Conheça os melhores métodos de coleta de dados

A coleta de dados é a obtenção de informações estratégicas, que pode ser realizada de diferentes formas. Listamos os melhores métodos de coleta de dados para você identificar qual é o mais adequado para alcançar seus objetivos:

 

Métodos de coleta de dados primários

Os dados primários são informações atuais, coletadas no presente para uso específico. Todos os dados coletados no passado são desconsiderados e um novo projeto de pesquisa é criado para obter dados de primeira mão.

Os métodos de coleta de dados primários podem ser divididos em duas categorias: métodos quantitativos e métodos qualitativos.

 

Métodos de coleta de dados quantitativos

Métodos quantitativos usam ferramentas estatísticas, onde a intenção do pesquisador é contabilizar fatos e ocorrências, independente da razão por trás desses números.

Esses métodos de coleta de dados são os mais indicados para previsões de longo prazo, pois são altamente confiáveis e minimamente subjetivos.

>>> Quais são os métodos quantitativos para uma investigação?

 

1. Análise de séries cronológicas ou temporais

O termo refere-se a uma ordem sequencial de valores de uma variável, conhecida como tendência em intervalos de tempo iguais. Usando tendências, uma organização pode prever a demanda por seus produtos e serviços pelo tempo projetado.

 

2. Técnicas de suavização

Nos casos em que a série temporal não apresenta tendências significativas, técnicas de suavização podem ser usadas para eliminar uma variação aleatória na demanda histórica. Isso ajuda a identificar padrões e níveis de demanda que podem ser usados para estimar a demanda futura.

Os métodos mais comuns usados para suavizar as técnicas de previsão de demanda são o método simples de média móvel e o método da média móvel ponderada.

 

3. Método Barométrico

Também conhecido como abordagem dos principais indicadores, esse método é usado para especular tendências futuras com base nos desenvolvimentos atuais.

Quando um evento passado é considerado para prever o evento futuro, o evento passado atuaria como um indicador primário.

 

 

Métodos de coleta de dados qualitativos

Os métodos qualitativos são intimamente relacionados às palavras, sons, sentimentos, emoções, cores e outros elementos que não são quantificáveis.

Essas técnicas são baseadas na experiência, julgamento, intuição, conjecturas, emoções, etc.

Estes são alguns dos métodos de coleta qualitativa de dados:

 

1. Pesquisas online

As pesquisas online são usadas para coletar dados do público-alvo e coletar informações sobre suas preferências, opiniões, escolhas e comentários relacionados aos seus produtos e serviços.

Existem softwares de pesquisa online que tornam o processo de coleta de dados através de pesquisas, algo prático, seguro e eficiente.

Um software te permite personalizar o visual da pesquisa, gerando mais confiança ao respondente e influenciando-o que responda às perguntas com disposição e veracidade. Além disso, é possível distribuí-las através do canal mais adequado ao seu público-alvo, como e-mail, website, aplicativo offline, código QR, redes sociais, etc.

A melhor qualidade de uma pesquisa online é que o software pode gerar vários tipos de relatórios e executar algoritmos analíticos para descobrir informações ocultas. Fator que economiza tempo e recursos quando a pesquisa é qualitativa e o volume de informação é muito extenso e diversificado.

 

3. Sondagens

As sondagens são compostas por apenas uma questão de escolha única ou múltipla. Por serem curtas, é mais fácil obter respostas das pessoas.

Eles também podem ser integrados em várias plataformas. Depois que os respondentes respondem à pergunta, é possível mostrar como são comparados às respostas de outras pessoas.

>>> Pesquisa ou sondagem? Quais são as diferenças e quando devemos usar cada uma?

 

4. Entrevistas

Nesse método, o entrevistador faz perguntas respondidas pessoalmente ou por telefone. Nas entrevistas presenciais, o entrevistador faz uma série de perguntas pessoalmente ao entrevistado e anota as respostas. Caso não seja possível acessar a pessoa, o entrevistador pode contar com uma entrevista por telefone.

Ao contrário dos outros métodos de coleta de dados, isso é apropriado quando há apenas alguns respondentes. É muito longo e tedioso repetir o mesmo processo se houver muitos participantes.

>>> A entrevista, uma das técnicas de coleta de dados

5. Técnica Delphi

Com esse método de coleta de dados, especialistas em mercado recebem estimativas e premissas de previsões feitas por outros especialistas do setor. Eles podem reconsiderar e revisar suas próprias estimativas e premissas com base nas informações fornecidas.

>>> Método Delphi: o que é e como utilizá-lo na prática

 

6. Focus Group

Um pequeno grupo de pessoas, com cerca de 8 a 10 membros, se reúne para discutir áreas comuns do problema com um moderador que regula a discussão. Cada um fornece suas opiniões sobre o assunto em questão. No final da discussão, o grupo chega a um consenso.

Esses grupos focais também podem ser realizados de maneira online, excluindo barreiras geográficas e aumentando a aceitação dos participantes.

>>> Motivos para criar um focus group online

 

7. Questionário

Um questionário é um conjunto impresso de perguntas, abertas ou fechadas, que os respondentes devem responder com base em seu conhecimento e experiência com o tópico.

O questionário faz parte da pesquisa, enquanto o objetivo final de um questionário pode ou não ser uma pesquisa.

>>> Fazer um questionário: 7 passos para criá-lo em uma pesquisa

 

 

Métodos secundários de coleta de dados

Os métodos de coleta de dados secundários analisam dados que já foram usados no passado. O pesquisador pode obter dados de fontes internas e externas da organização.

Os métodos secundários de coleta de dados também podem incluir técnicas quantitativas e qualitativas. Elas estão prontamente disponíveis, portanto, são mais rápidos e econômicos em comparação com os dados primários. No entanto, a autenticidade dos dados coletados não pode ser verificada no caso de métodos secundários de coleta de dados.

 

Fontes internas de método de coleta de dados secundários

  • Registros de saúde e segurança da organização
  • Declarações de missão e visão
  • Estados financeiros
  • Revistas
  • Relatório de vendas
  • Software de CRM
  • Resumos executivos

 

Fontes externas de método de coleta de dados secundários:

  • Relatórios Governamentais
  • Comunicados de imprensa
  • Revistas de negócios
  • Bibliotecas
  • Internet

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Agendar demonstração grátis