Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado

Você sabe qual é a relação entre o método científico e a pesquisa de mercado? Sem dúvida, o método científico pode nos ajudar a encontrar insights importantes para o seu negócio

Talvez você esteja interessado em conhecer 5 maneiras de promover a geração de insights.

Definição do método científico

O método científico são os “princípios e procedimentos para a busca sistemática de conhecimento que envolve o reconhecimento e a abordagem de um problema, a coleta de dados por meio de observação e experimentação, e a formulação e teste de hipóteses”. Veja também: Descubra e adquira os benefícios da análise conjunta

Conhecer a definição é um começo, agora vamos a analisar e explorar como utilizar esse método. O método científico utiliza processos sistemáticos para a necessidade de resolver um problema, através da criação de uma hipótese, para verificar a utilidade dessa hipótese. Os principais passos desta jornada são:

  • Definir o problema
  • Coletar dados relevantes
  • Formular hipótese
  • Comprovar a hipótese

1- Defina o problema

O método científico requer que um problema claro e bem definido seja estabelecido no início do processo. Ao definir o problema, é uma boa ideia expressar as suposições, sem esquecer que um método é apenas científico se você estiver construindo seu novo aprendizado com elementos que você acredita que sejam verdadeiros. Saiba mais em: Como definir um problema de pesquisa?

2- Coletar dados relevantes

Os dados relevantes podem incluir:

  1. Dados existentes, como relatórios e conhecimento institucional.
  2. Observacionais, “big data”, mas também podem ser observações etnográficas.
  3. Experimentais, incluindo respostas a pesquisas, dados coletados de experimentos e informações coletadas por meio de discussões (por exemplo, por meio de grupos de foco).

3- Formular hipótese

Utilizando os dados relevantes, o pesquisador observa se os padrões preditivos podem ser encontrados nas informações.

Nesse contexto, um padrão preditivo poderia ser algo como:

  • Existe um vínculo entre o teste e a compra.
  • Há uma ligação entre satisfação e abandono.
  • Existe um vínculo entre a quota de mercado e a penetração no mercado.

Na pesquisa de mercado, estamos interessados em padrões preditivos, porque o objetivo é ajudar as empresas a tomar melhores decisões de negócios por meio de evidências. O objetivo da pesquisa de mercado (ou pelo menos da maioria) não é explicar o que aconteceu da última vez. O objetivo da pesquisa de mercado é ajudar a melhorar a próxima decisão. Veja também: Tipos de modelos de pesquisa

Comece com a hipótese do método científico

Em alguns casos, o método científico começa com a hipótese. Por exemplo, alguém pode ter publicado um método baseado na teoria e você quer avaliá-lo. Ou, um método poderia ter sido estabelecido e você deseja testar se ele funciona no seu mercado.

Comprove a hipótese

No campo da pesquisa sobre pessoas, o teste de hipóteses refere-se à avaliação de sua confiabilidade e utilidade. Quanto mais evidências reunirmos que apóiam a hipótese, mais confiança teremos em previsões futuras. Também recomendamos a leitura de: Como escolher a metodologia ideal entre pesquisa qualitativa ou quantitativa

Existem algumas regras fundamentais que devemos seguir para testar as hipóteses:

  1. Os dados utilizados ​​para formular a hipótese não devem ser usados ​​para provar isso. Uma alta correlação entre um modelo e os dados usados ​​para criá-lo mostra consistência. Mas, não nos diz nada sobre se é provável que seja verdade no futuro ou em outras situações.
  2. Os resultados do teste são limitados à situação em que foram testados. Por exemplo, se testarmos um método para prever as vendas de um veículo. Reunimos evidências suficientes sobre a compra de veículos no país, um pouco de evidências sobre o veículo em particular e nada mais.
  3. Os experimentos devem ser projetados de modo que possam refutar a hipótese. Se a experiência é projetada de tal maneira que não possa refutar a hipótese, ela é inútil.
  4. Embora nunca possamos testar uma hipótese, podemos confiar nela cada vez mais se a testarmos de maneiras diferentes, com uma variedade de fontes de dados e se for positiva em todos os casos. Confira também: Métodos para coleta de dados

A verificação de uma hipótese deve tentar avaliar a confiabilidade das previsões. Por exemplo, se o teste de um novo produto se mostrar preciso em 70% dos casos, isso não significa que ele falhou. Isso significa que a hipótese deve ser reprojetada para indicar que ela estará correta em 70% do tempo.

Da mesma forma, a verificação de uma hipótese poderia indicar que, em 90% dos casos, a penetração no mercado representava 90% do market share. Este resultado não refuta a hipótese, simplesmente definirá os limites de sua utilidade e confiabilidade. Veja: O que é análise descritiva?

Seja qual for o método de investigação, o ideal é ter dados que apoiem nossas decisões. Se você quiser fazer um estudo de mercado, também pode fazer uso de pesquisas on-line, perguntar aos nossos consultores on-line ou criar uma conta de pesquisa gratuita e aprender mais sobre a plataforma da QuestionPro.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.