O que é a coleta de dados?

O que é a coleta de dados?

A coleta de dados é basicamente uma coleta de informações.

Uma marca realiza a coleta dados dos clientes para compreender quais as melhores maneiras de abordagem, quais são os produtos preferidos dos consumidores, como eles se sentem em relação à empresa, ou simplesmente para descobrir o que há de novo no mercado, etc.

A equipe de marketing, por exemplo, coleta dados para encontrar estratégias publicitárias e maneiras de atrair novos clientes.

Já a equipe de recursos humanos, coleta dados dos funcionários para compreender o clima laboral.

 

 

Como é feita a coleta de dados?

Atualmente, as pesquisas online se tornaram uma das técnicas mais comuns de coleta de dados. Mas outros métodos ainda são utilizados, como: pesquisas por telefone, pesquisas por e-mail, entrevistas pessoais, grupos focais online ou presenciais,  etc.

Não existe um método de coleta de dados considerado melhor que os outros. Tudo depende do projeto de pesquisa. Mas se formos utilizar qualquer procedimento online, é necessário contar com software especializado como o da QuestionPro, que mantenha em segurança os dados fornecidos, consiga armazenar um grande número de informação e facilite ou processo de análise dos dados, distribuição de pesquisa e relatório, entre outras facilidades que a tecnologia colabora.

 

 

coleta de dados através de pesquisa online

 

 

Métodos para coleta de dados

Pesquisas presenciais de grupos focais

Grupos focais, ou focus group, é um método de pesquisa realizado em forma de entrevista mais aprofundada com um grupo pequeno de pessoas comprometidas com a marca. 

A coleta de dados realizada através deste tipo de pesquisa auxilia na avaliação, testes, mensuração, etc.

>>> Como fazer um focus group: passo a passo.

 

Pesquisas telefônicas (CATI)

As pesquisas por telefone, ou pesquisas CATI, são muito aconselháveis e nunca saem de moda. Elas apresentam duas grandes qualidades:

  1. Dados de alta qualidade: já que podem ser aplicadas logo após o atendimento, quando o cliente ainda se lembra do procedimento, as informações coletadas são mais realistas.
  2. Taxa de resposta alta: por ser uma pesquisa feita através do telefone, geralmente logo após uma transação, não exige muito esforço do cliente, facilitando a sua colaboração.

>>> Conheça as vantagens ele definição de uma pesquisa CATI.

 

Pesquisas online

As pesquisas online são as mais lucrativas e podem atingir um número maior de pessoas em comparação com outras mídias. 

São eficazes quando existem várias perguntas conectadas que solicita o uso de lógicas. Sua aplicação é simples e exige pouco tempo dos respondentes. O investimento necessário para a coleta de dados usando pesquisas online também é baixo em comparação com os outros métodos.

O melhor de tudo é que os resultados são coletados em tempo real para os pesquisadores analisarem e decidirem as medidas corretivas.

>>>  Saiba tudo sobre pesquisas.

 

Conhecer a plataforma de pesquisa QuestionPro

 

 

4 dicas para analisar os dados coletados com sucesso

1. Identifique as perguntas mais determinantes da pesquisa

As perguntas da pesquisa devem estar alinhadas com o objetivo geral da investigação. Só assim os dados coletados serão efetivos.

Por exemplo, se um seminário foi realizado, os pesquisadores realizarão pesquisas para eventos e obterão feedback no final do seminário. O principal objetivo dessa pesquisa será entender se os participantes estão interessados em participar de eventos futuros. A pergunta pode ser: “Qual a probabilidade de você participar de futuros seminários?”.

Os dados coletados para essa pergunta decidirão a probabilidade de sucesso dos futuros seminários.

>>> Confira os  tipos de perguntas para pesquisas online.

 

2. Filtre os resultados obtidos por tabelas cruzadas

Compreenda as várias categorias de público-alvo e seus pensamentos usando o formato de tabulação cruzada.

Por exemplo, se houver empresários, administradores ou estudantes participando do seminário, os dados sobre se eles preferem participar de seminários futuros ou não, podem ser representados de maneira categorizada pela análise de tabelas cruzadas.

 

3. Avalie os números obtidos

A análise das informações coletadas é essencial. Quantos participantes pensam que participarão de futuros seminários e quantos não participarão? Esses fatos devem ser avaliados de acordo com os resultados obtidos na amostra.

 

4. Tire conclusões através da coleta de dados

Crie uma história com os dados coletados e analisados. Qual era a intenção da investigação e como os dados da pesquisa são suficientes para atingir esse objetivo? Ao entender isso, você pode desenvolver resultados conclusivos e precisos.

A coleta de dados por meio de pesquisas é um método essencial para a análise de informações, em que os pesquisadores podem desenvolver suas habilidades e conhecimentos para alcançar os objetivos estabelecidos durante o processo de pesquisa.

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Agendar demonstração grátis