencia diretamente os resultados da eleição. Se por exemplo um eleitor tem alguma dúvida sobre seu candidato, saber que sua segunda opção de voto teria mais chances de ganhar pode fazer com que ele mude seu voto até para evitar que um candidato não desejado ganhe, ou seja, este eleitor votaria por conveniência influenciado pelas pesquisas eleitorais e não porque é o candidato que gostaria que vencesse. 

As pesquisas também são importantes para estratégias de marketing e até mesmo para melhorar as propostas dos candidatos. Através de uma pesquisa simples e direta você conhece se sua proposta atende melhor às necessidades dos eleitores que a proposta de seu concorrente e poderá alterar, diminuir ou acrescentar programas e obras em sua proposta de governo.

Agora, se mesmo sabendo de todo o valor que a pesquisa eleitoral agrega à campanha e que existem ferramentas de pesquisas super profissionais e com um ótimo custo benefício como a QuestionPro se o candidato decide não investir neste método importantíssimo e dar voz prévia a seus eleitores, é muito provável que seja surpreendido no momentos das eleições, ou seja, é mais viável que o candidato se antecipe e resolva as possíveis causa de uma derrota, desta forma é muito mais provável que tenha êxito em sua campanha.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Linkedin, Instagram.