Relatório de pesquisa: transforme-o em um infográfico

Quantas vezes você investiu tempo e esforço para obter os melhores resultados de uma pesquisa online, mas depois de apresentar os resultados da pesquisa no PowerPoint, você estragou tudo? Uma ótima maneira de apresentar um relatório de pesquisa e dar vida a nossas informações é criando infográficos divertidos e fáceis de ler, desde que você os faça corretamente. Portanto, na próxima vez que você desejar compartilhar dados de uma pesquisa online, não use texto chato, faça um infográfico.

Como sabemos, para obter bons resultados em uma pesquisa, que depois transformaremos em infográfico, precisamos levar em consideração vários fatores, então aqui compartilho alguns passos a serem seguidos.

Etapas a seguir para um infográfico de relatório de pesquisa

Etapa 1: Pesquisa

Primeiro, comece com uma ideia e escolha um tema que você conhece. Os infográficos podem ser divertidos e alegres, ou formais e crus. Tudo depende do seu objetivo de apresentar o relatório da pesquisa. Você pode acessar sites como Google, Wikipedia ou sua biblioteca pessoal para encontrar os fatos menos conhecidos sobre o tópico, para ajudá-lo com as informações e novas ideias para seu infográfico.

Veja também: Tabulador de pesquisas? Conheça agora mesmo essa ferramenta!

Etapa 2: junte as peças

Decida se você deseja compartilhar seu relatório de pesquisa na forma de contar histórias, seguindo uma linha do tempo dos fatos ou algo assim. Geralmente, infográficos profissionais são feitos com o Adobe Illustrator. No entanto, essa não é a única maneira de fazê-las. Você também pode usar o Photoshop ou escolher entre uma ampla variedade de ferramentas online gratuitas para fabricar infográficos. Mas adivinhem? A QuestionPro oferece uma função que permite converter diretamente seu relatório de pesquisa em um infográfico. 

Pesquisa de feedback: como criá-la de maneira fácil

Etapa 3: adicione gráficos no seu relatório de pesquisa

Depois de fazer um resumo das informações obtidas com sua pesquisa online, você pode adicionar um gráfico que mostre as informações. Faça uso de gráficos de pizza, imagens ou suas próprias ilustrações, se houver. Adicione seu toque pessoal e adicione algum sabor ao seu infográfico.

Pesquisa empírica: conheça as etapas para executá-lo

Etapa 4: adicione brilho

Uma das coisas que pode realmente tornar um infográfico impressionante é adicionar estatísticas chocantes e qualquer outra informação que ninguém normalmente detecta. Colete os dados mais surpreendentes dos resultados de sua pesquisa online. Adicione um pouco de humor, sempre que possível, você pode fazê-lo através de imagens que agregam valor ao seu infográfico.

Leia também: Plano de marketing digital em tempo 2.0, essencial para as organizações

Etapa 5: compartilhe

Quando o infográfico estiver completo e pronto, é hora de promovê-lo. Compartilhe-o em todos os seus sites de redes sociais, incluindo o seu blog. Peça aos colegas ou amigos do escritório para espalhar a palavra e compartilhar esse conteúdo. Se as pessoas certas virem seu infográfico, você terá mais oportunidades de se tornar viral ou obter mais impressões. Assim, os resultados do seu relatório de pesquisa serão conhecidos por todos.

Lembre-se de que nem todos os infográficos serão virais. Há muitos fatores que entram em cena para que isso ocorra, como a hora do dia em que é publicada, as pessoas que a veem e o quão bem ela é construída. Não se desespere, se isso não acontecer, continue criando um e outro infográfico e verá que seu esforço e criatividade serão recompensados.

Pesquisa por amostra: conheça e saiba como realizá-la

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

5 maneiras de fazer pesquisa de mercado através de dispositivos móveis