Ferramentas para fazer uma investigação de campo

Você sabe como fazer uma investigação de campo? Existem vários métodos, técnicas ou ferramentas para fazer uma investigação de campo que podem ser de grande ajuda. A maneira como você coletará os dados do seu projeto dependerá de suas necessidades ou orçamento.

Para a grande maioria, a ferramenta mais comum neste tipo de metodologia é a observação. Mas, você pode misturar diferentes ferramentas que ajudam a complementar as informações que você está procurando.

As técnicas de observação e coleta de dados não são habilidades inatas. Mas, sim competências que devem ser aprendidas e praticadas para atingir seu domínio. Antes de iniciar uma investigação de campo, coloque em prática a técnica que você planeja usar em um ambiente semelhante ao seu local de estudo. Escolha a ferramenta que melhor se adapte ao seu projeto. Veja também: Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado

Instrumentos ou ferramentas para fazer uma investigação de campo

Tomando notas

Este é o método mais comum e fácil para registrar suas observações. Pré-organizealguns símbolos abreviados para que o registro de ações básicas ou repetidas não atrapalhe sua capacidade de observar. Use pequenos parágrafos que reflitam mudanças nas atividades, quem está falando etc.  Escreva ideias ou pensamentos com informações adicionais sobre o que está sendo observado. Quaisquer ideias teóricas e anotações pessoais que são deixadas de lado para investigá-las mais profundamente.

Pesquisadores de campo usam uma variedade de estratégias para tomar notas enquanto estão no campo. Algumas pesquisas são feitas sentados com um notebook, iPad ou computador. Com a chegada dos smartphones, tomar notas no campo ficou mais fácil que antes, já que é comum ver alguém digitando mensagens de texto ou navegando na web em seu celular em qualquer ambiente.

Sua estratégia para registrar suas observações enquanto você estiver no campo dependerá principalmente do site escolhido e da função que você desempenha nesse site.

Escrever anotações no campo requer um equilíbrio perfeito entre registrar suas observações e participar do acontecimento. Se você é apenas um observador, esses dois aspectos serão fáceis de equilibrar. Mas se você também for participante, não deixe que as anotações obstruam sua participação. Você também pode necessitar desenvolver uma maneira de registrar observações que não requeiram sentenças completas ou  atémesmo palavras. O que é pesquisa de negócios?

Dica para uma investigação de campo

Seja específico sobre o que você observa; Em vez de dizer que “todos” disseram ou fizeram algo, anote quem exatamente disse ou fez X. (ou indicando que você não tem certeza de quem fez isso, mas que parecia que a maioria tinha feito isso). Em vez de dizer que alguém que você observou estava “zangado”, descreva o que lhe deu essa impressão. Por exemplo, aquela pessoa estava gritando, o rosto vermelho ou o punho tremendo.

Não se esqueça de descrever exatamente onde você estava e detalhar o que estava ao seu redor. (além de descrever as interações e conversas que você observou ou das quais participou). Nas primeiras fases de um projeto de pesquisa de campo, você pode se concentrar um pouco mais na descrição do “terreno”. Isso pode significar escrever descrições muito detalhadas dos lugares que você observa e das pessoas com quem você interage.

Você também pode desenhar um mapa ou, se apropriado em seu ambiente, tirar fotos de seus sites de campo. Se as suas observações forem feitas no mesmo local e com as mesmas pessoas, esses detalhes descritivos que você escreve no início se tornarão menos evidentes para você com o passar do tempo. Será útil ter alguma documentação de suas primeiras impressões e o tipo de detalhes que mais tarde se tornam parte da cena diária que não é mais óbvia para você. Recomendamos também: Melhores exemplos de pesquisa para sua investigação

Fotografia

Com a chegada dos smartphones, você pode tirar fotos dos objetos, eventos e pessoas observadas durante um estudo de campo. Fotografias podem ajudar a capturar um momento importante, bem como detalhes do documento sobre o espaço onde a observação é feita. Tirar uma fotografia é uma das ferramentas para fazer pesquisa de campo que pode economizar seu tempo. Já que você pode documentar os detalhes de um espaço, que de outra forma exigiria notas extensas. Como acontece com qualquer produto de coleta de dados, você é o único instrumento de interpretação e construção de significado, não o objeto em si. O que é pesquisa documental?

Gravações de vídeo e áudio

Fazer gravações em vídeo e áudio de suas observações têm o efeito positivo de fornecer um registro não filtrado da investigação de campo. Também torna mais fácil para você repetir a análise do que você gravou. Isso pode ser particularmente útil à medida que você coleta informações ou ideias adicionais durante sua investigação. No entanto, tem um efeito negativo, pois é um método que para muitas pessoas intrusivas, pode fazer com que a pessoa ou pessoas em estudo se sintam inibidas quando participam.

Ilustrações / Desenhos

Isso não se refere a uma atividade artística, mas à possível necessidade, por exemplo, de desenhar um mapa do ambiente de separação para ilustrar objetos em relação ao comportamento das pessoas. Também pode assumir a forma de gráficos de tabelas que documentam a frequência e o tipo de atividades observadas. Assim como pode ser colocado posteriormente em um formato mais legível quando você escreve seu relatório de campo.

Pesquisas off-line em uma investigação de campo

Uma das características da pesquisa de mercado é que ela ajuda você a coletar informações pessoalmente, por exemplo, por meio de pesquisas. Saiba mais em; Pesquisa realizada pessoalmente, para que serve?

Utiliza plataformas digitais como a QuestionPro para realizar pesquisas também através de sua aplicação offline. Com isso você pode aplicar pesquisas sem a necessidade de ter internet e depois de realizar sua pesquisa de campo, sincronizar os dados coletados através de uma rede Wi-Fi.

Você pode usar essas pesquisas para obter dados quantitativos ou observar o que as pessoas realmente fazem ou como reagem a um produto. 

Técnicas de amostragem como ferramentas para fazer uma investigação de campo

A amostragem refere-se ao processo usado para selecionar uma parte da população para estudo. A pesquisa qualitativa, da qual a observação é um método, é geralmente baseada em amostragem não probabilística, em vez de inclinar-se para as abordagens aleatórias ou de probabilidade características dos estudos quantitativos.

A amostragem na pesquisa de campo em que o método de observação é realizado é flexível e, muitas vezes, continua até que novos problemas surjam dos dados.

Todas as decisões sobre a amostra são tomadas para obter a fonte mais rica de informações para responder às questões de pesquisa. As decisões de amostragem assumem que você sabe o que deseja observar, quais comportamentos são importantes para registrar e qual problema de pesquisa você está abordando antes de iniciar o estudo. Leia também: O que é observação qualitativa?

As formas de amostragem quando uma observação é feita são:

Amostragem Ad Libitum

Se concentra em observar o que parece interessante no momento. Não há sistema organizado para registrar observações; você só escreve o que parece relevante para você. A vantagem desse método é que você geralmente consegue observar comportamentos relativamente raros ou incomuns que podem ser negligenciados usando métodos de amostragem mais deliberados.

Este método também é útil para obter observações preliminares que podem ser usadas no seu estudo de campo final. Os problemas envolvidos no uso desse método incluem a possibilidade de um viés inerente por condutas evidentes ou  comportamentos explícitos dos indivíduos.

Amostragem Comportamental

Isso envolve observar todo o grupo de indivíduos e registrar cada comportamento específico de interesse. O método é útil para registrar comportamentos raros que são negligenciados por outros métodos de amostragem e frequentemente usados ​​em conjunto com métodos. No entanto, a amostragem pode ser influenciada por comportamento notório.

Registro Contínuo em uma investigação de campo

Fornece um registro fiel de comportamento, incluindo frequências. Ou o tempo que decorre entre um estímulo e a resposta a ele.

É muito complicado porque você está tentando registrar tudo o que está dentro do ambiente. Além disso, as durações só são confiáveis se os sujeitos permanecerem presentes durante toda a coleta de dados. No entanto, esse método facilita a análise de sequências comportamentais. Também garante a obtenção de uma grande quantidade de dados sobre o local de observação e as pessoas dentro dele.

Amostragem Focal

Envolve observar uma pessoa durante um período específico de tempo e registrar seu comportamento. Geralmente, você tem um conjunto de categorias ou tipos de comportamentos predeterminados que deseja observar para acompanhar.

Essa abordagem não tende a influenciar um comportamento em outro e fornece detalhes significativos sobre o comportamento de um indivíduo. No entanto, com esse método, você pode ter que conduzir um grande número de amostras de foco antes de ter uma ideia de como os membros do grupo interagem. Também pode ser difícil, em determinadas situações, manter um indivíduo à vista durante todo o período de observação.

Amostragem instantânea

É onde as sessões de observação são divididas em intervalos curtos que se dividem em pontos de amostragem. Em cada ponto de amostragem, o observador registra se os comportamentos predeterminados de interesse estão sendo apresentados.

Este método não é eficaz para capturar eventos discretos de curta duração. E, frequentemente, os observadores vão querer capturar novos comportamentos que ocorrem antes ou depois do ponto de amostragem. Desse modo, criando um erro de amostragem.

Embora não seja exacto, este método dá-lhe uma ideia das durações e é relativamente fácil de fazer. Também é bom para capturar padrões de comportamento que ocorrem em um momento específico, por exemplo, os movimentos ou posições do corpo.

Amostragem de intervalos

Isso é muito semelhante à amostragem instantânea. O observador registra se os comportamentos de interesse apareceram a qualquer momento durante um intervalo, em vez de no momento exato da amostragem. O método é útil para coletar dados sobre padrões de comportamento que começam e param repetidamente e rapidamente, mas duram apenas um curto período de tempo. A desvantagem desse método é que você só obtém um ponto de dados para cada sessão de registro.

Amostragem por digitalização

Esse método envolve fazer um censo de todo o grupo observado em períodos predeterminados de tempo. Assim como também registrar o que cada indivíduo está fazendo naquele momento. Isso é útil para obter dados de comportamento de grupo. Pois, permite que os dados sejam equilibrados entre indivíduos e períodos de tempo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.