O que é enquete? Quando e como aplicar?

A enquete é um dos métodos de pesquisa mais utilizados para entender o que as pessoas pensam sobre determinado assunto.

O problema é que, apesar de ser um método muito popular, muita gente ainda desconhece quando e como aplicar a enquete. 

Para entender como funciona esse método de pesquisa, confira os próximos tópicos!  

 

 

O que é enquete?

Enquete é um método de pesquisa onde o levantamento de dados é realizado a partir da coleta de informações de  uma amostra da população. 

Esse grupo amostral é composto por um grupo predefinido de pessoas, entrevistadas com o objetivo de fornecer informações e insights sobre vários tópicos de interesse.

A grande vantagem desse método é que você consegue acompanhar o resultado praticamente em tempo real. Assim, você obtém as informações que precisa de forma rápida, facilitando a tomada de decisões.

Isso é possível porque a enquete  é direta no seu objetivo. Afinal, ela tem  caráter mais fechado, ou seja, as opções de respostas já trazem uma proposta de solução do caso a ser analisado.

E todo esse processo é feito com auxílio de procedimentos padronizados. Dessa forma, você garante  que cada respondente possa responder às perguntas em igualdade de condições.

Assim, você evita opiniões tendenciosas que poderiam influenciar o resultado da pesquisa ou estudo.

Por fim, os dados obtidos durante a entrevista podem ser convertidos em resumos, tabelas e gráficos estatísticos mais confiáveis, facilitando a análise dos resultados.

 

 

Quando devo aplicar uma enquete?

Você certamente já ouviu falar nas enquetes realizadas por sites de entretenimento, jornais e empresas de diferentes segmentos. Isso ocorre porque esse método de pesquisa é mais simples e prático para ser aplicado. 

Por esse motivo, ele é considerado uma ótima ferramenta de pesquisa de opinião pública em diversas situações.

Durante a corrida eleitoral, por exemplo, você pode aplicar a  enquete  com o intuito de saber o que a população opina abertamente sobre um determinado candidato. 

A enquete pode ser utilizada até mesmo durante o processo de fabricação de um produto. Esse tipo de pesquisa permite que a empresa consulte um grupo de pessoas para decidir entre 2 novos sabores de uma marca de sorvetes, por exemplo.

Em resumo, te recomendamos aplicar enquetes sempre que você quiser aumentar sua interação e o engajamento com seu público-alvo. Você também pode utilizar esse método para gerar uma conversa em torno de um tema exclusivo. 

Por fim, você pode utilizar essa pesquisa para coletar dados que te auxiliem na tomada de decisões.

 

 

Como aplicar uma enquete?

A criação de uma boa enquete depende muito das perguntas utilizadas no questionário. O ideal é que elas sejam simples e objetivas. 

Além disso, você deve oferecer poucas opções de escolhas, de modo que as questões possam ser respondidas rapidamente.

 Aliás, é por esse motivo que o índice de desistência de participação na enquete é muito baixo ou quase nulo.

Outro detalhe importante é que durante a aplicação da enquete você aborda seu público alvo apenas uma única vez. A partir desse contato, você já pode obter  as informações que precisa. 

Ou seja, não é necessário aplicar metodologias muito elaboradas ou recursos complexos de coleta de dados. Por isso, o ideal é fazer poucas perguntas.

Para te ajudar a entender como criar sua enquete na prática, preparamos um passo-a-passo com todas as informações sobre esse processo. 

Confira abaixo!

 

 

6 passos para criar uma enquete

1- Defina o objetivo da pesquisa

Inicie o processo sabendo o que você busca. Assim, você otimiza seu tempo e evita a coleta de dados desnecessários. 

Para isso, você pode começar  com a seguinte pergunta: por que preciso realizar esse estudo?

 

2- Identifique seu público-alvo 

É importante  fazer a pesquisa para as pessoas certas. 

Por exemplo, se seu objetivo é  sondar a popularidade de um candidato à prefeitura de uma cidade específica, não há motivo de aplicá-las a pessoas que vivem em outras cidades. 

Caso contrário você irá obter dados de suposições e os resultados não serão verdadeiros.

 

3- Defina a amostragem

É imprescindível que haja uma amostra de pessoas qualificadas, ou seja, um grupo de indivíduos que responderão à sua enquete. 

E tão importante quanto a qualidade dos respondentes, é o tamanho da amostra. Para isso, você pode utilizar a calculadora do tamanho da amostra gratuita da QuestionPro.

 

4- Colete os dados de pesquisa

Após definir sua amostra, é hora de iniciar o processo de coleta de dados, distribuindo sua enquete para os respondentes.

 

5- Analise os resultados

A análise dos dados deve ser realizada da forma correta. Caso contrário, você obterá informações incorretas, prejudicando sua tomada de decisão sobre o tema da pesquisa.

 

6- Faça um relatório

Os resultados da enquete devem ser apresentados de maneira profissional, facilitando a análise dos dados. 

Lembre-se que é a partir da análise das informações contidas no relatório que você conseguirá obter o conteúdo necessário para embasar suas decisões acerca do tema pesquisado.

 

 

Enquete e pesquisa eleitoral: qual a diferença?

Apesar de a enquete ser uma ferramenta muito útil para entender a opinião da população, é importante lembrar que ela não pode ser confundida com a pesquisa eleitoral.

A pesquisa de opinião para as eleições é mais complexa. Ela exige, por exemplo, a utilização de uma amostra maior, bem distribuída que represente eficientemente os diversos grupos etários e sociais da população. 

Além disso, ela permite a aplicação de  diferentes tipos de perguntas, com opções mais estruturadas e avançadas de questões lógicas e análises específicas. 

Dessa forma, você consegue obter um grande volume de informações, que precisam ser agrupadas e analisadas. 

Para isso, o questionário e o desenho da pesquisa deve ser bem elaborado e os resultados apresentados devem conter mais informações, como a margem de erro e o período da pesquisa.

Por conta disso, somente a pesquisa eleitoral pode ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Resolução TSE nº 23.600/2019 também proíbe a divulgação dos resultados da enquete eleitoral, decisão que continua válida nas Eleições 2022.

Mas isso não significa que a enquete eleitoral não pode ser realizada. 

Na verdade, ela ainda é uma ferramenta útil para que candidatos, partidos políticos e demais agentes interessados, possam definir estratégias e tomar decisões que vão impactar na corrida eleitoral.

 

 

Como utilizar as enquetes eleitorais a seu favor?

Você pode combinar o uso da enquete com a pesquisa eleitoral. Nesse caso, a enquete pode ser utilizada como uma pesquisa prévia, um  ponto de partida para uma pesquisa online

Para isso, o ideal é criar um questionário com apenas  uma única pergunta e opções simples para respostas, por exemplo:

“Você votaria no atual prefeito para ser reeleito?”

  • Sim
  • Não
  • Talvez

A partir desse resultado, você pode definir suas estratégias iniciais para as Eleições 2022 e obter resultados úteis para a criação de uma pesquisa eleitoral mais completa.

Para entender melhor as diferenças entre enquete e pesquisa eleitoral, veja a tabela abaixo:

 

Enquete Pesquisa
Tamanho Curta (geralmente 1 questão) e visual simples. Longa ou curta, com possibilidade de visual interativo e gráfico.
Perguntas Perguntas simples de múltipla escolha ou texto aberto. Perguntas estruturadas específicas para a intenção de aplicação da pesquisa.
Procedimento Questionário simples aplicado para coletar a opinião dos respondentes sobre um assunto específico. Processo sistemático que visa coletar dados mais complexos para uma análise cuidadosa. Através dessa análise é possível identificar problemas e entender as tendências da opinião pública. 
Intenção O entrevistador deve obter  informações objetivas. O entrevistador deve obter informações em forma de dados ou de experiência pessoal.
Resultados Os resultados da enquete eleitoral não podem ser divulgados aos respondentes. Nos demais casos, esses dados podem ser divulgados. Os resultados da pesquisa eleitoral podem ser registrados no TSE  e divulgados para a população em geral.  

 


 

Agora que você já sabe o que é enquete, é hora de começar a pesquisar!

Na QuestionPro você encontra  ferramentas de pesquisa online e offline ideais para empresas, candidatos e partidos políticos. 

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças! 

Ver recursos QuestionPro