Focus group – entenda do que se trata e como conduzi-lo

Um grupo de focus group é uma conversa orientada para um grupo de pessoas que podem ser clientes ou potenciais clientes. Os focus group visam obter informações sobre vários aspectos de um negócio. Como por exemolo, os resultados de campanhas de marketing e a qualidade do atendimento ao cliente, etc.

O Focus group podem se tornar negativos se não forem conduzidos corretamente. Então, existem diferentes técnicas básicas que podem ajudá-lo a evitar que isso ocorra.

Características de um focus group

Um focus group é, por assim dizer, um grupo de pessoas que se reúnem voluntariamente para conversar e discutir questões específicas, produtos, etc. Além disso, grupos focais servem para obter conhecimento de temas que até as empresas desconhecem.

Por exemplo, você organiza um focus group para descobrir se o preço do seu produto fez com que seus clientes gastassem menos. E, na mesma reunião, você acaba descobrindo que sua campanha de mídia social está com problemas. Nos focus group, as pessoas geralmente convidadas têm diferentes pontos de vista.

Leia também: Qual técnica de pesquisa devo utilizar ?

Tamanho de um focus group

O tamanho dos focus group é geralmente pequeno, normalmente 10 ou menos pessoas. É importante que os focus group não seja tão grande. Imagine que você tenha uma sala cheia com 20 pessoas… é bem provável que no final nem todos tenham participado.

Quando o grupo é muito grande, geralmente, ocorre que algumas pessoas permanecem em silêncio e outras dominam o evento. Tente que o seu grupo de foco não contenha tanas pessoas a ponto que não caber em uma mesa ou em um círculo de cadeiras.

Faça perguntas abertas

Não faça perguntas que tenham uma resposta sim ou não. O que diferencia um focus group de uma pesquisa é que os participantes podem dar opiniões e fornecer informações valiosas, até mesmo informações que você não estava procurando.

Veja também: Perguntas abertas, procurando o ponto de vista do entrevistado

Em um focus group, você pode iniciar a discussão perguntando aos participantes o que eles acham da sua publicidade. Você pode obter informações muito valiosas dessa maneira e não apenas saber a opinião deles sobre esse tema, mas também saber se os participantes confundem sua publicidade com a dos seus concorrentes. Não esqueça de lembrar aos envolvidos que não há respostas incorretas e que todas as suas opiniões contam.

Veja também: 5 etapas para fazer um grupo para pesquisa

Faça perguntas que não estejam relacionadas à marca

Nem todos os tópicos em um focus group precisam estar focados em sua empresa ou produto. Um dos objetivos nas vendas deve sempre ser o foco na satisfação das necessidades dos clientes:

  • Acessibilidade,
  • Segurança,
  • Confiabilidade,
  • Status,

Fazer perguntas gerais sobre as atitudes pessoais de seus clientes pode ajudá-lo a obter informações sobre a mensagem que sua campanha de marketing lhe oferece.

Por exemplo, se você vende comida, uma pergunta que você pode fazer a seus participantes pode ser sobre os problemas de saúde.

Se a maioria das pessoas se preocupam muito em manter um bom corpo ou boa saúde, você pode começar a adicionar mais opções que contenham alimentos com baixo teor de gordura ​​ao seu cardápio. Faça perguntas para obter feedback sobre como seus clientes veem sua empresa e seus concorrentes.

Veja também: Focus groups, como inovar nesta técnica de pesquisa qualitativa

Use os nomes dos participantes para direcioná-los

Para evitar que algumas pessoas dominem os focus group e que as pessoas tímidas sigam em silêncio, dirija-se diretamente a cada pessoa pelo nome, para que todos tenham a oportunidade de falar.

Faça perguntas simples. Por exemplo; “Carlos, o que você acha?”, Em vez de perguntar algo como “Roberto, o que você acha sobre o que Mariana disse sobre o preço?” Já que fazer perguntas dessa maneira pode causar uma discussão entre duas pessoas específicas ( neste caso, Roberto e Mariana).

Espero que essas dicas sejam úteis e que você possa obter as informações necessárias para tomar as decisões corretas para sua empresa.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.