Qual é a diferença entre população e amostra?

Fica mais fácil entender a diferença entre população e amostra se você pensar que a amostra é uma pequena fatia da população.

E essa amostra é necessária para as pesquisas de mercado, onde é feita uma observação ou um experimento com uma parcela da população, de modo a obter ideias que expliquem um determinado fenômeno.


 

O que é população?

A palavra população é frequentemente usada para descrever a população mundial humana ou o número total de pessoas que vivem em uma área geográfica.

Em uma atividade de pesquisa, é o conjunto de elementos total que possui um parâmetro comum e não precisa ser necessariamente humana. Pode ser qualquer conjunto de parâmetro comum

Exemplo: o número todas as lojas de roupa em uma cidade.

 

O que é amostra?

Segunda as leis estatísticas, é um grupo menor ou um subconjunto dentro de uma população.

No ramo das pesquisas, é uma parte pequena da população total que é selecionada de acordo com suas características a fim de serem analisadas em um projeto de investigação.

Essa seleção é feita através dos diferentes métodos: amostragem probabilística e amostragem não probabilística. As técnicas de seleção de amostragem variam de acordo com os tipos de pesquisa e a qualidade da informação requerida. Assim como existem diferentes maneiras para selecioná-las, existem diferentes tipos de amostragem para pesquisa.

Exemplo: geralmente, as amostragens são grupos de pessoas, mas isso varia com a população. No exemplo acima, onde a população era o número total de lojas de roupa de uma cidade, a amostra poderia ser apenas as lojas de roupas para bebês dessa cidade.

 

É importante saber a diferença entre população e amostra para realizar uma pesquisa?

Se você busca dados mais acurados e não tem a intenção de desperdiçar recursos como tempo e dinheiro, sim!

Direcionar sua pesquisa filtrará dados excessivos, generalizados e incoerentes que nem precisariam ser analisados e podem até gerar erros em seus resultados.

Veja 5 dicas para determinar o tamanho de amostra de uma pesquisa.

 

A importância de utilizar amostragens para pesquisas

Veja esse exemplo: uma fabricante de comida para coelhos gostaria de listar apenas as lojas de animais que vendem esse tipo de produto. 

A ideia é mais que apontar possíveis oportunidades de negociação, mas também envolvê-los em uma investigação de mercado para entender melhor o consumidor. Afinal, esse fabricante não tem tanto acesso à essas informações quanto os varejistas.

Essa empresa possui dados populacionais sobre o número total de lojas de animais em sua cidade, mas nem todas são convenientes. 

Seria necessário filtrar essas opções e, para isso, criar uma amostra de pesquisa on-line, selecionando apenas lojas de animais que vendem comida para coelhos.

Continue lendo sobre a importância de obter uma amostragem.

 

diferença entre população e amostra

 

Diferença entre população e amostra

População

  • A característica mensurável da população, como a média ou o desvio padrão, é conhecida como um parâmetro.
  • Os dados são completos e complexos.
  • Uma pesquisa realizada em uma população inteira é mais precisa, sem margem de erro, exceto pela imprecisão humana nas respostas. No entanto, isso nem sempre é possível.
  • O parâmetro de população é um elemento numérico ou mensurável que define o sistema do conjunto.

Amostra

  • A característica mensurável da amostra é chamada de estatística.
  • A amostra é um subconjunto da população obtido por amostragem.
  • Uma pesquisa realizada com uma amostra da população produz resultados precisos, somente após fatorar ainda mais a margem de erro e o intervalo de confiança.
  • A estatística é o componente descritivo da amostra encontrada usando a média amostral ou a proporção da amostra.

 

5 motivos para utilizar uma amostra 

1- É muito mais prático

Com uma pequena amostragem bem selecionada que represente bem uma população total, o pesquisador necessitará coletar um menor número de dados para analisar e ainda assim 

 

2 – Você pode tomar ações mais imediatas

Quando se trata de uma investigação, o tempo disponível pode ser um fator definitivo para um estudo.

Como a amostra é menor, o tempo investido também será menor.

Saiba como calcular o tamanho da amostra.

 

3 – São econômicas e lucrativas

Realizar um estudo sobre uma amostra representativa requer menos recursos, como computadores, pesquisadores, entrevistados, servidores e centros de coleta de dados.

 

4 – Confie nos dados coletados, as amostras são precisas

Independente do método utilizado para determinar a amostragem, se o processo seletivo for bem realizado, os resultados serão mais eficazes.

Será menor em número, porém maior em qualidade. Isso resulta na possibilidade de uma pesquisa mais direcionada que aumenta a taxa de resposta (diminuindo a marge de erro dos resultados), além de coletar dados do público que realmente importa.

 

5 – Não esquente a cabeça, nós fazemos o trabalho duro para você!

Você pode encontrar a amostra ideal para o seu projeto sem procurar muito. Tendo as características necessárias pré-definidas, você pode obter um painel qualificado de amostra de respondentes a poucos cliques de distância.

Conte com a QuestionPro para conseguir os respondentes ideais para suas pesquisas, seja qual for o intuito do seu projeto, cuidaremos de selecionar a amostra ideal para você.

 

amostra de respondente

 

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração