O que é análise descritiva?

A análise descritiva, como o nome indica, consiste em descrever as principais tendências nos dados existentes e em observar situações que levam a novos fatos. Este método é baseado em uma ou várias questões de pesquisa e não tem hipótese. Além disso, inclui a coleta de dados relacionados, depois organiza, tabula e descreve o resultado.

Uma análise descritiva básica envolve o cálculo de medidas simples de composição e distribuição de variáveis. Dependendo do tipo de dados, podem ser proporções, taxas, proporções ou médias. Além disso, quando necessário, como no caso de pesquisas por amostragem, medidas de associação entre variáveis podem ser usadas para decidir se as diferenças observadas entre mulheres e homens são estatisticamente significativas ou não.

Importância da análise descritiva

Geralmente, as pessoas evitam usar a análise descritiva ao revisar os estudos porque estão mais interessadas nas previsões que estão sendo testadas. No entanto, é um erro, pois esse método pode fornecer informações realmente importantes sobre a amostra que está sendo estudada.

A análise descritiva fornece conhecimento que pode ser uma base para análises quantitativas subsequentes. Se interpretados corretamente, os dados podem oferecer informações úteis que levam à criação de uma hipótese.

 Leia tambem: Como fazer um mapa da experiência do cliente?

Vantagens e desvantagens 

As vantagens da análise descritiva são:

  • O pesquisador tem um alto grau de objetividade e neutralidade.
  • É considerado expansivo em comparação a outros métodos quantitativos e oferece uma visão ampla de um fenômeno.
  • É o melhor método para coletar dados que descrevam relacionamentos e exibam o mundo real.
  • O conhecimento da análise descritiva ajuda a entender um tópico e a interpretar os resultados de modelos estatísticos mais complexos para modelos simples.
  • Esse tipo de estudo dá ao pesquisador a flexibilidade de usar tanto dados quantitativos quanto dados qualitativos para descobrir as características da população.

Convido você a ler: Métodos de coleta de dados qualitativos

As desvantagens da análise descritiva são:

  • O sigilo e a falta de veracidade dos respondentes é uma das principais deficiências da análise descritiva.
  • Se o questionário de pesquisa não for projetado de maneira apropriada e cuidadosa, poderão ocorrer erros no resultado geral da investigação.
  • Caso o pesquisador escolhe apenas as informações que sustentam sua hipótese e ignora a parte dos dados que não se ajusta, pode levar a desvios e erros na pesquisa.
  • Se o estudo de caso for usado para o projeto de pesquisa descritiva, é difícil generalizar com base em um único caso e tirar conclusões gerais.
  • O prejulgamento do investigador pode impactar as ações tomadas durante a condução da investigação.

Leia também: Análise de comportamento do usuário na web: saiba como realizar

Uso de pesquisas na análise descritiva

As pesquisas incluem a coleta de uma quantidade relativamente grande de dados. Eles são responsáveis por descrever, registrar e interpretar fenômenos sem interferir nas variáveis existentes. Nesse método, os entrevistados respondem por meio de entrevistas ou questionários e; posteriormente, os pesquisadores analisam e descrevem as respostas oferecidas. É um método rápido para gerar dados quantitativos e ter um grande número de amostras, pois a porcentagem de respostas é baixa.

Uma pesquisa é a abordagem mais apropriada para a coleta de dados descritivos. Consiste em elementos estruturados e não estruturados, sendo estruturados aqueles que usam uma lista formal de perguntas para todos os entrevistados da mesma maneira. No caso de uma pesquisa não estruturada, a pesquisa é guiada com base nas respostas dos entrevistados.

A análise descritiva é um método científico que precede os estudos quantitativos. Quando o pesquisador consegue observar o comportamento de um sujeito sem influenciar e identificar suas limitações, essa ferramenta torna-se inestimável.

Também recomendamos:

Vantagens da análise conjunta

Saiba o que significa a análise SWOT

Análise da competência: como realizar de maneira mais efetiva?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram