Pesquisas anônimas? O que são e como realiza-las

O que são pesquisas anônimas? Como o uso das pesquisas anônima pode recolher informações honestas y valiosas dos participantes?

Uma das grandes razões pelas quais uma pessoa se recusa a participar de uma investigação é por medo ou falta de confiança. Os participantes não querem ser identificados ou têm suas respostas rastreadas para descobrir de onde vieram. Fazer pesquisas anônimas pode nos ajudar a resolver esse e outros problemas.

Quando você precisa recrutar pessoas para colaborar em uma investigação, é essencial escolher um dos métodos de coleta de dados que os faça sentir confortáveis ​​e seguros, que lhes permitam oferecer respostas abertas e honestas.

Dito isto, oferecer anonimato geralmente é uma boa prática para qualquer plano de pesquisa.


O que são pesquisas anônimas?

Com o uso de pesquisas anônimas, os participantes podem compartilhar seus comentários sem que você ou os envolvidos identifiquem quem deu cada resposta oferecida.

Ao criar uma pesquisa comum, você pode adicionar informações de identificação, incluindo nome, data de nascimento, local e quaisquer outros dados que possam facilmente vinculá-los a respondentes individuais. fatores de identificação, como endereço IP ou informações de contato para estudos de acompanhamento.

Pesquisas anônimas fornecem feedback honesto, o entrevistado se sente mais à vontade em participar e expressar livremente o que pensa. Isso é especialmente útil se a pesquisa on-line fizer perguntas específicas ou perguntas abertas que ajudem os respondentes a expandir suas respostas e fornecer mais detalhes.


Vantagens e desvantagens de pesquisas anônimas

Aqui estão algumas vantagens para a realização de pesquisas anônimas:

  • Em muitos casos, pesquisas anônimas coletam comentários mais abertos e honestos.
  • O anonimato pode ser melhor para tópicos desconfortáveis, como questões pessoais, por exemplo, ou revisão por pares. É mais provável que seus funcionários expressem ou forneçam informações valiosas se souberem que não podem ser identificados.
  • Pesquisas com funcionários anônimos são tão valiosas quanto pesquisas com consumidores. Você pode obter informações sobre o funcionamento interno da empresa sem precisar forçar os funcionários pelo nome a revelar seus pensamentos e sugestões.

Desvantagens da aplicação de pesquisas anônimas

Aqui estão algumas desvantagens para a realização de pesquisas anônimas:

  • A confidencialidade pode interferir na responsabilidade de sua força de trabalho.
  • Infelizmente, com feedback anônimo, não há como entender o contexto de problemas que podem afetar apenas um departamento ou até um único funcionário.
  • Se você encontrar boas idéias em pesquisas anônimas, não poderá se aprofundar nessas idéias ou reconhecer quem fez a contribuição

Como fazer pesquisas anônimas?

Toda vez que você decide criar e usar uma pesquisa on-line, deve tomar uma decisão sobre o anonimato das respostas. Há vários pontos a serem considerados ao tomar a decisão:

Quanta sinceridade você deseja dos entrevistados? Na maioria dos casos, é menos provável que os entrevistados não compartilhem suas verdadeiras opiniões e sentimentos quando sabem que não podem ser identificados.

Se os entrevistados acreditam que podem ser reconhecidos, é mais provável que se recusem a responder. Em alguns casos, o entrevistado deixará a pesquisa antes de finalizá-la se as perguntas forem muito desconfortáveis.

Compartilho algumas dicas para aumentar a taxa de resposta de suas pesquisas.

Ao criar uma pesquisa on-line, leve em consideração as necessidades e a privacidade do seu público e a importância dos dados e comentários que você está coletando.

Depois de ter sua pesquisa pronta, envie-a para seu banco de dados e agende-a para que as respostas sejam anônimas.

Você pode incluir na mensagem de email que as respostas serão anônimas. Com a QuestionPro, você tem a opção de ter um URL de rastreamento para suas pesquisas, o que permite rastrear as respostas associadas ao email que respondeu à pesquisa.

Mas você também pode configurar uma opção para gerar um link anônimo, onde o sistema não acompanhará os detalhes dos respondentes. Você só precisa escolher este link ao enviar sua pesquisa.

Se você decidir que realizar pesquisas anônimas é a opção certa para suas necessidades de pesquisa, deixe o mais claro possível, para que seja entendido que qualquer informação que os identifique será mantida em total sigilo.


Exemplos de pesquisas anônimas

Para mostrar como é universalmente benéfico realizar pesquisas anônimas, descrevemos três exemplos muito diferentes .

Você pode aplicar muitos dos princípios à sua estratégia, independentemente da indústria ou da disciplina de pesquisa.

1) Exemplo de pesquisa anônima: satisfação do cliente

Neste exemplo de pesquisa de satisfação, uma farmácia deseja servir melhor sua comunidade. Eles decidem que uma pesquisa os ajudará a realizar três coisas:

  1. Medir a satisfação geral do cliente
  2. Melhore a experiência do cliente
  3. Otimize seu inventário

Considere os itens de inventário que você pode carregar. Isso inclui itens altamente pessoais, como medicamentos, produtos populares e produtos de limpeza. Os compradores locais têm prazer em participar e ajudar os comerciantes a otimizar suas lojas, mas compreensivelmente eles estão preocupados com a confidencialidade.

Para manter os resultados anônimos e ao mesmo tempo possibilitar o acompanhamento com os locais, a loja cria pesquisas on-line anônimas, que eles compartilham através de seu boletim informativo.

Eles desativam todos os rastreadores de conversão que indicam quais assinantes do boletim aberto ou completaram a pesquisa. Quando essa pesquisa anônima inicial é concluída, eles criam e seguem um plano de ação. Para compartilhar as propostas de melhoria que eles implementaram, a loja envia uma pesquisa de acompanhamento para a mesma lista de correspondência.

2) Exemplo de pesquisa anônima: pesquisa sobre cultura do trabalho

No caso a seguir, uma empresa com aproximadamente 100 funcionários começa a ver relatos anônimos de bullying entre colegas em fóruns públicos. Ninguém é mencionado pelo nome; portanto, o departamento de Recursos Humanos não sabe com quem entrar em contato com as perguntas de acompanhamento.

Sua estratégia para impedir o assédio moral no local de trabalho começa com a criação de uma pesquisa de clima do trabalho (anônima) para obter uma visão holística de como os funcionários percebem a cultura atual da empresa.

Eles fazem perguntas aos funcionários que medem quão seguros eles se sentem, quão conscientes estão dos procedimentos adequados de denúncia e se eles ou alguém que eles conhecem sofreram assédio nessa empresa.

Por fim, eles pedem aos entrevistados para nomearem alguém que eles estejam exibindo comportamento de bullying.

Como essas perguntas podem levar à retaliação da pessoa ou pessoas que estão intimidando outras pessoas, essa pesquisa deve permanecer anônima. Isso permite que os funcionários responsabiliza seus colegas e indivíduos de alto escalão sem arriscar seus empregos ou segurança.

Depois que os resultados da primeira pesquisa sobre cultura no local de trabalho são coletados e revisados, os Recursos Humanos podem criar um plano de ação, que envolve uma pesquisa mais focada, mas certamente cautelosa, com base nas tendências em seus comentários.

Eles optam por não pedir aos entrevistados que se identifiquem para manter a segurança e a confiança de seus funcionários, tanto quanto possível. No entanto, o Departamento de Recursos Humanos teve que enfrentar o suposto assediador e apresentá-lo às instâncias correspondentes.

3) Exemplo de pesquisa anônima: projeto de curso de Sociologia

Em nosso último exemplo, um estudante universitário realiza um pequeno estudo sobre hábitos de gastos e histórico socioeconômico, usando colegas de classe como participantes da pesquisa.

Essa pesquisa inclui inerentemente informações de identificação, como hábitos de consumo e marcas favoritas, além de informações geralmente confidenciais, incluindo níveis de renda dos pais, níveis de renda dos entrevistados e perspectivas culturais sobre finanças.

O aluno que está estudando não quer que o que eles sabem sobre seus colegas influencie os resultados. Com isso em mente, crie pesquisas anônimas e selecione cuidadosamente os tipos de perguntas para permitir o anonimato. Isso é feito incluindo perguntas de múltipla escolha e de soma constante.

Posteriormente, ele compartilha essa pesquisa por e-mail com seus colegas de classe e outros estudantes de sua universidade. Ele também compartilha com seus contatos.

Ao abrir a pesquisa para estudantes fora da sua universidade, bem como para as pessoas nos círculos sociais de cada aluno, é mais difícil identificar os entrevistados com base em suas respostas.

Você deseja garantir que as fontes de suas respostas sejam mantidas anônimas, para que o aluno opte por uma pesquisa que garanta o anonimato do entrevistado. Isso permite que você acompanhe os participantes sem revelar sua identidade.


Dicas para criar pesquisas anônimas

Agora que você já viu alguns exemplos de pesquisas anônimas em ação, chegou a hora de criar uma. Siga estas dicas que temos para você:

Comunique suas intenções

Hazle saber a los participantes lo que implica tu encuesta anónima antes de que empiecen a responder. Comunica el tipo de información que recolectas, quién evaluará los datos y la forma en la que planeas darle seguimiento al proceso.

É importante que eles saibam quais etapas você está tomando para manter as respostas anônimas e mencione o que você planeja fazer após concluir o processo de coleta de dados.

A comunicação preliminar incutir confiança e estabelecerá expectativas para uma experiência de pesquisa mais bem-sucedida para todas as partes envolvidas.

Use a plataforma correta

Nem todas as plataformas de pesquisa oferecem a garantia de anonimato do entrevistado, uma das únicas maneiras de garantir que sua pesquisa seja realmente anônima.

A QuestionPro é o único provedor de pesquisa on-line que pode ativar a Garantia de Anonimato do Respondente. Isso é de vital importância para a qualidade da sua pesquisa, pois, uma vez ativadas, as proteções fornecidas pelas pesquisas não podem ser encerradas.

Isso significa que os participantes, seus contatos e até o criador da pesquisa não podem solicitar acesso a informações de identificação posteriormente para proteger os entrevistados anônimos e a integridade de seus dados.

Desativa variáveis ​​personalizadas ou coleta de dados

Muitas pesquisas têm um recurso que permite que os dados pessoais dos participantes sejam armazenados.

Não estamos falando de dados altamente confidenciais, como números de cartão de crédito ou o nome do meio da sua mãe. Essas são as informações que a maioria das pessoas compartilha quando se inscreve em um boletim on-line ou se inscrever para um desconto promocional: nome, endereço de email, número de telefone ou endereço postal.

Ao criar uma pesquisa, geralmente nem pensamos no fato de que essas variáveis ​​personalizadas são coletadas e salvas para uso futuro. Esteja ciente deles e não deixe de usar uma plataforma de pesquisa como o QuestionPro, que permite que você pule a coleta dessas informações quando necessário.

Escreva as perguntas cuidadosamente

Você pode pensar que os tipos de perguntas não podem ser vinculadas a nenhum respondente individual, mas isso depende das respostas possíveis. Como mencionamos anteriormente, você deve procurar perguntas que revelem informações específicas sobre indivíduos, suas famílias ou experiências que possam ser únicas para eles ou para alguém com seus antecedentes.

Isso não significa que você não pode fazer perguntas demográficas. Você apenas precisa escrevê-las com muito cuidado e considerar as possíveis respostas à medida que avança. Se você precisar fazer esse tipo de pergunta, considere usar uma amostra de participantes selecionados aleatoriamente ou expanda sua amostra para pessoas de fora da sua comunidade.

Escreva a pesquisa holisticamente

Embora uma pergunta possa não identificar os entrevistados individualmente, uma combinação deles poderia. Se você precisar fazer perguntas relativamente pessoais devido à natureza de pesquisas anônimas, limite-as o máximo possível.

A combinação errada de perguntas é como um quebra-cabeça que os pesquisadores (ou ladrões de dados) podem resolver com algumas pesquisas. Novamente, você pode incluir algumas dessas perguntas e ainda permanecer anônimo, mas evite criar uma pesquisa que permita identificar os participantes ao revisar todas as perguntas juntas.

Compreender dados demográficos

A seleção de participantes para uma pesquisa on-line anônima pode ser feita de várias maneiras.

Se você estiver pesquisando um grupo específico de pessoas, poderá escrever suas perguntas com mais cuidado ao encontrar os destinatários como um grupo demográfico. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas quando você conhece algumas estatísticas sobre esse grupo, poderá determinar quais perguntas podem revelar a identidade dos entrevistados.

Temos para você essas perguntas sobre o perfil demográfico que podem ajudá-lo em sua próxima pesquisa.

Levantamento de uma amostra grande

Examinar o maior número possível de pessoas com uma ampla variedade de variáveis ​​de identificação pode ajudá-lo a manter seu questionário anônimo. Algumas pesquisas devem ter limitações, como o envolvimento do cliente ou a satisfação do funcionário.

Sempre que possível, pense no maior grupo de pessoas que você pode incluir em sua pesquisa e antecipe os resultados relevantes. Colete comentários por meio de pesquisas on-line anônimas, seguindo as práticas mencionadas acima, e poderá alcançar participantes relevantes de várias regiões e informações demográficas.


Importância da realização de pesquisas anônimas

Você deve criar pesquisas anônimas sempre que tiver a opção, pois isso fornecerá melhores resultados das seguintes maneiras:

  • Você e sua equipe de estratégia podem analisar as respostas imparciais que você teria de outros participantes conhecidos.
  • É provável que os entrevistados se sintam mais confortáveis ​​em compartilhar suas opiniões honestas.
  • Funcionários ou clientes podem participar sem medo de retaliação da gerência ou da liderança executiva da organização.

Pode haver alguns casos em que pesquisas anônimas não são úteis. Isso inclui as seguintes situações:

Ao realizar uma pesquisa de acompanhamento para explorar um tópico em maior profundidade ou para obter feedback sobre as mudanças que foram feitas desde a primeira pesquisa.

Quando você está conduzindo uma investigação que pode envolver uma ação legal e você precisa acompanhar as pessoas.

Se o acompanhamento de determinados participantes em relação aos comentários for essencial para sua pesquisa, considere designar uma parte para manter a identidade dos entrevistados em sigilo e desconhecida para todos os outros participantes da pesquisa.

Um líder de Recursos Humanos ou empresa externa pode ser a escolha certa para essa função. A pesquisa anônima é provavelmente a melhor alternativa para a situação. A seção a seguir aborda alguns exemplos de pesquisas anônimas para ajudá-lo a elaborar seu plano.

Se você está tentando entender o que seus clientes pensam de você ou deseja receber feedback dos funcionários, o importante é conhecer a opinião deles, anonimamente ou não, para tomar melhores decisões para seus negócios.