Coleta de dados internacional: saiba do que se trata

A coleta internacional de dados é um procedimento para coletar, medir e analisar informações precisas de um público internacional para pesquisa de mercado.

Esta coleção é feita usando técnicas validadas padrão. Um pesquisador pode avaliar sua hipótese de um determinado país, continente ou grupo étnico com base nos dados coletados.

Hoje, a economia mundial se globalizou. Isso significa que, no nível macroeconômico, o mundo inteiro se comporta cada vez mais como se fosse parte de um mercado único, consumindo bens similares e respondendo aos mesmos impulsos. No entanto, no nível microeconômico, cada mercado age e reage de maneira diferente.

Para ter sucesso no mercado, as grandes organizações precisam entender e se adaptar a todos os aspectos do público local que desejam participar, adotando os diferentes métodos de coleta de dados que estão ao alcance.

Para que realizar uma coleta internacional de dados?

Se uma marca de roupas quer lançar uma linha em todo o mundo, necessita ter absoluta certeza de que o produto funciona bem no mercado-alvo.

Se a marca não tem experiência no mercado internacional, pode ou não ter sucesso. É muito importante conhecer e entender as tendências e o que o mercado espera, antes de entrar em operação no local através de um estudo de mercado.

Saiba também sobre: Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado

A coleta e análise de dados em sua região de destino será uma grande ajuda para o sucesso do produto. Para fazer isso, primeiramente, a marca precisa reunir uma amostra de entrevistados que usem produtos similares.

O papel da coleta internacional de dados na pesquisa de mercado 

Há uma diferença entre a coleta de dados no nível local e a coleta de dados em todo o mundo. O último é o principal e mais importante passo para a pesquisa de mercado, independentemente do campo de pesquisa.

A diferença entre a coleta de dados do mercado nacional e internacional são os detalhes minuciosos. Acredite ou não, isso pode ter um impacto no sucesso de sua pesquisa de mercado.

Diferentes culturas responderão de maneira diferente ao seu negócio, marketing e produtos. Alguns mercados poderão usá-los de maneira diferente do esperado. Por isso, você precisa saber como cada mercado, em cada país ou continente responde a sua marca e ao mercado em geral.

Tenha em mente que a abordagem da coleta de dados internacional é diferente para diferentes áreas de estudo, dependendo das informações necessárias. O objetivo mais importante é garantir que dados confiáveis e ricos em informações sejam coletados para análise estatística. De modo que se possa tomar decisões baseadas nos dados para a investigação.

Saiba mais sobre: Qual é a diferença entre população e amostra?

Importância da coleta de dados internacional

O mundo está ficando menor e mais interconectado do que nunca. Mas, não confunda esse grau de proximidade com a uniformidade. Ainda existem grandes diferenças entre os grupos sociais da humanidade, muitos dos quais podem representar um problema para os pesquisadores que tentam coletar dados de várias culturas diferentes.

Para comparar com precisão o desempenho da marca em diferentes países, é necessário coletar dados internacionais e compreender e incorporar as variações culturais na metodologia da pesquisa. Você precisa de um grupo dedicado de público autêntico para ajudá-lo a pesquisar sua área de interesse.

Veja: Como avaliar o mercado internacional e expandir seus negócios

Fatores que influenciam a coleta de dados internacionais

A continuación, se presentan los factores que influyen en la recolección internacional de datos:  

Diferenças culturais

Cultura refere-se a normas ou padrões de comportamento amplamente compartilhados por um grande grupo de pessoas. Cada cultura reage de maneira diferente a marcas diferentes.

As marcas precisam localizar o produto antes de iniciá-lo ou podem ter problemas. Por exemplo, os hambúrgueres de carne do McDonald’s são muito populares nos Estados Unidos e na Europa, mas eles simplesmente não funcionam na Índia por causa de uma grande diferença cultural.

Comportamento da população

São os valores, atitudes, crenças, artefatos e outros símbolos significativos representados no modelo de vida adotado por pessoas que ajudam a interpretar, avaliar e se comunicar como membros da sociedade.

Diferenças climáticas

Os produtos reagirão de maneira diferente em diferentes climas. Por exemplo, uma estratégia aplicada para vender sorvete no Oriente Médio será muito diferente da do Alasca. O clima da região determinará como a população reagirá a esse produto.

Diferenças linguísticas

É importante ter pesquisas multilíngues para se adaptar às necessidades dos destinos. Encontrar seu estudo para obter informações ajudará você a obter respostas melhores e mais precisas.

Fatores socioeconómicos

A socioeconomia é a ciência social que estuda como a atividade econômica afeta e é moldada por processos sociais. Esses fatores devem ser levados em consideração ao conduzir uma coleta internacional de dados.

Saiba mais sobre: Faça benchmarking competitivo para expandir seus negócios

Desafios da coleta de dados internacional

O principal desafio para os pesquisadores é como chegar aos entrevistados em diferentes lugares.

Os pesquisadores nunca sabem ao certo como os entrevistados reagirão. Eles estarão interessados em participar de um estudo que nem está sendo organizado a partir de seu local de origem?

A tarefa de conduzir atividades de pesquisa no exterior será uma tarefa difícil. Não é impossível coletar dados internacionalmente, mas certamente será uma questão que levará tempo e será custosa.

Leia também: Como encontrar o seu mercado-alvo?

Colete dados internacionais usando a QuestionPro

Um dos principais elementos de uma ferramenta de pesquisa eficiente é garantir que você tenha uma amostra de qualidade.

E se você quiser realizar uma pesquisa internacional de marca ou um estudo cego com um público-alvo específico?

Um painel on-line bem recrutado e gerenciado pode fornecer melhor qualidade de dados do que qualquer outra metodologia disponível. Os participantes podem concluir as pesquisas de acordo com sua conveniência e os dados podem ser coletados em menos de 24 horas.

Como uma pesquisa começa a ser construída, é crucial considerar os seguintes pontos:

  • Como o painel é recrutado?
  • Quais sistemas têm para neutralizar o desgaste do painel?
  • Como incentivar os membros?
  • Como o painel é integrado?

Veja também: 5 medos de empreendedorismo e como superá-los

Saiba a diferença entre um painel e uma amostra

Saber a diferença entre um painel e uma amostra é um componente crítico para a realização de pesquisas on-line eficazes.

Não cometa o erro de criar uma pesquisa quando os respondentes não são as pessoas certas para dar as respostas. Pode ser muito importante economizar tempo e dinheiro ao fazer uma parceria com um provedor de amostra confiável para o seu estudo de pesquisa.

A QuestionPro Audience pode ajudá-lo na amostragem, coleta de dados, manuseio e processamento de informações, dependendo de suas necessidades específicas.

Com a QuestionPro você se beneficiará da obtenção de informações de coleta de dados internacionais, pois elas serão precisas e de alta qualidade. Além disso, você evitará erros desnecessários e a inconveniência própria da pesquisa global.

Você quer fazer uma coleta de dados internacional usando a QuestionPro? Solicite uma demonstração de nossa ferramenta gratuitamente e conheça todo o seu potencial.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.