Métodos para coleta de dados

Atualmente, as pesquisas se tornaram uma das técnicas mais comuns de coleta de dados, usando técnicas de amostragem probabilística e não probabilística. Os dados que eles oferecem são coletados de um público-alvo sobre um tópico específico de interesse da pesquisa.

Saiba mais sobre amostragem.

 

Os pesquisadores preferem distintas fontes para coletar dados, como pesquisas on-line, pesquisas por telefone, entrevistas pessoais, etc. Ao usar pesquisas para coletar dados, deve-se decidir qual será a amostra objetiva para a investigação e também qual é a taxa de resposta que se pretende alcançar.

Alguns fatores, como a maneira de entrar em contato com o entrevistado, como a informação será comunicada aos entrevistados, etc; afetam a eficácia dos dados coletados.


 

Coletando dados por meio de pesquisas

A coleta de dados através de pesquisas evoluiu juntamente com a mudança da tecnologia. Desde a realização de pesquisas presenciais e por telefone, até pesquisas on-line e pesquisas por e-mail.

 

Pesquisas presenciais

Os entrevistados geralmente confiam nos entrevistadores e fornecem informações honestas e claras sobre o assunto em questão. Os pesquisadores podem identificar facilmente se os participantes se sentem desconfortáveis ​​com as perguntas feitas e ser extremamente cuidadosos no caso de qualquer questão sensível ser abordada. 

As pesquisas presenciais exigem um investimento maior em custos quando comparada com os outros métodos. De acordo com a segmentação geográfica ou segmentação psicográfica, os pesquisadores devem ser treinados para obter informações precisas.

Pesquisa realizada pessoalmente, para que serve?

 

Pesquisas telefônicas

As pesquisas por telefone exigem muito menos investimento do que as pesquisas presenciais. No entanto, elas custam um pouco mais do que pesquisas on-line; porém entrar em contato com os entrevistados por telefone exige menos esforço e trabalho.

A principal desvantagem da realização de pesquisas por telefone é que o estabelecimento de uma equação amigável com o entrevistado se torna um desafio devido ao canal utilizado. É muito provável que os participantes optem por permanecer anônimos em seus comentários por telefone, pois não confiam.

Veja também: Serviço aos clientes: uma maneira de se destacar da concorrência

 

Pesquisas on-line

As pesquisas on-line são as mais lucrativas e podem atingir um número maior de pessoas em comparação com outras mídias. Os pesquisadores preferem realizar pesquisas on-line em vez de pesquisas em papel, especialmente quando precisam fazer um número maior de perguntas ao público alvo.

As pesquisas on-line são eficazes quando existem várias perguntas interconectadas. Sua aplicação é simples e exige um mínimo de tempo dos respondentes. O investimento necessário para a coleta de dados usando pesquisas on-line também é insignificante em comparação com os outros métodos. Os resultados são coletados em tempo real para os pesquisadores analisarem e decidirem as medidas corretivas.

Leia também: Melhorar a experiência do cliente com o uso das tecnologias

 

Análise dos dados de pesquisa em 4 etapas:

1) Compreender as perguntas mais populares da pesquisa

As perguntas da pesquisa devem estar alinhadas com o objetivo geral da investigação. Só assim os dados coletados serão efetivos. Por exemplo, se um seminário foi realizado, os pesquisadores realizarão pesquisas para eventos e obterão feedback no final do seminário. O principal objetivo dessa pesquisa será entender se os participantes estão interessados em participar de eventos futuros. A pergunta pode ser: “Qual a probabilidade de você participar de futuros seminários?” Os dados coletados para essa pergunta decidirão a probabilidade de sucesso dos futuros seminários.

Confira: Tipos de perguntas para pesquisas online.

 

2) Filtrar os resultados obtidos por tabelas cruzadas

Requer a compreensão das várias categorias no público-alvo e seus pensamentos usando o formato de tabulação cruzada. Por exemplo, se houver empresários, administradores ou estudantes participando do seminário, os dados sobre se eles preferem participar de seminários futuros ou não, podem ser representados pela análise de tabelas cruzadas.

Veja: O que são dados ordinais?

 

3) Avaliar os números obtidos

A análise das informações coletadas é essencial. Quantos participantes pensam que participarão de futuros seminários e quantos não participarão. Esses fatos devem ser avaliados de acordo com os resultados obtidos na amostra.

4) Tirar conclusões através da coleta de dados

Crie uma história com os dados coletados e analisados. Qual era a intenção da investigação e como os dados da pesquisa são suficientes para atingir esse objetivo? Ao entender isso, você pode desenvolver resultados conclusivos e precisos.

A coleta de dados por meio de pesquisas é um método essencial para a análise de informações, em que os pesquisadores podem desenvolver suas habilidades e conhecimentos para alcançar os objetivos estabelecidos durante o processo de pesquisa.

Também recomendamos: Como os dados populacionais são classificados?

 


 

Agora é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração