O que é um caderno de campo?

Um caderno de campo é uma ferramenta usada para registrar os dados coletados durante uma investigação, com o objetivo de dar credibilidade ao estudo que está sendo realizado.

Informações detalhadas, observações e comentários sobre o que surge ao longo do processo de investigação devem ser registrados no caderno de campo.

O caderno de campo é uma das ferramentas para realizar uma investigação de campo, portanto deve conter um registro completo de todas as medições feitas ou determinadas durante o estudo. Você deve incluir esboços, descrições e comentários completos para esclarecer as notas.

O melhor trabalho de campo não tem valor se as notas não forem precisas, legíveis e completas em todos os detalhes.

Vantagens de usar um caderno de campo

Um caderno de campo traz grandes benefícios para um pesquisador. Entre os principais estão:

  • Permite que você mantenha um registro ordenado das informações coletadas na investigação.
  • Ajuda a salvar informações que você pode esquecer do tempo.
  • Pode usá-lo para adicionar informações ao apresentar os resultados.
  • Pode usá-lo como um backup ao enviar relatórios de pesquisa.

Conheça as características da pesquisa de campo

Dicas para organizar suas informações em um caderno de campo

Se você está prestes a sair e fazer sua pesquisa de campo, recomendamos que você registre todos os detalhes; que permitam alcançar os resultados desejados.

Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a saber o que escrever no caderno de camp. Também como fazê-lo para que você possa tirar proveito de cada nota.

  • Anotar as datas de registro: Registre as datas em que você fez uma observação, anote informações importantes. Tente manter uma ordem cronológica, caso contrário, será difícil encontrar algum tipo de informação.
  • Registrar as informações completas: É importante que você anote os detalhes importantes, o mais específico possível. Caso contrário, ao revisar as notas para fazer seu relatório, você não conseguirá se lembrar de certas informações que podem ajudá-lo a fazer outro curso no estudo.
  • Anotar as pessoas envolvidas no processo: É importante que, ao entrevistar as pessoas, anote os nomes e as observações que você faz durante as entrevistas. Isso ajudará você a ter um contexto dos resultados oferecidos pelos participantes.
  • Usar todas as informações que você registra: Não é necessário que elas sejam refletidas no relatório, mas pode ser útil anotar dados que precisam ser copiados.
  • Usar outras ferramentas de backup: É possível que durante a investigação de campo haja certos detalhes que você inconscientemente ignora. É por isso que você precisa registrar uma ferramenta de backup, como uma câmera ou gravador, para registrar as informações necessárias.

Leia também sobre as Ferramentas para fazer uma investigação de campo

Importância 

Um caderno de pesquisa de campo é uma ferramenta indispensável para garantir o sucesso do processo de coleta de dados; e apresentação das informações que os pesquisadores obtêm.

Se as informações não forem suportadas, detalhes importantes podem ser perdidos no processo. Ou o estudo não pode ser realizado com a seriedade ou a importância necessária para a ação.

Um caderno de pesquisa de campo deve estar entre os materiais que qualquer pesquisador deve ter para o estudo.

Pesquisas de campo: saiba como fazê-las sem acesso à internet

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Pesquisa de opinião: entenda tudo e saiba como aplicar para seu negócio

SaaS: o que são softwares SaaS e quais as vantagens de usá-los

Logon único (SSO): definiçao e autenticação de pesquisa!

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.