Perfil demográfico: tenha atenção nas perguntas para iniciar seu projeto

Se você planeja desenvolver uma pesquisa dentro da sua comunidade online ou já a está aplicando, é hora de analisar um tipo muito importante de perguntas: as questões demográficas. Esta é a primeira pesquisa que os participantes do painel atenderão e os resultados gerados serão usados ​​durante todo o período em que você criou um perfil demográfico para seus entrevistados. A amostra selecionada e o peso dos resultados obtidos permitirão finalmente analisar os dados da pesquisa.

As perguntas sobre o perfil demográfico, mais do que qualquer outro tipo de pergunta que você tem na sua aljava disposta a lançar, devem receber tempo e atenção durante toda a fase de desenvolvimento do seu projeto. As questões básicas devem estar alinhadas à visão de mercado da organização. Por exemplo, você deve usar um esquema de segmentação com base nos usos que o criador da pesquisa; precisa para garantir que a mesma inclua perguntas sobre o perfil demográfico. Também que atenda às categorias que correspondem às definições existentes. (Exemplo: que quantidade de vendas se utiliza para definir um usuário “pesado” ou “frequente”?).

Vantagens das pesquisas de perfil demográfico

A principal vantagem de usar esse tipo de pesquisa de perfil demográfico é que evita a necessidade de pedir novamente aos participantes para responder às mesmas perguntas de qualificação em cada projeto. Por exemplo, se você fizer perguntas de natureza demográfica, os participantes responderão a informações como idade, renda familiar ou nível de escolaridade, etc. Isso é conveniente porque você faz essas perguntas apenas uma vez e as outras pesquisas se concentram em outros tópicos de interesse da pesquisa.

Alguns pontos-chave a serem lembrados:

  • As perguntas devem ser atualizadas anualmente.
  • Uma vez atualizadas, precisam ser redistribuídas a todos os membros do painel; para serem respondidas novamente e manter as respostas atualizadas.
  • O período de sua pesquisa on-line pode ser longo. Por isso, seus participantes devem ser informados disso desde o início. Considere o uso de incentivos adicionais para aumentar suas respostas e o compromisso de responder da maneira mais sincera possível.
  • Devido à duração, considere enviar lembretes para que não se esqueçam de responder à sua pesquisa. Além de permitir que os respondentes retornem para responder à pesquisa que deixaram suspensa. Lembre-se: coloque-se no lugar de seu participante ou entrevistado.
  • Considere usar os dados disponíveis nos sistemas de CRM, quando possível, para reduzir o tamanho do questionário.

Este é um modelo que você pode usar para realizar uma pesquisa de perfil demográfico. Lembre-se de que você pode começar a fazer sua própria pesquisa gratuita com a QuestionPro.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram