Métodos de coleta de dados qualitativos

O que são dados qualitativos? Os dados qualitativos referem-se aos dados descritivos. Nas estatísticas, os dados qualitativos também são conhecidos como dados categóricos. Então, quais são os métodos de coleta de dados qualitativos?

Os dados qualitativos são importantes para determinar a frequência particular de características ou características. Eles permitem que o pesquisador crie parâmetros através dos quais conjuntos de dados maiores podem ser observados. Os dados qualitativos fornecem os meios pelos quais os observadores podem quantificar o mundo ao seu redor. Confira o seguinte artigo: Vantagens da pesquisa de dados móveis

Para um pesquisador de mercado, a coleta de dados qualitativos ajuda a responder perguntas como quem são seus clientes, quais problemas ou problemas você está enfrentando e onde precisa concentrar sua atenção para resolver problemas.

Os dados qualitativos tratam das emoções e percepções das pessoas, o que elas sentem. Essas percepções e emoções estão documentadas nos dados qualitativos. Eles ajudam o pesquisador de mercado a entender a linguagem falada por seus consumidores. Isso, por sua vez, ajuda os pesquisadores a identificar e abordar o problema de forma eficaz e eficiente.

Dados qualitativos vs. Dados quantitativos

É muito fácil entender a diferença entre dados qualitativos e quantitativos. Os dados qualitativos não incluem números em suas definições de características, enquanto os dados quantitativos são números. Eu convido você a ler: Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado

Para entender melhor o conceito de dados quantitativos e dados qualitativos, é melhor examinar exemplos de conjuntos de dados específicos e como eles podem ser definidos. A seguir, exemplos de dados qualitativos e dados quantitativos:

  • O bolo é rosa, azul e branco (qualitativo).
  • As mulheres têm cabelos castanhos, pretos, loiros e ruivos (qualitativos).
  • Existem 4 bolos e três muffins no cesto (quantitativos).
  • 1 copo de refrigerante tem 97,5 calorias (quantitativo).

Métodos de coleta de dados qualitativos

A recolha de dados qualitativos é de natureza exploratória, implica uma análise e investigação aprofundada. Os métodos de coleta de dados qualitativos são focados principalmente na obtenção de idéias, raciocínio e motivações, para que eles se aprofundem em termos de pesquisa. Como os dados qualitativos não podem ser medidos, os métodos de coleta de dados que são estruturados de forma limitada são os preferidos. Leia também: Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Estes são os métodos de coleta de dados qualitativos:

  1. Entrevistas individuais: Um dos instrumentos de coleta de dados mais utilizados para pesquisa qualitativa, principalmente devido à sua abordagem pessoal. O entrevistador ou pesquisador coleta dados diretamente do entrevistado individualmente. A entrevista pode ser informal e não estruturada, isto é, conversacional. As perguntas feitas são na maioria perguntas abertas e espontâneas, e o entrevistador permite que o fluxo da entrevista faça as seguintes perguntas.
  2. Grupos de foco: isso ocorre em um ambiente de discussão em grupo. O grupo é limitado a 6-10 pessoas e um moderador é designado para liderar a discussão em andamento.Dependendo dos dados selecionados, os membros de um grupo podem ter algo em comum. Por exemplo, um pesquisador conduzindo um estudo sobre corredores escolherá atletas que são ou eram corredores e que possuem conhecimento suficiente sobre o assunto. Eu compartilho 5 passos para fazer um grupo de foco.
  3. Manutenção de registros: Outro método de coleta de dados é o de registros, que faz uso de documentos confiáveis ​​existentes e fontes similares de informações, como fontes de dados. Esta informação pode ser usada em uma nova investigação. Isso é semelhante a ir a uma biblioteca. Lá você pode revisar livros e outros materiais de referência para coletar dados relevantes que podem ser usados ​​na investigação.
  4. Processo de observação: Neste método de coleta de dados qualitativos, o pesquisador se apresenta ao ambiente em que estão seus entrevistados, observa atentamente os participantes e faz anotações. Isso é conhecido como o processo de observação. Além de tomar notas, outros métodos de coleta de dados, como gravação de áudio e vídeo, fotografias e outros métodos similares podem ser usados.
  5. Estudos longitudinais: Este método de coleta de dados é realizado repetidamente na mesma fonte de dados durante um período prolongado de tempo. É um método de pesquisa observacional que dura alguns anos e, em alguns casos, pode continuar por décadas. O objetivo deste método de coleta de dados é encontrar correlações por meio de um estudo empírico de sujeitos com características comuns, conhecer tudo sobre as pesquisas e estudos longitudinais para sua próxima investigação.
  6. Casos de estudo: Neste método, os dados são coletados através de uma análise aprofundada do estudo de caso. A versatilidade deste método é demonstrada em como ele pode ser usado para analisar tópicos simples e complexos. A força desse método é a maneira como ele usa uma combinação de um ou mais métodos de coleta de dados qualitativos para extrair inferências. Leia também: Tipos de dados que podem ser obtidos a partir de sua pesquisa de mercado

Vantagens dos dados qualitativos

  1. Eles ajudam na análise aprofundada: os dados qualitativos coletados fornecem aos pesquisadores uma análise aprofundada dos tópicos abordados. Ao coletar dados qualitativos, os pesquisadores tendem a pesquisar os participantes e podem coletar uma grande quantidade de informações fazendo as perguntas certas. De uma série de perguntas e respostas, os dados coletados são usados ​​para tirar conclusões. Eu compartilho algumas dicas para a análise de dados de pesquisa qualitativa.
  2. Entenda o que os clientes pensam: os dados qualitativos ajudam os pesquisadores de mercado a entender seus clientes. O uso de dados qualitativos dá às empresas uma ideia do motivo pelo qual um cliente comprou um produto. Entender a linguagem do cliente ajuda a pesquisa de mercado a inferir os dados coletados de maneira mais sistemática.
  3. Dados abrangentes: Os dados coletados também podem ser usados ​​para conduzir pesquisas futuras. Como as perguntas para coletar dados qualitativos estão abertas, os entrevistados têm liberdade para expressar suas opiniões, o que permite coletar mais informações. Saiba mais: O que é observação qualitativa?

Desvantagens dos dados qualitativos

  1. Demora muito tempo: Como a coleta de dados qualitativos requer mais tempo, menos pessoas são incluídas no estudo em comparação com pesquisas de mercado quantitativas, a menos que o tempo e o orçamento permitam.
  2. Não são fáceis de generalizar: como menos pessoas são estudadas, é difícil generalizar os resultados dessa população.
  3. Depende das habilidades do pesquisador: Esse tipo de dado é coletado através de entrevistas individuais, observações, grupos focais, etc., portanto, depende das habilidades e experiência do pesquisador para coletar informações da amostra. Nós podemos ajudá-lo a realizar sua pesquisa on-line. Pergunte em nosso bate-papo on-line sobre as várias ferramentas de coleta de dados que temos para você.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.