Qual é a diferença entre população e amostra?

Entender a diferença entre população e amostra é fácil quando você se lembra de uma lei fundamental de estatística:

“Uma amostra é sempre um grupo menor ou um subconjunto dentro de uma população”.

Uma pesquisa de mercado é sempre feita com um estudo básico. Esta pesquisa é feita observando ou experimentando uma amostra da população, a fim de obter ideias que expliquem um fenômeno. O que é uma população?

A população na pesquisa é um conjunto completo de elementos que possuem um parâmetro comum.

É importante mencionar que estamos todos conscientes do que a palavra “população” significa em nossas vidas diárias. É frequentemente usada para descrever a população humana ou o número total de pessoas que vivem em uma área geográfica de qualquer país ou estado.

A população de pesquisa não precisa ser necessariamente humana. Pode ser qualquer coleta de dados que tenha um parâmetro comum, como o número total de lojas de animais em uma cidade.

O que é uma amostra?

Uma amostra é a parte mais pequena do total, ou seja, um subconjunto de toda a população. Quando as pesquisas são conduzidas, a amostra são os membros da população que são convidados a participar da pesquisa.

Simplificando, uma amostra é um subgrupo ou subconjunto da população, que pode ser estudado para investigar as características ou o comportamento dos dados populacionais.

Amostras de dados são criadas usando vários métodos de pesquisa, como amostragem probabilística e amostragem não probabilística. Os métodos de amostragem variam de acordo com os tipos de pesquisa e a qualidade da informação requerida. Veja também: O que é uma amostra representativa da população nacional?

Por exemplo

Uma empresa de comida de gato gostaria de conhecer todas as lojas de animais onde possa vender. A empresa possui dados populacionais sobre o número total de lojas de animais em uma cidade específica.

Este fabricante de alimentos para animais de estimação pode agora criar uma amostra de pesquisa on-line, selecionando apenas lojas de animais que vendem comida de gato.

Os dados podem ser estudados para diversas características e os resultados podem ser mostrados em estatísticas e relatórios para uma melhor compreensão do negócio.

Usando os dados da amostra, a empresa pode descobrir maneiras de expandir seus negócios para alcançar a população total de lojas de animais. Saiba mais em: Como selecionar uma amostra de estudo?

Diferença entre população e amostra

Em geral, uma amostra da população é usada na pesquisa, já que é mais fácil e mais econômico processar um subconjunto menor em vez de todo o grupo. 

Nesta tabela, podemos observar mais de perto a diferença entre população e amostra:

 

População Amostra
A característica mensurável da população, como a média ou o desvio padrão, é conhecida como um parâmetro.

Os dados da população são completos e completos.

A característica mensurável da amostra é chamada de estatística.
Uma pesquisa realizada em uma população inteira é mais precisa, sem margem de erro, exceto pela imprecisão humana nas respostas. No entanto, isso nem sempre é possível.

O parâmetro de população é um elemento numérico ou mensurável que define o sistema do conjunto.

A amostra é um subconjunto da população obtido por amostragem.

Uma pesquisa realizada com uma amostra da população produz resultados precisos, somente após fatorar ainda mais a margem de erro e o intervalo de confiança.

A estatística é o componente descritivo da amostra encontrada usando a média amostral ou a proporção da amostra.

 

Razões para utilizar uma amostra 

As principais razões pelas quais você deve usar uma amostra durante uma investigação de mercado são:

É prática

Na maioria dos casos, uma população pode ser muito grande para o pesquisador compilar dados precisos levando em conta a limitação de tamanho.

As amostras permitem aos pesquisadores coletar dados que podem ser analisados para fornecer informações para toda a população. O que é amostragem de bola de neve?

Fornece dados urgentes

Quando se trata de uma investigação, a quantidade de tempo disponível pode ser um fator definitivo para um estudo.

Uma amostra oferece um conjunto menor que fornece dados que podem ser usados para representar toda a população.

A aplicação de uma pesquisa a uma amostra menor, ao contrário de toda a população, pode economizar um tempo precioso para os pesquisadores. Veja também: Amostragem deliberada, crítica ou experimental

É lucrativo

O custo de realizar a pesquisa é muitas vezes um parâmetro para o estudo. Os pesquisadores devem fazer todo o possível com os recursos disponíveis para realizar um estudo e obter uma visão precisa.

Realizar um estudo sobre uma amostra representativa de uma população é rentável, pois requer menos recursos, como computadores, pesquisadores, entrevistados, servidores e centros de coleta de dados.

É representada com precisão

Com base no método de amostragem, a pesquisa realizada em uma amostra pode ser precisa e com menos risco de falta de resposta do que se fosse realizada por meio de um censo.

Uma amostra selecionada usando o método sem probabilidade é uma representação precisa da população e os dados coletados podem ser usados para obter informações sobre toda a população.

Oferece estatísticas dedutivas

A estatística inferencial é um processo pelo qual dados representativos são usados para inferir ideias sobre toda a população.

Eles são baseados no conceito de usar dados coletados de uma amostra para obter dados que representem toda a população. Estatísticas inferenciais só podem ser coletadas usando amostras de dados. O que é amostragem consecutiva?

É mais precisa que um censo

Um censo de uma população inteira nem sempre fornece dados precisos devido a erros, como inconsistência nas respostas. No entanto, uma amostra cuidadosamente obtida elimina esse risco e oferece dados mais precisos, que representam adequadamente a população.

É gerenciável

Às vezes, coletar toda uma população de dados é quase impossível, já que algumas populações são muito difíceis de obter. Neste caso, uma amostra pode ser usada para representar o estudo, uma vez que é viável e acessível.

Apesar da diferença entre população e amostra, ambas estão relacionadas entre si, ou seja, as amostras são retiradas da população. O principal objetivo da amostra é fazer inferências estatísticas sobre a população. Sem uma população, as amostras não podem existir. Quanto melhor a qualidade da amostra, maior o nível de precisão da generalização. Também recomendamos: O que é amostragem de cotas?

Você está pronto para sua próxima pesquisa online? Lembre-se que a QuestionPro oferece as ferramentas para executá-lo. Agende uma demonstração no nosso chat online.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.