Entrevistas para pesquisas: conheça os 3 tipos principais

Uma pesquisa online oferece a possibilidade de utilizar outros métodos de pesquisa que ajudam a obter mais informações necessárias para uma investigação. Existem vários tipos de entrevistas para pesquisas que você pode realizar; porém cada tipo possui peculiaridades que é necessário conhecer para escolher o que melhor se adequa ao seu projeto e, assim, obter os resultados desejados.

Tipos de entrevistas para pesquisas

Entrevistas para pesquisas pessoais

Um dos tipos de entrevista mais usados é aquele em que as perguntas são feitas pessoalmente, diretamente ao respondente. Para isso, é importante ter um guia de pesquisa online para anotar as respostas. Você também pode criar uma pesquisa, em que seja você quem tome nota dos comentários; ou os pontos de vista que mais se destacam do entrevistado.

Vantagens:

  • Maior taxa de resposta: como o entrevistador e o entrevistado estão cara a cara, é mais fácil mudar ou adaptar as perguntas, se não forem entendidas.
  • Respostas mais completas podem ser obtidas se houver dúvidas de ambas as partes.
  • Você tem a oportunidade de detectar e analisar a linguagem corporal do entrevistado ao responder e anotar tais comportamentos.

Desvantagens:

  • Tem uma duração maior.
  • Alto custo.
  • Podem gerar desconfiança por parte do entrevistado, com risco de que não respondam com sinceridade.

Entrar em contato com os entrevistados pode ser uma verdadeira dor de cabeça, desde marcar uma entrevista nos locais de trabalho ou ir de casa em casa e não encontrar ninguém. Por esse motivo, muitas investigações são realizadas em locais públicos, como shopping centers e praças. Existem até estudos de consumidores que usam esses lugares para realizar entrevistas ou pesquisas.

Entre as vantagens de realizar esses tipos de entrevista, está que os entrevistados terão mais informações atualizadas se a entrevista for realizada no contexto e com os estímulos adequados, para que se possa obter os dados imediatamente e de primeira mão.

Entrevista para pesquisas por telefone

Pesquisas por telefone são amplamente usadas e fáceis de combinar com as pesquisas online.

Vantagens:

  • Para encontrar os entrevistados, basta ter seus números de telefone em mãos.
  • Geralmente são de menor custo.
  • As informações são coletadas rapidamente.

Desvantagens:

  • Muitas vezes, enfrentamos nesses tipos de entrevistas que as pessoas não atendem as chamadas telefónicas; por ser um número desconhecido para o entrevistado.
  • Às vezes, os entrevistados simplesmente não querem responder e recorrem a pretextos como: estão ocupados, doentes, não têm autoridade para responder às perguntas; não têm interesse em responder ou têm medo de colocar sua segurança e privacidade em risco.

Um dos aspectos que devem ser tratados nesses tipos de entrevistas é a gentileza com que os entrevistadores se dirigem aos entrevistados. Uma boa comunicação é vital para gerar melhores respostas.

Também recomendamos: Entrevistas detalhadas: obtenha informação com precisão

Entrevista paras pesquisas por e-mail ou site

A pesquisa online cresce cada vez mais à medida que os consumidores estão migrando e se adaptando a um mundo mais virtual. O aumento de pessoas com acesso à Internet tornou popular as entrevistas por e-mail ou site.

Cada vez mais consumidores estão recorrendo às compras on-line, por isso são um ótimo nicho para realizar uma entrevista que gera informações para a tomada correta de decisões.

Vantagens das pesquisas por email:

  • Rápida coleta de dados
  • Os entrevistados respondem em seu próprio tempo, no horário que desejam e no local que decidem.
  • As pesquisas online podem ser combinadas com outros métodos de pesquisa ou usando alguns dos modelos de entrevistas anteriores. 
  • Você pode usar uma variedade de perguntas, lógicas, criar gráficos e relatórios imediatamente. Veja como criar uma pesquisa usando a plataforma QuestionPro: Painel de pesquisa online: 5 coisas que você precisa saber

Sem dúvida, o objetivo da investigação definirá quais tipos de entrevistas para pesquisas são os melhores para a coleta de dados. Além disso, existem outros tipos de pesquisa que podem ser usados em circunstâncias específicas; por exemplo, na ausência de uma conexão ou em situações adversas para transportar pesquisadores. Nesses tipos de ocasiões, é necessária uma investigação de campo; que não pode ser considerada uma entrevista, se não uma metodologia completamente diferente. Saiba O que é um caderno de campo

Em resumo, uma investigação eficaz será aquela que nos fornecerá os dados necessários para conhecer nosso objeto de estudo; e que essas informações sejam aplicáveis nas decisões que tomamos.

Fazer pesquisas online dá a oportunidade de monitorar essas informações e oferecer muitos outros benefícios importantes, sempre buscando identificar e satisfazer os desejos dos clientes.

Também recomendamos: Pesquisas incorporadas no email: conheça as vantagens de utilizá-la

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.