Quais são os métodos mais eficazes de coleta de dados?

Neste artigo, falaremos sobre os diferentes métodos de coleta de dados e daremos alguns exemplos que ajudarão você a escolher o que melhor se adequa à pesquisa que você planeja realizar.

Os dados são uma coleção de fatos, figuras, objetos, símbolos e eventos que foram coletados de diferentes fontes. As organizações são responsáveis por coletar informações em momentos diferentes e de diferentes públicos para tomar melhores decisões.

Por exemplo, antes de lançar um novo produto, a empresa precisa coletar informações sobre demanda, preferências do cliente, concorrentes, etc. Caso isso não aconteça, o produto recém-lançado pode falhar por vários motivos.

Embora os dados sejam um ativo valioso para todas as organizações, são inúteis até que sejam analisados ou processados para obter os resultados desejados.

Quais são os métodos de coleta de dados?

Os métodos de coleta de dados podem ser divididos em duas categorias: métodos primários de coleta de dados e métodos secundários de coleta de dados.

Métodos primários de coleta de dados

Os dados primários são coletados a partir da experiência em primeira mão e não são usados no passado. Esta informação é específica, altamente autêntica e precisa.

Os métodos primários de coleta de dados podem ser divididos em duas categorias: métodos quantitativos e métodos qualitativos.

Métodos quantitativos

Métodos quantitativos para pesquisa de mercado e previsão de demanda geralmente usam ferramentas estatísticas. Aqui, a demanda é prevista com base em dados históricos.

Esses métodos principais de coleta de dados geralmente são usados para fazer previsões de longo prazo. Eles são altamente confiáveis, pois o elemento de subjetividade é mínimo.

Quais são os métodos quantitativos para uma investigação?

Análise de séries cronológicas ou temporais

O termo refere-se a uma ordem seqüencial de valores de uma variável, conhecida como tendência em intervalos de tempo iguais. Usando tendências, uma organização pode prever a demanda por seus produtos e serviços pelo tempo projetado.

Técnicas de suavização

Nos casos em que a série temporal não apresenta tendências significativas, técnicas de suavização podem ser usadas para eliminar uma variação aleatória na demanda histórica. Isso ajuda a identificar padrões e níveis de demanda que podem ser usados para estimar a demanda futura.

Os métodos mais comuns usados para suavizar as técnicas de previsão de demanda são o método simples de média móvel e o método da média móvel ponderada.

Método Barométrico

Também conhecido como abordagem dos principais indicadores, esse método é usado para especular tendências futuras com base nos desenvolvimentos atuais.

Quando um evento passado é considerado para prever o evento futuro, o evento passado atuaria como um indicador primário.

Métodos qualitativos

Os métodos qualitativos são especialmente úteis em situações em que os dados históricos não estão disponíveis, não são necessários números ou cálculos matemáticos.

A pesquisa qualitativa está intimamente relacionada a palavras, sons, sentimentos, emoções, cores e outros elementos que não são quantificáveis.

Essas técnicas são baseadas na experiência, julgamento, intuição, conjecturas, emoções, etc.

Os métodos quantitativos de coleta de dados não fornecem o motivo das respostas dos participantes, geralmente não atingem populações sub-representadas e podem cobrir longos períodos de tempo para coletar os dados. Portanto, é melhor combinar métodos quantitativos com métodos qualitativos.

Estes são alguns dos métodos de coleta qualitativa de dados:

Pesquisas

As pesquisas são usadas para coletar dados do público-alvo e coletar informações sobre suas preferências, opiniões, escolhas e comentários relacionados aos seus produtos e serviços.

A maioria dos programas de criação de pesquisas geralmente oferece uma ampla variedade de tipos de perguntas para seleção.

Você também pode usar um modelo de pesquisa já preparado para economizar tempo e esforço. Pesquisas on-line podem ser personalizadas de acordo com a marca da empresa, alterando o tema, o logotipo, etc. Eles podem ser distribuídos através de uma série de canais de distribuição, como email, site, aplicativo offline, código QR, redes sociais, etc. Dependendo do tipo e da fonte do seu público, você pode selecionar o canal.

Um painel de pesquisa pode fornecer estatísticas relacionadas à taxa de resposta, taxa de conclusão, filtros com base na demografia, opções de exportação e compartilhamento, etc.

Depois que os dados são coletados, o software de pesquisa pode gerar vários tipos de relatórios e executar algoritmos analíticos para descobrir informações ocultas.

Sondagens

As sondagens são compostas por uma questão de escolha única ou múltipla. Quando é necessário ter uma rápida noção dos sentimentos do público, você pode ir às pesquisas. Por terem vida curta, é mais fácil obter respostas das pessoas.

Eles também podem ser integrados em várias plataformas. Depois que os respondentes respondem à pergunta, também podem mostrar como são comparados às respostas de outras pessoas.

Pesquisa ou sondagem? Quais são as diferenças e quando devemos usar cada uma?

Entrevistas

Nesse método, o entrevistador faz perguntas respondidas pessoalmente ou por telefone. Nas entrevistas presenciais, o entrevistador faz uma série de perguntas pessoalmente ao entrevistado e anota as respostas. Caso não seja possível conhecer a pessoa, o entrevistador pode contar com uma entrevista por telefone.

Ao contrário dos outros métodos de coleta de dados, isso é apropriado quando há apenas alguns respondentes. É muito longo e tedioso repetir o mesmo processo se houver muitos participantes.

A entrevista, uma das técnicas de coleta de dados

Técnica Delphi

É outro método de coleta de dados. Nele, especialistas em mercado recebem estimativas e premissas de previsões feitas por outros especialistas do setor. Eles podem reconsiderar e revisar suas próprias estimativas e premissas com base nas informações fornecidas.

Método Delphi: o que é e como utilizá-lo na prática

Focus Group

Um pequeno grupo de pessoas, com cerca de 8 a 10 membros, se reúne para discutir áreas comuns do problema com um moderador que regula a discussão. Cada um fornece suas opiniões sobre o assunto em questão. No final da discussão, o grupo chega a um consenso.

Questionário

Um questionário é um conjunto impresso de perguntas, abertas ou fechadas, que os respondentes devem responder com base em seu conhecimento e experiência com o tópico.

O questionário faz parte da pesquisa, enquanto o objetivo final de um questionário pode ou não ser uma pesquisa.

Leia também: Fazer um questionário: 7 passos para criá-lo em uma pesquisa

Métodos secundários de coleta de dados

Os métodos secundários de coleta de dados são dados que foram usados no passado. O pesquisador pode obter dados de fontes internas e externas da organização.

Fontes internas de método de coleta de dados secundários:

  • Registros de saúde e segurança da organização
  • Declarações de missão e visão
  • Estados financeiros
  • Revistas
  • Relatório de vendas
  • Software de CRM
  • Resumos executivos

Fontes externas de método de coleta de dados secundários:

  • Relatórios Governamentais
  • Comunicados de imprensa
  • Revistas de negócios
  • Bibliotecas
  • Internet

Leia também: Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

Os métodos secundários de coleta de dados também podem incluir técnicas quantitativas e qualitativas. Elas estão prontamente disponíveis e, portanto, são menos lentas e caras em comparação com os dados primários. No entanto, no caso de métodos secundários de coleta de dados, a autenticidade dos dados coletados não pode ser verificada.

Agora que você conhece os diferentes métodos, escolha o que melhor se adequa ao seu processo de pesquisa e obtenha as informações necessárias para o seu projeto.

Na QuestionPro, podemos ajudá-lo a coletar dados quantitativa e qualitativamente. Agende uma demonstração hoje com um de nossos especialistas!

Vantagens de aplicar um questionário para medir o comprometimento organizacional

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.