Entrevistados: confira estas dicas e conquiste-o agora mesmo!

Pense que você é um dos cem entrevistados que irá responder uma pesquisa. Como você gostaria que fosse a pesquisa ? Provavelmente você deseja que não tenha uma linguagem muito difícil, que seja simples e que de certo modo seja agradável ou divertida. Hoje em dia fazer com que uma pessoa responda sua pesquisa da melhor maneira pode ser um desafio. Por isso, é necessário criar empatia com o entrevistado. Mas, como fazer isso?

Use sua criatividade

Decida sair do que é habitual e procure a originalidade em sua pesquisa. Crie uma sequência de perguntas de tal maneira que o entrevistado siga o fio condutor e sinta a necessidade de continuar lendo e respondendo. Pense como se estivesse contando uma história e dê razões para que ele queira chegar até o final. 

Crie um vínculo de confiança com seus entrevistados

Primeiro de tudo você deve se certificar de que exista um compromisso por parte das pessoas que te vão responder. Dê toda a segurança para que se sintam desta maneira. Também certifique-se de que eles saibam que os dados que irão fornecer serão utilizados da maneira adequada e para os fins que sua pesquisa necessite.

Observe que existem temas difíceis de lidar em que a informação pode ser muito pessoal ou de caráter ideológico. Tome cuidado para não ofender ou provocar um mau momento ao seu entrevistado. Lembre-se que precisamos coletar informação que ajudará o nosso objeto de estudo. Desse modo, devemos planejar nossas pesquisas. 

Veja também: Entenda como trabalhar a confiança dos clientes na sua empresa

Pense primeiro nos seus entrevistados

Componha suas perguntas de forma clara, assim como as instruções da pesquisa. Lembre-se que seus entrevistados precisam entender todo o processo da investigação. Sua linguagem não deve ser tão técnica, de preferência utilize palavras do dia a dia que te aproximem aos seus entrevistados . Isso não é tarefa fácil. Especialmente porque você não conhece todos e também porque suas pesquisas podem estar dirigidas a um público muito amplo.

O ideal é que você seja o primeiro a testar a sua pesquisa, a fim de detectar algum erro antes de implementá-la. Faça este exercício pensando sempre em quem vai responder. Sete Maneiras de Construir a Confiança do Cliente Online

É comum que os entrevistados odeiem as perguntas extensas ou complexas. Você deve buscar que sua pesquisa não seja cansativa. Desde o desenho da pesquisa até a distribuição de suas perguntas, de modo que se realize mais rápido todo o processo.

Considere que as suas opções de resposta seja ou não o que o entrevistado queira responder. Nesse caso, você pode considerar a opção de caixa de texto  na opção de”outro” e dar a oportunidade para que as pessoas coloquem a resposta desejada.   Saiba também sobre : Perguntas abertas: conheça o que opina seu entrevistadoPerguntas para uma pesquisa – Qual é a quantidade ideal?

Mobilidade e melhoria contínua 

Tablets, telefones celulares, computadores, as opções são diveras. Leve em consideração a capacidade de adaptação aos seus formatos de pesquisa a qualquer dispositivo, a fim de proporcionar uma melhor experiência ao seu entrevistado. Neste sentido, a pesquisa móvel tem suas peculiaridades.

Leia também: Conheça os de formulários on-line que você pode criar

Quem avalia seu trabalho? Aproveitesua pesquisa para incluir algumas perguntas para conhecer o ponto de vista do entrevistado. Tanto sobre a maneira em que a temática de pesquisa foi abordada quanto  no serviço fornecido. Lembre-se que isto é para melhorar a satisfação dos seus entrevistados. Para isso é necessário o empenho de uma equipe de trabalho para fornecer assessoria e responder as dúvidas que tenham antes, durante e após haver realizado a pesquisa.  Por isso, existem várias ferramentas para estar em contato e receber feedback. Veja: 3 maneiras de aproveitar o feedback do consumidor para sua empresa

Você  já sabe que está em suas mãos conseguir que seus entrevistados respondam da melhor maneira. Não esqueça que eles são os únicos que fornecem a informação que você está procurando para a correta tomada de decisões e, assim, alcançar seus objetivos.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.