Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet

Sem estradas? Sem eletricidade ou conexão com a internet? Não tem problema, você pode fazer pesquisas de campo on-line com o QuestionPro e coletar dados também em comunidades rurais.

Este é um estudo de caso de QuestionPro fornecido por Rose Chaparro, Diretor de Monitoramento e Avaliação Oorja: Fortalecendo Comunidades Rurais. Eu convido você a ler: Dicas para escolher ferramenta de pesquisa qualitativa ou quantitativa certa para sua pesquisa de mercado

Com sede em Uttar Pradesh, Índia, Oorja: capacitar as comunidades rurais é um empreendimento social que utiliza energia renovável como um vetor de mudança social, econômica e ambiental. A missão da Oorja é fornecer acesso a energia limpa, confiável e acessível para as comunidades rurais, promovendo o desenvolvimento econômico local sustentável.

Eles entendem a importância de ter dados sólidos para planejar, executar e medir o impacto de seu trabalho nesses locais. Como parte de seu processo de seleção para a colocação de plantas de energia limpa, visitando aldeias remotas que carecem de eletricidade ou internet para realizar pesquisas de campo. Não fazer um registro de dados que ajudam a compreender a demografia e o padrão de vida dessas comunidades e para estimar a energia potencial das famílias de baixa renda, instituições acadêmicas e de saúde e demanda pequenas empresas. Saiba mais: Guia de pesquisa transversal

Esta informação é fundamental para decidir a capacidade de instalação da usina, o preço da energia que as famílias e as empresas podem pagar, os métodos de pagamento mais adequado para a comunidade em projetos de desenvolvimento questão e da comunidade que pode ser desenvolver e empreender.

Da mesma forma, quando um acompanhamento é realizado com cada comunidade para medir e analisar o impacto de seus esforços, eles implementam uma série de pesquisas de campo em cada um dos domicílios e comunidades para medir mudanças nos padrões de vida, usando indicadores como saúde, educação, participação econômica, segurança alimentar, felicidade, empoderamento das mulheres e desenvolvimento econômico local.

A coleta de dados em comunidades rurais em países em desenvolvimento é tão assustadora quanto recompensadora. Neste post, vamos compartilhar as experiências, alegrias e desafios de medição e avaliação nas comunidades rurais. Veja também: Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

Conselhos para pesquisas de campo em comunidades rurais

  • Muitas das comunidades com as quais Oorja trabalhou são muito difíceis de alcançar. Dada a infraestrutura difícil, o transporte público é muito ineficiente e você acaba dependendo de um carro e de um motorista local. GPS não é usado, então você tem que encontrar o caminho, pedindo ajuda, ou com conhecimento prévio da área.
  • Outro desafio é o tempo, terá que esperar por horas. Como regra geral, é aconselhável dobrar o tempo que o Google Maps recomenda para que esses atrasos não afetem sua agenda completamente.
  • Geralmente não há acesso à eletricidade, o que significa que você não pode trabalhar à noite. Além disso, certifique-se de carregar todos os dispositivos na noite anterior (incluindo os tablets para fazer suas pesquisas de campo!).
  • Questões de múltipla escolha são a melhor opção.
  • Se necessário, entre em contato com tradutores locais, mas explique o motivo da sua pesquisa, para que eles não percam algo importante em sua tradução e saibam por que você faz as mesmas perguntas a todos. Considere o uso de pesquisas multilíngues.
  • Conheça os usos e costumes de cada comunidade para evitar possíveis vieses em suas pesquisas de campo. Por exemplo, existem comunidades onde as mulheres não podem participar.
  • Haverá momentos em que você não poderá criar um perfil completo dos respondentes, pois muitas pessoas não sabem sua idade ou têm renda intermitente.

Pesquisa offline: uma ferramenta brilhante para realizar pesquisas de campo em comunidades rurais

Saiba mais sobre as vantagens das pesquisas off-line. Evite imprimir grandes quantidades de questionários no papel e leve-os para as comunidades. Levará muito tempo para eles responderem, você pode até mesmo encarar o fato de que as pessoas que testam não sabem ler ou escrever. Se você fizer uma pesquisa em papel, terá que inserir os dados em uma planilha e, depois, limpá-los, resumi-los e analisá-los. Esse processo consome muito mais tempo, é caro e ineficiente e se traduz em desperdício de recursos e menor produtividade. Leia também: Pesquisas de opinião, o que são e quando usá-las

Com o QuestionPro, sua equipe de pesquisa de campo pode usar tablets ou smartphones para coletar e conduzir avaliações sem ter acesso à Internet. O risco de perder dados, o estresse de enviar as pesquisas e a inconveniência do gerenciamento de dados desapareceram. Além disso, o registro GPS permite estudos longitudinais ao longo do tempo, comparando as mesmas casas.

Faça suas pesquisas de campo com segurança com o Device Audit, um recurso exclusivo do QuestionPro Offline App que permite que você verifique suas pesquisas e julgue se os dados inseridos são autênticos ou foram enganados pelo pesquisador.

Esse recurso é particularmente útil quando nossos clientes e usuários enviam pesquisas ou fornecedores externos para coletar dados no local, longe de seus escritórios onde há falta de mecanismos de controle de qualidade.

Registe a localização dos seus entrevistadores por GPS, grave áudio ou tire fotografias para obter recursos que dêem maior validade à sua pesquisa. Pergunte em nosso bate-papo on-line sobre outros benefícios de fazer pesquisas de campo com o QuestionPro. Você não vai se arrepender!

Por último convido você a ler: Focus group ou pesquisas: qual deles usar?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Bottom Signup

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.