Focus group: o que é e como conduzi-lo?

O nome pode parecer complicado, mas Focus Group é basicamente uma conversa com clientes com o objetivo de coletar dados. Esse método de coleta permite que a empresa entenda melhor seu cliente e melhore seus produtos e serviços com base nas suas opiniões. Porém, esse resultado só é alcançado se a coleta for realizada da forma correta.

Por isso, neste artigo vamos explicar o que é, como funciona e como discutir a condução do Focus Group da forma certa.

 

 

O que é Focus Group?

Focus group ou grupo focal é o termo utilizado para se referir a um método de coleta de dados que utiliza uma conversa orientada em grupo para analisar e receber feedbacks dos clientes da empresa. 

O objetivo dessa conversa é entender a experiência do cliente e descobrir como o consumidor avalia diversos aspectos da empresa. Na prática, o focus group é um grupo de pessoas que se reúne voluntariamente para conversar e discutir sobre questões específicas da empresa, como a qualidade dos produtos, experiência no atendimento, entre outros.

Além disso, os grupos focais servem para obter conhecimento de temas que até as empresas desconhecem, mas que precisam entender melhor para melhorar seu portfólio e aumentar sua rentabilidade.

Por exemplo: vamos supor que, você organiza um focus group para descobrir se o preço do seu produto fez com que seus clientes gastarem menos. Pode ser que ao longo dessa discussão você descubra que, na mesma reunião, você acaba descobrindo que sua campanha de mídia social está com problemas. 

Com o resultado dessa discussão, a marca consegue entender melhor vários aspectos do seu negócio, como seus resultados de campanhas de marketing e a qualidade do atendimento ao cliente, entre outros parâmetros.

 

 

Como funciona o Focus Group?

Para atingir seu objetivo, podemos dizer que a realização  desse método de pesquisa envolve duas etapas diferentes: a seleção de participantes e a discussão em si. Entenda abaixo:

 

Seleção de participantes

O focus group exige a seleção de um grupo pequeno de participantes, que deve ter até 10 pessoas, entre clientes e potenciais clientes da empresa. Esse grupo deve ser pequeno para facilitar que todos os envolvidos se sintam à vontade e tenham tempo para participar. 

Além disso, a seleção de participantes não pode ser feita de modo aleatória. O ideal é que a empresa analise vários dados, como comportamento de consumo, histórico de compras, e demografia desses participantes. 

Também é importante que as pessoas convidadas não se conheçam e que apresentem pontos de vista diferentes, para enriquecer o debate. Por isso, muitas empresas mantém focus group em diferentes cidades do país, garantindo a diversidade de opiniões coletadas.

 

Discussão em grupo

Depois da seleção, está na hora de marcar um encontro para a discussão, que pode ser presencial ou online. 

Nessa reunião, a conversa deve ser conduzida por um moderador, que conta com uma lista de perguntas sobre um tema específico, baseado nas demandas da empresa. Com base nessa lista, o moderador vai guiar a conversa e obter as informações desejadas pela empresa. O ideal é que todos os participantes apresentem suas opiniões e ideais sobre as questões levantadas. Todas essas informações devem ser anotadas pelo moderador para que sejam analisadas em outro momento. As observações também podem ser realizadas por observadores da empresa, que podem estar presentes na reunião, mas que não participam da discussão.

A duração dessa conversa varia conforme o tema e a estratégia escolhida para a discussão, mas geralmente varia entre trinta minutos e uma hora e meia. Porém, para que o focus group seja feito de forma eficiente, essa etapa da discussão deve ser feita de forma cuidadosa. Caso contrário, ele pode gerar resultados negativos e insatisfatórios. Por isso, é importante utilizar diferentes técnicas básicas para evitar que isso ocorra.

>>> Leia também: Focus group ou pesquisas: qual devo usar na minha organização?

 

 

Como conduzir a discussão num focus group?

Para tornar a discussão de um grupo focal mais eficiente, é preciso investir em planejamento. Isso significa que o moderador da conversa deve saber exatamente qual o tema do encontro e quais perguntas devem ser respondidas. Pensando nisso, preparamos 3 dicas essenciais para planejar sua discussão e obter bons resultados com o focus group. Veja abaixo:

 

1- Faça perguntas abertas

Não faça perguntas de múltipla escolha ou que tenham uma resposta simples, como sim ou não. 

O que diferencia um focus group de uma pesquisa convencional é justamente a possibilidade de ouvir opiniões e dados detalhados dos participantes. Assim, você pode descobrir até mesmo informações que você não estava procurando. 

Por esse motivo, o ideal é investir em perguntas abertas, que permitam a exploração de respostas mais elaboradas dos participantes. Para isso, você pode iniciar a discussão perguntando aos participantes o que eles acham da sua publicidade, por exemplo. Com esse tipo de pergunta, você não só descobre o que eles pensam sobre esse tema, mas também consegue entender  se os participantes confundem sua publicidade com a dos seus concorrentes. 

E não esqueça de lembrar os participantes que não existem respostas corretas ou incorretas e que todas as suas opiniões são valiosas para a discussão.

>>> Veja também: Perguntas abertas, procurando o ponto de vista do entrevistado

 

2- Faça perguntas que não estejam relacionadas à marca

Nem todos os tópicos da discussão em focus group precisam estar focados no seu produto ou serviço. Afinal, um dos objetivos da conversa é entender quais são as necessidades dos clientes. Por isso, você também pode criar perguntas relacionadas à outros aspectos da empresa, tais como:

  • Acessibilidade;
  • Segurança;
  • Confiabilidade;
  • Status etc.

Além disso, fazer perguntas gerais sobre as atitudes pessoais de seus clientes também pode ajudá-lo a obter informações sobre a mensagem que sua campanha de marketing tem transmitido. Por exemplo, se você vende comida, você pode perguntar aos participantes sobre seus problemas de saúde. Se a maioria dos participantes demonstrarem  se preocupar muito em manter um corpo saudável, você pode começar a adicionar mais opções de alimentos com baixo teor de gordura ​​ao seu cardápio. 

Resumindo: faça perguntas para obter feedback sobre como seus clientes veem sua empresa e seus concorrentes.

>>> Veja também: Focus groups, como inovar nesta técnica de pesquisa qualitativa

 

3- Use os nomes dos participantes para direcioná-los

Em grupos de discussão, é normal que algumas pessoas se destaquem na conversa. Porém, é importante evitar que isso aconteça no focus group. Afinal, todos devem participar, inclusive as pessoas mais tímidas. 

E para incentivar que todos respondam a pergunta e evitar essa dominância na discussão, o moderador pode se dirigir diretamente a cada participante pelo nome. Isso deve ser feito durante as perguntas, que também devem ser simples. Por exemplo:

Em vez de perguntar algo como “Roberto, o que você acha sobre o que Mariana disse sobre o preço?”, pergunte: “Carlos, o que você acha?”

Afinal, a primeira maneira pode causar uma discussão entre duas pessoas específicas (neste caso, Roberto e Mariana).

Seguindo essas dicas simples, será muito mais fácil conduzir a discussão do grupo focal e obter informações relevantes para a sua empresa.

 

Agora que você já sabe o que é e como conduzir um focus group, é hora de começar a pesquisar!

Na QuestionPro você encontra ferramentas de pesquisa online e offline

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças! 

 

Ver ferramentas e recursos QuestionPro