Conheça os de formulários on-line que você pode criar

Neste artigo, você conhecerá os diferentes tipos de formulários on-line que podem ajudá-lo na coleta de dados e gerar perspectivas B2B para o seu negócio.

O uso de formulários é a maneira mais fácil de coletar informações. De alguma forma, cada site usa formulários. Seja para capturar dados de clientes em potencial, oferecer conteúdo premium ou para facilitar o registro de eventos.

Formulários on-line são uma ferramenta incrível para gerar perspectivas B2B. Eles podem ser usados de várias maneiras, permitindo que você obtenha as informações necessárias para criar um banco de dados. Esse banco de dados pode ser usado para distribuir informações em seus canais de marketing.

Tipos de formularios online que você pode criar para coleta de dados

Em seguida, temos para você os diferentes tipos de formulários on-line que você pode usar para o seu site, além de algumas dicas para ter certeza de que está indo bem. Veja também: Métodos para coleta de dados

Formulário de inscrição para um boletim informativo

Os formulários de inscrição para um boletim informativo são bastante simples, pois exigem apenas um ou dois campos para os usuários responderem.

Quando um usuário envia um formulário de inscrição para o boletim informativo, está expressando o desejo de receber o conteúdo regularmente. Isso abre um canal para a comunicação de marketing.

O boletim informativo é uma das melhores maneiras de gerar e impulsionar potenciais clientes para a lealdade. O fato de manter contato com uma marca torna o usuário mais propenso a se comprometer e lembrar quando uma decisão de compra está pronta para ser feita.

Formulário para capturar leads

Outro tipo de formulários on-line é criar um contato com o objetivo de vendas diretas.

Às vezes, uma perspectiva passa por um breve estágio de consideração e, em seguida, está pronta para venda. Para que este processo seja eficaz, você pode coletar suas informações e levá-las diretamente para sua equipe de vendas sem precisar se preocupar.

Tenha em mente que um formulário de contato de vendas não é o mesmo que um formulário na sua página de “contato”. O primeiro pede informações específicas e as conecta diretamente ao departamento comercial, já que estão prontas para fazer a compra.

Registro de eventos

Organizar um evento pode ser uma tarefa difícil, mas com um formulário on-line focado no gerenciamento de participantes. É possível enviar facilmente informações específicas. Como por exemplo, detalhes básicos, como horário, local e maneira de confirmar sua presença. Exemplos de questionários para avaliação de eventos

Comentários dos clientes

O próximo tipo de formulários on-line é o uso de comentários de clientes, que são úteis para avaliar seu negócio e determinar os próximos passos a seguir.

Esses formulários chegam depois que seu cliente recebe o produto ou serviço. Há algumas perguntas que você poderia fazer, como por exemplo:

  • Quão satisfeito você está com o produto / serviço?
  • Quão satisfeito você está com o processo de vendas?
  • Qual a probabilidade de você nos recomendar a um amigo?
  • Como você descobriu sobre nós?

Saiba mais em: Comunicação com o cliente: conheca os diferentes tipos.

Tipos de atendimento ao cliente: qual o melhor para você?

Encomendas e pagamentos online

Se você está vendendo um produto ou serviço, deve dar aos clientes a possibilidade de comprar conforme sua conveniência. Portanto, é uma ótima ideia incluir um formulário de pagamento e pedido on-line em seu website que ajudará você a obter conversões de vendas imediatas.

Evite que seus clientes esperem muito antes de pagar. Portanto, torne o processo de compra o mais fácil e acessível possível.

Formulário para login

Os sites de redes sociais usam formulários de registro de conta para coletar dados de registro de usuários antes de conceder acesso a conteúdo exclusivo. Por exemplo, Facebook, Twitter e Instagram. Os usuários não podem participar dessas plataformas, a menos que criem uma conta.

Se você tem uma empresa que requer associação, também pode usar um desses tipos de formulários

Formulário online para comentários

Os seguintes tipos de formulários on-line são aqueles que coletam comentários de visitantes de um site, que são ideais para empresas que estão tentando descobrir e segmentar seu público on-line. Você não pode presumir que essas pessoas são iguais às de seus clientes, pois elas podem ser apenas visitantes do site.

No entanto, as informações obtidas neste formulário podem ajudá-lo a determinar onde as melhorias podem ser feitas em seu site. Isso é ideal para testar diferentes estilos de design e melhores práticas de UX.

Formulário para a inscrição em um concurso

Como o nome sugere, esse é um dos tipos de formulários on-line que permitem que os usuários se registrem para participar de um concurso, o que é uma estratégia muito atraente, pois pode ajudar a criar reconhecimento da marca.

Embora os usuários enviem este formulário principalmente para ter a oportunidade de ganhar um prêmio e nada mais, você deve acompanhá-los após o término do concurso, com o objetivo de convertê-los de concorrentes a clientes em potencial.

Formulário de doações

Causas de apoio é muito mais fácil com a ajuda de um formulário de doação. Tal como acontece com os formulários de pedido e pagamento.

As informações de seus clientes devem estar seguras em um banco de dados organizado. Essa pode ser sua porta de entrada para oferecer mais oportunidades, como convites para eventos e outras doações que podem ser feitas no futuro.

Formulário de solicitação de serviço

O último dos tipos de formulários on-line é a solicitação de serviços. Isso é eficaz para gerar leads para as empresas.

Os formulários de avaliação são curtos e contêm apenas um número mínimo de campos, como nome e endereço de email. O objetivo de uma avaliação gratuita é mostrar aos clientes o valor potencial de seus serviços. Por isso, lembre-se de facilitar o processo de registro.

Veja também: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

Dicas para criar formulários online

Agora que você conhece os diferentes tipos de formulários on-line, oferecemos algumas dicas para projetá-los corretamente.

Mantenha-lo simples: Quando os formulários são complexos, eles sobrecarregam e afugentam seus clientes. Uma boa regra é pedir apenas as informações necessárias para o estágio de marketing ou vendas.

Otimize seu site para celular: Como os dispositivos móveis geram mais tráfego do que os computadores, recomendamos que você verifique se o formulário é fácil de usar.

Os telefones celulares têm a vantagem de velocidade e acessibilidade para a coleta de informações. Se a fonte for muito pequena para ler ou se os botões forem muito difíceis de serem pressionados, você estará eliminando as possibilidades de conversão em dispositivos móveis.

Ativa a validação de dados: Destacar o campo atual onde você está escrevendo ou permitir que dados pré-preenchidos sejam definitivamente apreciados por seus clientes. Além disso, você deve implementar um sistema de validação de dados para notificá-los se eles cometerem possíveis erros. Para que possam ser corrigidos imediatamente antes de clicar no botão enviar.

Veja também: Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet

Se você quiser saber como criar um formulário on-line bem-sucedido, consulte um de nossos consultores e agende, sem custo, uma demonstração on-line.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.