O que é pesquisa de negócios?

A pesquisa de negócios é um processo de aquisição de informações detalhadas de todas as áreas de negócios. Para maximizar as vendas e os benefícios da organização. Este estudo ajuda as empresas a determinar quais produtos e serviços são mais lucrativos ou mais demandados.

Em palavras simples, pode ser afirmado como a aquisição de informação ou conhecimento para fins profissionais ou comerciais para determinar as oportunidades e objetivos de um negócio. Veja também: Rotatividade de pessoal. Quais são as causas e como reduzi-lo?

Pesquisa de negócios pode ser usada para qualquer coisa. Em geral, quando as pessoas falam sobre o termo. Isso significa fazer perguntas para saber como o dinheiro pode ser gasto para aumentar as vendas.

Os lucros ou a participação de mercado. Essa pesquisa é fundamental para tomar decisões sábias e informadas.

Por exemplo:

Uma empresa de telefonia móvel quer lançar um novo modelo no mercado. Mas eles não estão cientes de quais são as dimensões de um celular que tem mais demanda.

Por isso, a empresa realiza uma investigação de negócios utilizando vários métodos de coleta de dados. E é avaliada e as conclusões são traçadas, em termos das dimensões mais demandadas.

O que permitirá ao pesquisador tomar as decisões corretas para posicionar suas ações. Telefone no preço certo no mercado e, portanto, adquirir uma maior participação de mercado.

Metodologias pesquisa de negócios

A pesquisa de negócios faz parte do processo de business intelligence. Geralmente, é feito para determinar se uma empresa pode ter sucesso em uma nova região.

Entender seus concorrentes ou simplesmente selecionar uma abordagem de marketing para um produto. Isso pode ser feito usando métodos de pesquisa qualitativos ou quantitativos.

Métodos de pesquisa quantitativa

O método de pesquisa quantitativa é aquele que lida com números. É uma investigação empírica sistemática que utiliza técnicas estatísticas, matemáticas ou computacionais. Normalmente, esses métodos começam com a coleta de dados e, em seguida, passam para a análise estatística usando vários métodos.

Abaixo estão alguns dos métodos de pesquisa usados ​​para conduzir uma investigação de negócios.

Pesquisa de investigação

A investigação por meio de pesquisas é um dos métodos mais utilizados para coletar dados. Consiste em fazer várias perguntas a um público através de pesquisas on-line, questionários, etc. Hoje, a maioria das grandes empresas utilizam este método para coletar informações. E usá-lo para entender o mercado e tomar decisões de negócios adequado.

Existem vários tipos de exames, tais como pesquisas ou estudos transversais. Que são necessários para recolher dados a partir de um grupo de público em um determinado tempo.

Ou inquéritos longitudinal momento. Necessário para recolher dados a partir de um grupo de audiência, ao longo de um determinado período de tempo. A fim de compreender as mudanças no comportamento dos respondentes.

Avanço da tecnologia na pesquisa de negócios

Com o avanço da tecnologia, as pesquisas agora podem ser enviadas on-line por e-mail ou redes sociais.

Por exemplo:

Uma empresa quer saber a pontuação Net Promoter Score do seu site. Ou seja, o grau de satisfação das pessoas que o visitam. Um aumento no tráfego ou o público que passa mais tempo no site pode levar a uma melhor classificação nos motores de busca.

Que permitem à empresa obter mais leads e aumentar a sua visibilidade. Portanto, a empresa pode pedir às pessoas que visitam o site com algumas perguntas através de uma pesquisa online para saber sua opinião ou para obter feedback e, portanto, fazer as alterações apropriadas para aumentar a satisfação.

Pesquisa correlacional

Pesquisa correlacional é realizada para entender a relação entre duas entidades e o impacto que cada uma delas tem sobre a outra. Utilizando métodos de análise matemática, a pesquisa permite ao pesquisador correlacionar duas ou mais variáveis.

Essa pesquisa pode ajudar a entender padrões, relacionamentos, tendências etc. A manipulação de uma variável é possível para obter também os resultados desejados. Em geral, uma conclusão não pode ser alcançada apenas com base na pesquisa correlacional.

Por exemplo:

A pesquisa pode ser realizada para entender a relação entre cores e público com base no gênero. Usando essa pesquisa e identificando o público-alvo, uma empresa pode escolher a produção de produtos de cores específicas a serem lançadas no mercado.

Isso pode permitir que a empresa entenda os requisitos de oferta e demanda de seus produtos. Saiba também: Como migrar as pesquisas da Qualtrics para a QuestionPro em 3 etapas

Pesquisa comparativa-causal

A pesquisa comparativa-causal é um método baseado na comparação. É usado para deduzir a relação de causa e efeito entre as variáveis. Envolve estabelecer uma variável independente e analisar os efeitos sobre a variável dependente.

Em uma investigação desse tipo, a manipulação não é executada; entretanto, mudanças são observadas nas variáveis ​​ou grupos sob a influência das mesmas mudanças.

Tirar conclusões através de uma pesquisa deste tipo é um pouco complicado, já que variáveis ​​independentes e dependentes sempre existirão em um grupo, portanto, todos os outros parâmetros devem ser levados em consideração antes de se tirar qualquer inferência da pesquisa.

Por exemplo:

A pesquisa pode ser conduzida para analisar o efeito de boas instalações educacionais em áreas rurais.

Pesquisa experimental

A pesquisa experimental é baseada na tentativa de provar uma teoria. Pode ser útil na pesquisa de negócios, pois permite que a empresa do produto conheça algumas características comportamentais de seus consumidores, o que gera mais receita.

Nesse método, um experimento é realizado em um conjunto de audiências para observar e analisar seu comportamento quando elas são afetadas por determinados parâmetros.

Por exemplo:

Recentemente, uma pesquisa experimental foi realizada para entender se certas cores afetam a fome de seus consumidores. Um grupo de espectadores foi exposto a essas cores particulares enquanto eles comiam e eram observados.

Foi visto que certas cores como vermelho ou amarelo aumentam a fome. Muitas cadeias alimentares, como Mcdonalds, KFC, etc. Eles usam essas cores em seus interiores, marcas e embalagens.

Pesquisa literária

É um dos métodos mais antigos para pesquisa de negócios. É muito econômico e você pode reunir muita informação. Envolve a coleta de informações de documentos e estudos existentes que podem estar disponíveis em bibliotecas, relatórios anuais, etc.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, tornou-se ainda mais simples e acessível para todos. Um indivíduo pode pesquisar diretamente on-line por qualquer informação detalhada sobre um tópico ou organização.

Esse método é usado principalmente pelo pessoal de marketing e vendas do setor de negócios para entender o mercado ou seus clientes. Ele é realizado usando informações que estão disponíveis em várias fontes, embora seja necessário ter cuidado para validá-las.

Por exemplo:

Um vendedor ouviu que uma determinada organização está procurando uma solução que sua empresa oferece. Portanto, o vendedor primeiro procurará o tomador de decisão da empresa, investigará qual departamento é e entenderá o que está procurando e o que é.

Usando essa pesquisa, ele pode fornecer sua solução para que ele esteja à altura da tarefa quando a apresentar a esse cliente.

Métodos de pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa é um método de grande importância na pesquisa de negócios. Envolve a obtenção de dados por meio de mídia de comunicação conversacional aberta. Uma investigação desse tipo permite entender o que o público pensa e por que pensa nele.

Em uma investigação deste tipo, informações detalhadas dos sujeitos podem ser obtidas dependendo de suas respostas. Existem vários tipos de métodos de pesquisa qualitativa, tais como entrevistas, grupos focais, pesquisa etnográfica, análise de conteúdo e estudo de caso, que são amplamente utilizados.

Esses métodos são de grande importância na pesquisa de negócios, pois permitem que o consumidor compreenda. O que motiva você a comprar e o que você não faz é o que levará a um aumento nas vendas e esse é o principal objetivo de qualquer negócio.

Abaixo estão alguns métodos que são amplamente utilizados no mundo hoje pela maioria das empresas. Leia também: Como fazer um mapa da experiência do cliente?

Entrevistas na pesquisa de negócios

As entrevistas são um pouco semelhantes às pesquisas, já que às vezes podem ter as mesmas perguntas. A diferença é que o respondente pode responder a essas perguntas abertas extensivamente e a direção da conversa pode ser alterada dependendo das respostas.

Este método geralmente oferece informações detalhadas sobre a perspectiva ou opiniões do assunto. A realização de entrevistas com especialistas na área também pode fornecer informações importantes para algumas empresas.

Por exemplo:

Um fabricante de telecomunicações entrevistou um grupo de mulheres para entender por que elas não compram tanto quanto os homens.

Depois de entrevistá-los, a pesquisadora entendeu que havia menos cores femininas em alguns modelos, por isso as mulheres preferiram não comprá-los.

Tais informações podem ser críticas para uma empresa como fabricante de telecomunicações e, portanto, podem ser usadas para aumentar sua participação no mercado, direcionando-as a clientes do sexo feminino, lançando algumas cores femininas no mercado.

Grupos focais para pesquisa de negócios

Os grupos focais são um grupo de indivíduos selecionados especificamente para entender suas opiniões e comportamentos. Em geral, é um grupo pequeno que é selecionado levando em conta os parâmetros de seu público-alvo para discutir um determinado produto ou serviço.

Hoje em dia, os grupos focais podem ser enviados através de pesquisas on-line para coletar dados e responder por que, como e como. Esse método é muito importante para experimentar novos conceitos ou produtos antes de lançá-los no mercado.

Por exemplo:

A pesquisa é realizada com um grupo de foco para entender qual dimensão do tamanho da tela é preferida pelo mercado alvo atual. Esse método pode permitir que um pesquisador se aprofunde se o mercado-alvo se concentrar no tamanho da tela, recursos ou cores do telefone. Usando esses dados, uma empresa pode tomar decisões acertadas sobre sua linha de produtos e garantir maior participação no mercado.

Pesquisa etnográfica

A pesquisa etnográfica é uma das mais desafiadoras para pesquisas de negócios, mas pode produzir resultados extremamente precisos. É usado muito raramente, pois é demorado e também pode ser caro. Implica que o pesquisador se adapte ao ambiente natural e observe seu público-alvo para coletar dados. Seu objetivo é entender as culturas, desafios ou outras coisas que podem acontecer nesse ambiente específico.

Investigação de estudos de caso

A investigação de estudos de caso é uma das mais importantes na pesquisa de negócios. Também é usado como garantia de marketing pela maioria das empresas para obter mais clientes.

Isso é feito para avaliar a satisfação do cliente, documentar os desafios enfrentados e as soluções que a empresa lhes deu. Essas inferências pretendem indicar os benefícios que o cliente obteve ao escolher a empresa.

Essa pesquisa é amplamente utilizada em outros campos, como educação, ciências sociais e afins. Estudos de casos são fornecidos por empresas a novos clientes para mostrar suas capacidades e, portanto, tais pesquisas desempenham um papel crucial no setor empresarial.

Por exemplo:

Uma empresa de serviços forneceu uma solução de teste para um de seus clientes. Um estudo de caso é realizada para descobrir quais foram os desafios enfrentados durante o projeto, o que era o escopo do seu trabalho, o que era o fim a que se destina a atingir e quais as soluções que foram tomadas para enfrentar os desafios.

O estudo pode acabar com os benefícios que a empresa prestados por suas soluções, como a redução lotes de tempo de teste, facilidade de implementação e integração de sistemas, ou custos ainda reduzidos.

Tal estudo mostra a capacidade da empresa e, portanto, pode ser declarado como evidência empírica para o novo prospecto. Convido você a ler: Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

Investigação de visitas ao site

Você tem um site? Pesquisa das pessoas que a visitam. É uma abordagem inovadora para coletar comentários diretos dos visitantes do seu site por meio de pesquisas.

Nos últimos tempos, uma grande parte do negócio de geração acontece on-line e, portanto, é importante entender os visitantes, porque eles são seus clientes potenciais. Coletar feedback é crítico para qualquer negócio, porque sem entender o cliente, nenhuma empresa pode ter sucesso.

Uma empresa tem que manter seus clientes satisfeitos e tentar construir lealdade para permanecer no topo.

Uma pesquisa em um site permite que você direcione os visitantes para avaliar a experiência on-line. Informações como a intenção do visitante, a rota de comportamento, satisfação do website em geral podem ser obtidos utilizando este método.

Por exemplo:

Um cliente em potencial está procurando um produto específico que uma empresa está vendendo. Uma vez que é direcionado para o site, a interceptação de pesquisa começam a marcar a sua intenção e sua carreira.

Uma vez que a transação tornou-se um pop-up ou uma pesquisa aparecerá para o cliente para avaliar o site.

Tal pesquisa, pode usar esta informação e, portanto, compreender a intenção de clientes, o seu caminho e melhorar qualquer parte da página web com base nas respostas, que por sua vez levam a clientes satisfeitos e, portanto, maior renda e participação de mercado.

Vantagens da pesquisa de negócios

A pesquisa de negócios ajuda a identificar oportunidades e ameaças. Ele permite identificar problemas e, usando essas informações, você pode tomar decisões acertadas para resolver o problema de maneira apropriada.

Isso ajuda a entender melhor os clientes e, portanto, pode ser útil se comunicar melhor com eles ou com as partes interessadas.Riscos e incertezas podem ser minimizados através da realização de pesquisas de negócios com antecedência.

Os resultados financeiros e investimentos que serão necessários podem ser planejados de forma eficaz usando a pesquisa de negócios.Esta pesquisa pode ajudar a rastrear a concorrência no setor empresarial.

A pesquisa de negócios permite que você tome decisões sensatas sobre onde e quanto gastar e pode permitir que uma empresa acompanhe o mercado e suas tendências e inovações para ficar à frente da curva. Além de ajudar a medir a reputação da marca.

Desvantagens

Pesquisa de negócios pode ser um problema de alto custo. Na maioria das vezes, é baseado em suposições.

Pesquisa de negócios pode levar muito tempo. A pesquisa de negócios pode cair em erros quando feita em uma população tendenciosa ou em um pequeno grupo focal.

Os resultados da pesquisa de negócios podem rapidamente se tornar obsoletos devido à rápida evolução dos mercados.

Importância da pesquisa de negócios

Por que você deveria realizar uma pesquisa de mercado? A pesquisa de negócios é uma das formas mais eficazes de entender os clientes, o mercado e a concorrência.

Esse tipo de pesquisa ajuda as empresas a entender a demanda e oferta do mercado. O uso desse tipo de pesquisa ajudará a reduzir custos e criar soluções ou produtos voltados à demanda do mercado e ao público adequado.

Pesquisa interna

A pesquisa interna de negócios pode permitir que a alta gerência crie uma equipe eficaz ou aconselhe quando necessário. A pesquisa de negócios permite que a empresa acompanhe seus concorrentes e, portanto, pode ter a vantagem de estar à frente deles.

Falhas podem ser evitadas através da realização de uma investigação deste tipo, uma vez que pode dar uma ideia se é o momento certo para lançar o seu produto e também se o público está certo.

Isso ajudará a entender o valor da marca e medir a satisfação do cliente, que é essencial para inovar continuamente e atender às demandas dos consumidores. Isso ajudará a empresa a aumentar suas receitas e sua participação no mercado.

Recrutar os candidatos

A pesquisa de negócios também ajuda a recrutar os candidatos ideais para várias posições na empresa.

Ao realizar uma investigação desse tipo, uma análise SWOT pode ser realizada, isto é, para entender os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Com a ajuda dessas informações, decisões inteligentes podem ser tomadas para garantir o sucesso dos negócios.

Conclusão

A pesquisa de negócios é o primeiro passo para criar sua empresa, para sobreviver ou para se destacar no mercado. A principal razão pela qual é de suma importância é porque o ajudará a crescer em termos de receita, participação de mercado e valor de marca.

Por último convido você a ler: O que é o método Pensamento Futuro?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.